Na obra “Desenvolvimento e aprendizagem” (Carvalho;
Sales; Guimarães, 2002), um dos capítulos se destina
a discutir a experiência de uma creche no que tange à
organização do trabalho pedagógico.
Em relação às reuniões pedagógicas, é correto afirmar que
a) articulavam os diversos segmentos de professores,
procurando trabalhar suas demandas sobre
temas específicos, com o objetivo de um maior
aprofundamento teórico, e a frequência desse
trabalho dependia da organização e interesse de
toda equipe ou de grupos de professores.
b) constituíam o instrumento de reflexão e avaliação do
trabalho do professor, de sua atuação como pessoa,
que também traz uma história, e como profissional
que se propõe a construir novas competências e
novas práticas.
c) eram utilizadas como processo de formação
da equipe de professores, proporcionam uma
reflexão sobre a prática e constituíam espaço
para se trabalhar de forma mais aprofundada
aspectos teóricos.
d) ocorriam de forma sistemática e contínua,
acompanhando a linha de princípios e metodologias
de todos os elementos da proposta pedagógica,
e incluíam não só a avaliação do desenvolvimento
e do processo de aprendizagem das crianças,
mas também a avaliação de toda a equipe e do
projeto educacional.