Questões de Concursos: Pedagogia

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21 Q220424 | Pedagogia, Pedagogia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Com relação à metodologia de projetos e à ação pedagógica, julgue os itens a seguir.

Ao trabalhar com projetos a partir de uma concepção cartesiana de construção do conhecimento, é possível o desenvolvimento de competências vinculadas às inteligências múltiplas.

22 Q219890 | Pedagogia, Pedagogia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Com relação a novas tecnologias aplicadas à educação e a plataformas de aprendizagem virtuais e de avaliação educacional, julgue os itens seguintes.

O uso das tecnologias é inovador por natureza, por isso transforma necessariamente as concepções e os métodos de ensino e de aprendizagem que, ao educador, parecem ineficazes.

23 Q220433 | Pedagogia, Pedagogia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Considerando a legislação aplicada à educação a distância, julgue os próximos itens.

O projeto pedagógico de cursos e programas a serem ofertados na modalidade de educação a distância é um dos requisitos básicos exigidos no processo de credenciamento das instituições de ensino para essa oferta.

24 Q220173 | Pedagogia, Pedagogia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Em relação ao projeto político-pedagógico, julgue os itens a seguir.

Entre as finalidades do projeto político-pedagógico inclui-se a promoção da gestão escolar pautada no trabalho coletivo, de forma que se eliminem as práticas autoritárias e competitivas no interior da instituição.

25 Q220211 | Pedagogia, Pedagogia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Considerando a legislação aplicada à educação a distância, julgue os próximos itens.

O incentivo legal garantido pelo poder público ao desenvolvimento de programas de educação a distância abstrai-se da oferta de cursos de graduação na educação superior e de cursos técnicos na educação básica.

26 Q219413 | Pedagogia, Pedagogia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Considerando a legislação aplicada à educação a distância, julgue os próximos itens.

Os cursos na modalidade de educação a distância prescindem, conforme legislação, da realização de momentos presenciais para a realização de atividades de avaliação de desempenho de estudantes.

27 Q218685 | Pedagogia, Pedagogia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Com relação à metodologia de projetos e à ação pedagógica, julgue os itens a seguir.

Cabe aos alunos a realização da avaliação de todo o processo externo de elaboração de um projeto; ao professor cabe a avaliação do processo interno e a sua implementação.

28 Q220514 | Pedagogia, Pedagogia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Em relação ao projeto político-pedagógico, julgue os itens a seguir.

São funções do projeto político-pedagógico: diagnóstico e análise da realidade, definição de objetivos e eixos norteadores, determinação de atividades e responsabilidades a serem assumidas, além da avaliação dos processos e resultados previstos.

29 Q218815 | Pedagogia, Pedagogia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

De acordo com o comportamentalismo, os processos de raciocínio e de aprendizagem dos alunos são mais relevantes que os resultados obtidos

30 Q219478 | Pedagogia, Pedagogia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

A secretaria de educação de determinada unidade da federação propôs, em 2013, a reorganização de seu sistema de ensino, de seriação para ciclos, e uma ampla reformulação do currículo das escolas que compõem sua rede pública de ensino. Um texto básico em que se propunha a reestruturação curricular foi apresentado às unidades escolares para que os professores pudessem apresentar suas sugestões de alteração, supressão ou manutenção das concepções ou conteúdos nele expressos. Tais propostas deveriam, posteriormente, ser validadas em plenárias locais e estadual.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A restruturação curricular proposta pela secretaria de educação refere-se ao currículo formal, norteador do trabalho das unidades de ensino, sendo a cultura organizacional de cada uma dessas unidades a norteadora do currículo real, ou seja, do conteúdo que de fato os alunos aprendem na escola, o qual nem sempre corresponde ao que está escrito nos planos de ensino ou ao que o professor tenta ensinar

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