A gestão da educação, entendida como tomada de decisão, organização, direção e participação, acontece em todos os
âmbitos da escola. Segundo Ferreira (2008, p. 08), ela se desenvolve “fundamentalmente, na sala de aula, onde concretamente
se objetiva o Projeto Político-Pedagógico não só como desenvolvimento do planejado, mas como fonte privilegiada de novos
subsídios para novas tomadas de decisões”. Para Libâneo (2004), a concepção democrático-participativa implica a busca de
objetivos comuns pela direção, professores e demais profissionais da educação e a tomada coletiva de decisões que orienta
cada um a assumir com responsabilidade sua parte na execução do acordo. Sobre a gestão democrática da aprendizagem na
sala de aula, analise as afirmativas a seguir.
I. A aprendizagem dos conteúdos científicos e da vivência no contexto da escola prescinde do diálogo e da tomada de decisões
pelo conjunto dos sujeitos envolvidos no processo.
II. O ato educativo é um trabalho pedagógico; não pode ser neutro, pois, se assim o for, torna-se uma prática sem compromisso
com a promoção do educando, ou seja, reduz-se à mera transmissão de conteúdos de ensino.
III. A disciplina é fator primordial para que os conteúdos sejam assimilados pelos alunos. Isso requer que o professor, ao planejar
a aula, selecione e organize de forma intencional e sistemática os procedimentos que irá utilizar.
IV. A organização da sala de aula para a condução do trabalho didático, especialmente no que se refere à relação humana e à
produção de conhecimento, exige do professor, além do domínio dos conteúdos programáticos, algumas atitudes, como
autenticidade, cooperação, determinação, solidariedade e respeito mútuo.
Está correto que se afirma em
a) I, II, III e IV.
b) I e III, apenas.
c) I, III e IV, apenas.
d) II, III e IV, apenas.