Questões de Concursos: PSS Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: PSS. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. PSS ××PSS Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 81 Q898023 | Pedagogia, Gestão Escolar, PSS, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024A documentação pedagógica é uma ferramenta essencial no processo de ensino-aprendizagem. Assinale a alternativa que explica como a documentação pode contribuir para a personalização do ensino e a melhoria contínua das práticas educativas: a) A documentação serve para arquivar informações. b) A documentação auxilia na identificação de necessidades, porém impede a inovação nas práticas pedagógicas. c) A documentação é utilizada exclusivamente para fins administrativos da escola. d) A documentação permite identificar as necessidades individuais dos alunos e adaptar as estratégias de ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 82 Q898028 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, PSS, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024A ludicidade é um conceito que abrange jogos, brincadeiras e atividades de entretenimento, promovendo a criatividade, a imaginação e a aprendizagem autodirigida, tornando a educação mais atrativa e eficaz. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F): 1.(_) A ludicidade não tem impacto no desenvolvimento cognitivo das crianças, somente no desenvolvimento social. 2.(_) Atividades lúdicas proporcionam um ambiente seguro para experimentação e autoexpressão. 3.(_) A educação lúdica é uma abordagem que envolve os alunos ativamente. Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta: a) F − V − V. b) F − F − V. c) V − F − F. d) V − V − V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 83 Q899592 | Pedagogia, Legislação da Educação, PSS, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o componente curricular de Geografia propõe que o ensino dessa disciplina deve promover a compreensão crítica do espaço geográfico, considerando as interações entre sociedade e natureza, e o desenvolvimento de habilidades que capacitem os estudantes a agir de forma responsável no mundo. Considerando os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento propostos pela BNCC para o Ensino Fundamental de Geografia, assinale a afirmativa que NÃO reflete uma prática coerente com esses princípios: a) Utilizar recursos tecnológicos, como sistemas de informação geográfica (SIG), para que os alunos possam analisar dados espaciais, identificar padrões de ocupação e planejar intervenções territoriais a partir de suas interpretações. b) Elaborar atividades de roteiros investigativos em campo que estimulem os alunos a observarem e registrarem as características socioambientais de sua comunidade, para além de relacioná-las aos conceitos geográficos formais. c) Promover projetos interdisciplinares que relacionem os conteúdos de Geografia com Ciências, História e outras áreas do conhecimento, estimulando os alunos a compreenderem os problemas ambientais, sociais e econômicos de forma integrada. d) Organizar debates e seminários sobre temas geopolíticos contemporâneos, considerando os aspectos econômicos, políticos, culturais e ambientais, a fim de diversificar o enfoque. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 84 Q899680 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, PSS, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define as competências e habilidades essenciais para o ensino de Matemática, visando formar cidadãos críticos e capazes de utilizar a matemática em diferentes contextos. Qual das alternativas a seguir melhor reflete uma dessas competências? a) Promover a compreensão e utilização da linguagem matemática para modelar, interpretar e resolver problemas em situações cotidianas e científicas. b) Incentivar a memorização de fórmulas e procedimentos matemáticos como objetivo principal das aulas de Matemática. c) Desenvolver a capacidade dos alunos de resolver problemas matemáticos exclusivamente dentro do contexto escolar, sem considerar aplicações práticas. d) Focar no ensino isolado de conteúdos matemáticos, sem estabelecer conexões com outras áreas do conhecimento ou com a realidade dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 85 Q898177 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, PSS, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024A Lei nº 9.394/96 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, afirma em seu Art. 5º, parágrafo primeiro, inciso III, que o acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo. O poder público, na esfera de sua competência federativa, deverá: a) Baixar normas complementares para o seu sistema de ensino. b) Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino. c) Zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola. d) Elaborar e executar políticas e planos educacionais, em consonância com as diretrizes e planos nacionais de educação, integrando e coordenando as suas ações e as dos seus Municípios. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 86 Q898219 | Enfermagem, PSS, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024Com os avanços da tecnologia médica, os profissionais de saúde pré-hospitalares estão encontrando no ambiente domiciliar uma maior variedade de dispositivos médicos utilizados por pacientes com distúrbios abdominais (NAOEMT, 2022). Assinale a alternativa CORRETA sobre os itens frequentemente usados em pacientes com dificuldade de deglutição, atresia doesôfago, queimaduras ou estenoses esofágicas, má absorção crônica ou grave atraso do crescimento. a) Sondas nasogástrica e nasoenteral para alimentação. b) Sondas transabdominais para alimentação. c) Dispositivos de acesso para hemodiálise. d) Ostomia intestinal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 87 Q898257 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, PSS, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024Compreender a relevância do brincar possibilita aos professores intervir de maneira apropriada, não