De acordo com Jungles (2022), na escola, a participação
dos pais contribui para que conheçam as melhores formas
de auxiliar seus filhos nas atividades de aprendizagem,
a partir do desenvolvimento de uma relação construtiva
com os professores, que os oriente a dar conta de sua
parte nessa tarefa. Ao evidenciar que existem diferentes
formas de engajamento, por meio das quais as famílias
podem exercer sua parceria com as instituições escolares,
são apresentados tipos de envolvimento.
A esse respeito, relacione a COLUNA II com a
COLUNA I, associando os tipos de envolvimento e
suas características.
COLUNA I 1. Tomada de decisão
2. Aprendizagem em casa
3. Voluntariado
4. Parentalidade
COLUNA II
( ) Ocorre quando as escolas incluem os pais nas
suas decisões e procuram desenvolver lideranças
representativas das famílias em prol da parceria
em diferentes espaços de debates e deliberações –
fóruns, comitês, agremiações, conselhos, times de
ação, entre outros.
( ) Ocorre quando há envolvimento dos pais nas
atividades escolares dos filhos. Para que isso
ocorra, informações, ideias ou formação devem
ser fornecidas pela escola para educar as famílias
sobre como ajudar os alunos em casa, com os
deveres e outras atividades, além de contribuir para
a tomada de decisões e planejamento relacionados
ao currículo escola.
( ) Ocorre quando as práticas familiares e o ambiente
doméstico apoiam as crianças em seu papel
estudantil ao longo de todo seu processo acadêmico.
Compreende, também, informações e subsídios que
as famílias possam fornecer à escola com o objetivo
de auxiliar os professores a entender melhor os seus
filhos e seu contexto familiar.
( ) Ocorre quando educadores, alunos e famílias
recrutam e organizam a ajuda e o apoio dos pais em
assembleias, apresentações, eventos esportivos,
cerimônias, premiações, comemorações e outros
eventos, além de contarem com os pais como
recursos importantes para contribuir com suas
habilidades ou auxiliar em alguma transformação
física na escola.
Assinale a sequência correta.
a) 2 4 3 1
b) 3 1 2 4
c) 1 2 4 3
d) 4 3 1 2