Questões de Concursos Públicos: PEB1

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11 Q895033 | Pedagogia, PEB1, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

Lev Vygotsky realizou estudos importantes sobre o desenvolvimento da inteligência e cognição nas crianças. Um dos conceitos mais importantes propostos pelo estudioso é o que se chama de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP).

Em relação ao conceito de ZDP é correto afirmar que

12 Q895035 | Pedagogia, Vygotsky, PEB1, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define as aprendizagens essenciais que devem ser desenvolvidas pelos estudantes ao longo da Educação Básica, norteando a elaboração dos currículos nacionais.

Sobre a BNCC, é correto afirmar que(,)

13 Q895036 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PEB1, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

Teberosky e Colomer (2003) falam sobre a leitura e a escrita na escola a partir de uma proposta construtivista. Segundo essas autoras, o desenvolvimento e a aprendizagem são processos de construção de conhecimentos que ocorrem em um contexto social, a partir das interações sociais. Esta ideia traz várias implicações para a organização do trabalho com a leitura e escrita no ambiente escolar.

A partir do exposto, analise as afirmações sobre o processo de aquisição da lecto-escrita.

I - O professor deve evitar propor tarefas exigentes e para as quais os alunos ainda não têm respostas.
II - O contexto de aprendizagem na sala de aula necessita permitir que as crianças interajam com os materiais da classe e com os colegas.
III - O professor é um modelo de interpretação e de produção de escrita para os seus alunos.

Está correto apenas o que se afirma em

14 Q895032 | Pedagogia, Legislação da Educação, PEB1, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, “A Educação Inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola”.

Conforme a proposta de educação inclusiva no contexto brasileiro atual, é correto afirmar que