interferindo e_____o prazer que o lúdico proporciona. Portanto, o brincar utilizado como recurso pedagógico não deve ser dissociado da atividade lúdica que o compõe, sob o risco de descaracterizar-se, afinal, a vida escolar regida por normas e tempos determinados, por si só já favorece este mesmo processo, fazendo do brincar na escola um brincar diferente das outras ocasiões. Acesse:https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/ a-importancia-brincar-na-educacao-infantil.htm Marque a alternativa que preenche corretamente a lacuna: a) desmotivando b) descaracterizando c) desenvolvendo d) problematizando Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 88 Q898260 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PSS, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024Quando falamos em Sequências Didáticas e Projetos, estamos direcionando o planejamento para um conjunto de atividades articuladas, organizadas em torno de um gênero textual ou de um conteúdo específico. Construídos a partir de um dos eixos de trabalho que se organizam ao redor de um problema, estão ligados a sequência didática e projetos, exceto: a) Conjuntos de diferentes atividades separadas por aula, que trabalham com conhecimentos específicos. b) Planejamentos com a intenção de atingir determinado objetivo didático. c) Abordagem interdisciplinar no tratamento da diversidade de temáticas. d) A concordância de que o tempo escolar não deve ser dividido por áreas de conhecimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 89 Q898018 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, PSS, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024Sandra é uma professora de educação infantil que utiliza a Teoria da Atividade para planejar suas aulas. Durante a atividade, Sandra observa e interage com as crianças, ajudando-as a refletir sobre suas ações e a compreender melhor os conceitos envolvidos. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F): 1.(_) A Teoria da Atividade considera a atividade humana como central para o desenvolvimento do psiquismo. 2.(_) Segundo a Teoria da Atividade, a consciência é formada independentemente das relações sociais. 3.(_) A necessidade é um componente estrutural da atividade, segundo Leontiev. Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta: a) V − V − V. b) V − F − V. c) V − F − F. d) F − F − V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 90 Q898025 | Pedagogia, Legislação da Educação, PSS, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), quais são as responsabilidades dos docentes na elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP)? a) Os docentes devem participar ativamente da elaboração do PPP, contribuindo para a gestão democrática da escola. b) Os docentes devem seguir estritamente as diretrizes impostas pela administração central, sem autonomia. c) Os docentes podem optar por não participar da elaboração do PPP, sem prejuízo para a gestão escolar. d) Os docentes têm um papel secundário na elaboração do PPP, sendo mais importante a participação dos gestores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF← AnteriorPróximo →
81 Q898023 | Pedagogia, Gestão Escolar, PSS, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024A documentação pedagógica é uma ferramenta essencial no processo de ensino-aprendizagem. Assinale a alternativa que explica como a documentação pode contribuir para a personalização do ensino e a melhoria contínua das práticas educativas: a) A documentação serve para arquivar informações. b) A documentação auxilia na identificação de necessidades, porém impede a inovação nas práticas pedagógicas. c) A documentação é utilizada exclusivamente para fins administrativos da escola. d) A documentação permite identificar as necessidades individuais dos alunos e adaptar as estratégias de ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
82 Q898028 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, PSS, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024A ludicidade é um conceito que abrange jogos, brincadeiras e atividades de entretenimento, promovendo a criatividade, a imaginação e a aprendizagem autodirigida, tornando a educação mais atrativa e eficaz. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F): 1.(_) A ludicidade não tem impacto no desenvolvimento cognitivo das crianças, somente no desenvolvimento social. 2.(_) Atividades lúdicas proporcionam um ambiente seguro para experimentação e autoexpressão. 3.(_) A educação lúdica é uma abordagem que envolve os alunos ativamente. Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta: a) F − V − V. b) F − F − V. c) V − F − F. d) V − V − V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
83 Q899592 | Pedagogia, Legislação da Educação, PSS, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o componente curricular de Geografia propõe que o ensino dessa disciplina deve promover a compreensão crítica do espaço geográfico, considerando as interações entre sociedade e natureza, e o desenvolvimento de habilidades que capacitem os estudantes a agir de forma responsável no mundo. Considerando os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento propostos pela BNCC para o Ensino Fundamental de Geografia, assinale a afirmativa que NÃO reflete uma prática coerente com esses princípios: a) Utilizar recursos tecnológicos, como sistemas de informação geográfica (SIG), para que os alunos possam analisar dados espaciais, identificar padrões de ocupação e planejar intervenções territoriais a partir de suas interpretações. b) Elaborar atividades de roteiros investigativos em campo que estimulem os alunos a observarem e registrarem as características socioambientais de sua comunidade, para além de relacioná-las aos conceitos geográficos formais. c) Promover projetos interdisciplinares que relacionem os conteúdos de Geografia com Ciências, História e outras áreas do conhecimento, estimulando os alunos a compreenderem os problemas ambientais, sociais e econômicos de forma integrada. d) Organizar debates e seminários sobre temas geopolíticos contemporâneos, considerando os aspectos econômicos, políticos, culturais e ambientais, a fim de diversificar o enfoque. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
84 Q899680 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, PSS, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define as competências e habilidades essenciais para o ensino de Matemática, visando formar cidadãos críticos e capazes de utilizar a matemática em diferentes contextos. Qual das alternativas a seguir melhor reflete uma dessas competências? a) Promover a compreensão e utilização da linguagem matemática para modelar, interpretar e resolver problemas em situações cotidianas e científicas. b) Incentivar a memorização de fórmulas e procedimentos matemáticos como objetivo principal das aulas de Matemática. c) Desenvolver a capacidade dos alunos de resolver problemas matemáticos exclusivamente dentro do contexto escolar, sem considerar aplicações práticas. d) Focar no ensino isolado de conteúdos matemáticos, sem estabelecer conexões com outras áreas do conhecimento ou com a realidade dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
85 Q898177 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, PSS, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024A Lei nº 9.394/96 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, afirma em seu Art. 5º, parágrafo primeiro, inciso III, que o acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo. O poder público, na esfera de sua competência federativa, deverá: a) Baixar normas complementares para o seu sistema de ensino. b) Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino. c) Zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola. d) Elaborar e executar políticas e planos educacionais, em consonância com as diretrizes e planos nacionais de educação, integrando e coordenando as suas ações e as dos seus Municípios. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
86 Q898219 | Enfermagem, PSS, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024Com os avanços da tecnologia médica, os profissionais de saúde pré-hospitalares estão encontrando no ambiente domiciliar uma maior variedade de dispositivos médicos utilizados por pacientes com distúrbios abdominais (NAOEMT, 2022). Assinale a alternativa CORRETA sobre os itens frequentemente usados em pacientes com dificuldade de deglutição, atresia doesôfago, queimaduras ou estenoses esofágicas, má absorção crônica ou grave atraso do crescimento. a) Sondas nasogástrica e nasoenteral para alimentação. b) Sondas transabdominais para alimentação. c) Dispositivos de acesso para hemodiálise. d) Ostomia intestinal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
87 Q898257 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, PSS, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024Compreender a relevância do brincar possibilita aos professores intervir de maneira apropriada, não interferindo e_____o prazer que o lúdico proporciona. Portanto, o brincar utilizado como recurso pedagógico não deve ser dissociado da atividade lúdica que o compõe, sob o risco de descaracterizar-se, afinal, a vida escolar regida por normas e tempos determinados, por si só já favorece este mesmo processo, fazendo do brincar na escola um brincar diferente das outras ocasiões. Acesse:https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/ a-importancia-brincar-na-educacao-infantil.htm Marque a alternativa que preenche corretamente a lacuna: a) desmotivando b) descaracterizando c) desenvolvendo d) problematizando Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
88 Q898260 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PSS, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024Quando falamos em Sequências Didáticas e Projetos, estamos direcionando o planejamento para um conjunto de atividades articuladas, organizadas em torno de um gênero textual ou de um conteúdo específico. Construídos a partir de um dos eixos de trabalho que se organizam ao redor de um problema, estão ligados a sequência didática e projetos, exceto: a) Conjuntos de diferentes atividades separadas por aula, que trabalham com conhecimentos específicos. b) Planejamentos com a intenção de atingir determinado objetivo didático. c) Abordagem interdisciplinar no tratamento da diversidade de temáticas. d) A concordância de que o tempo escolar não deve ser dividido por áreas de conhecimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
89 Q898018 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, PSS, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024Sandra é uma professora de educação infantil que utiliza a Teoria da Atividade para planejar suas aulas. Durante a atividade, Sandra observa e interage com as crianças, ajudando-as a refletir sobre suas ações e a compreender melhor os conceitos envolvidos. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F): 1.(_) A Teoria da Atividade considera a atividade humana como central para o desenvolvimento do psiquismo. 2.(_) Segundo a Teoria da Atividade, a consciência é formada independentemente das relações sociais. 3.(_) A necessidade é um componente estrutural da atividade, segundo Leontiev. Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta: a) V − V − V. b) V − F − V. c) V − F − F. d) F − F − V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
90 Q898025 | Pedagogia, Legislação da Educação, PSS, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), quais são as responsabilidades dos docentes na elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP)? a) Os docentes devem participar ativamente da elaboração do PPP, contribuindo para a gestão democrática da escola. b) Os docentes devem seguir estritamente as diretrizes impostas pela administração central, sem autonomia. c) Os docentes podem optar por não participar da elaboração do PPP, sem prejuízo para a gestão escolar. d) Os docentes têm um papel secundário na elaboração do PPP, sendo mais importante a participação dos gestores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro