Questões de Concursos: Pedagogia Prepare-se para a prova com questões de Pedagogia de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Pedagogia Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 71 Q219720 | Pedagogia, Pedagogia, DEPEN, CESPE CEBRASPE Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.Skinner afirma que a criança, durante a aquisição do conhecimento, utiliza-se de dois processos simultâneos ao interagir com o seu meio: a organização interna e a adaptação ao meio. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 72 Q219864 | Pedagogia, Pedagogia, DEPEN, CESPE CEBRASPE Julgue os itens a seguir, relativos à concepção progressista de Paulo Freire aplicada à educação de jovens e adultos.A alfabetização de jovens e adultos deve provocar a construção da consciência intransitiva, na qual há a compreensão da realidade mediante o entendimento das causas profundas, ou seja, pela raiz das questões Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 73 Q219223 | Pedagogia, Pedagogia, DEPEN, CESPE CEBRASPE Com relação à metodologia de projetos e à ação pedagógica, julgue os itens a seguir. Ao professor compete auxiliar os alunos a fim de que o projeto se torne não apenas simples aquisição de informações, mas um instrumento para a construção de novos conhecimentos. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 74 Q902914 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Pedagogia, IFES, IF ES, 2024Assinale a sentença CORRETA a) A concepção pedagógica histórico-crítica surge como proposta contra-hegemônica, na qual a educação é concebida como prática social que é ponto de partida e de chegada da prática educativa. Isso implica que o papel da educação e, por sua vez, a formação de professores, estão intimamente ligadas a esse movimento de transformação da sociedade. b) Saviani (2009) aponta um dilema no que se refere à formação de professores a partir de dois aspectos: os conteúdos de conhecimento e os procedimentos didático-pedagógicos. Segundo o autor, ao considerarmos o primeiro aspecto, a questão da formação do professor não deveria situar-se no âmbito dos institutos ou faculdades específicos. c) No que se refere aos procedimentos pedagógicos, os cursos não seriam abarcados apenas pelas faculdades de educação. d) Antes da aprovação da LDB em 1997, os professores das séries iniciais poderiam exercer a profissão concluindo o curso em nível médio de Habilitação para o Magistério. e) A aprovação da LDB representou a proposta política para a educação brasileira, no governo de Luís Inácio Lula da Silva, consolidando-se nas políticas públicas baseadas em privatizações e diminuição dos investimentos sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 75 Q902920 | Pedagogia, Educação Profissional – Leis, Pedagogia, IFES, IF ES, 2024O conhecimento profissional docente, conforme a perspectiva apresentada por Campos e Blikstein (2019), estrutura-se em saberes específicos e pedagógicos, que englobam tanto o conhecimento técnico da formação do docente quanto os conhecimentos associados à prática docente em serviço, com ênfase na didática. Dessa forma, é fundamental que a identidade docente seja formada por aspectos técnicos e pedagógicos, reconhecendo a educação como uma ciência e a prática docente como um elemento científico e essencial na construção de saberes específicos. Com base nas reflexões apresentadas pelo autor, assinale a alternativa CORRETA que indica os três elementos-chave que compõem a identidade profissional docente: a) Reflexão, avaliação e prática. b) Reflexão, pesquisa e curadoria. c) Teoria, prática e inovação. d) Pesquisa, ensino e aprendizado. e) Avaliação, curadoria e tecnologia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 76 Q902917 | Pedagogia, Educação Profissional – Leis, Pedagogia, IFES, IF ES, 2024A educação profissional tem seu foco fundamental nos conhecimentos tecnológicos, conteúdos que não se confundem com saberes empíricos, mas que guardam com eles relação, referências obrigatórias ao exercício de atividades técnicas e de trabalho. Sobre a Educação profissional e seu ensino, assinale a sentença INCORRETA. a) Os conhecimentos tecnológicos são, hoje, reconhecidos como socialmente necessários a todos. Seu ensino, à diferença do ensino geral, é orientado predominantemente para a atividade de trabalho ou para a explicação dos objetos técnicos, sua estrutura e fabricação (Tanguy, 1989, p. 62). b) É importante destacar que os estudos tecnológicos referem-se, essencialmente, aos conhecimentos sobre a prática humana, envolvendo, de um lado, os atos, os gestos, os movimentos humanos, os modos operatórios, as técnicas, os tempos envolvidos nas operações, a relação custo-benefício e, de outro, mas de forma absolutamente interligada, as relações que os homens tecem no nível da divisão social do trabalho, compreendendo suas diversas dimensões. c) Os Estados em sua estrutura organizacional possuem um órgão gestor que atua com a educação profissional. d) O Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Educação Profissional materializa uma ideia e uma necessidade do grupo dos gestores de Educação Profissional das Redes Estaduais de Ensino. A iniciativa foi criar um espaço público de discussões, de encaminhamentos e, principalmente, de reconhecimento das redes estaduais como instancias efetivas de formação profissional. e) O governo federal não se apresenta como gestor público que tem como princípio constitucional a democracia, assumindo o compromisso de participação efetiva dos mais diferentes setores sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 77 Q902922 | Pedagogia, Mídias, Pedagogia, IFES, IF ES, 2024Coll e Monereo (2010) discutem os impactos do uso de videogames e como essas plataformas digitais exigem dos jogadores um nível elevado de atenção a elementos dinâmicos exibidos na tela, o que implica em uma demanda específica por certas habilidades cognitivas. Assinale a alternativa CORRETA que indica a habilidade mais diretamente aprimorada pelo uso de videogames, de acordo com Coll e Monereo (2010): a) Habilidade para a execução de trabalhos manuais, devido à coordenação fina exigida nos controles. b) Desenvolvimento de habilidades sociais, como a empatia e a comunicação interpessoal. c) Habilidades de discriminação visual e espacial, necessárias para a percepção e navegação eficiente dos ambientes virtuais. d) Capacidade de memorização de informações textuais, em razão da leitura frequente de diálogos e instruções. e) Aprendizado de idiomas, através da exposição a conteúdos linguísticos em diferentes jogos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 78 Q902919 | Pedagogia, Educação Profissional – Leis, Pedagogia, IFES, IF ES, 2024Em FRIGOTTO (2010) “Para entender a natureza da nossa dívida com a educação básica e com a educação profissional e tecnológica, nas suas dimensões quantitativa e qualitativa e na relação entre elas, é preciso perceber o tipo de estrutura social que se foi conformando a partir de um país colonizado e escravocrata, durante séculos e a hegemonia, na década de 1990, sob os auspícios da doutrina neoliberal, de um projeto de um capitalismo associado e dependente”. Sobre este tema, assinale a CORRETA. a) Os setores modernos e integrados da economia capitalista (interna e externa) alimentamse e crescem apoiados; e em simbiose com os setores atrasados. Assim, a persistência da economia de sobrevivência nas cidades, uma ampliação ou inchaço do setor terciário ou da “altíssima informalidade”, com alta exploração de mão de obra de baixo custo, foram funcionais à elevada acumulação capitalista, ao patrimonialismo e à concentração de propriedade e de renda. b) O projeto societário historicamente até aqui dominante de uma sociedade capitalista, mesmo em termos restritos, não necessita de universalização da educação básica pública e privada de efetiva qualidade, mormente o ensino médio e, como consequência, a ênfase da formação técnica e profissional e “tecnológica” de caráter restrito e de alcance limitado. c) O campo da educação teve um ciclo de reformas completo para adaptar-se ao projeto do golpe civil-militar. Sob a égide do economicismo e do pragmatismo, adotou-se a ideologia do capital humano, não reiterando nossa vocação para a cópia e o mimetismo. d) A profissionalização compulsória do ensino médio e a formação técnico profissional não foram consideradas dentro de uma perspectiva para adestrar e ensinar o que serve ao mercado. e) O campo educacional não pode ser compreendido no embate de forças mais amplas estabelecido no âmbito político e econômico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 79 Q902911 | Pedagogia, Concepções de currículo, Pedagogia, IFES, IF ES, 2024No livro Críticas da Estrutura da Escola (2017), de Vitor Paro, o autor levanta muitas questões e indica pontos relevantes e de atenção para os docentes. Leia as sentenças abaixo e assinale apenas a letra CORRETA. a) O autor Vitor Paro esclarece que “No objeto de trabalho, o educando, mantém necessariamente sua condição de sujeito, não sendo, portanto, um objeto ativo que se deixa transformar, pelo trabalhador, em produto, como acontece na produção tipicamente capitalista.” b) Para Paro, “Nas últimas décadas, a escola pública básica não tem experimentado a implementação de uma série de medidas visando à democratização de sua gestão.” c) Segundo Paro, “Na tentativa de discutir a forma como se realiza o trabalho docente, com vistas a tornar a estrutura da escola adequada a uma prática escolar democrática, percebemos que o elemento mais conspícuo dessa discussão é, sem dúvida nenhuma, a especificidade do trabalho pedagógico”. Nesse sentido, para o autor, o trabalho docente deve se igualar ao trabalho na produção tipicamente capitalista. d) Segundo Paro, “O trabalho do professor da escola fundamental é de constituição completamente diversa, a começar pela natureza do produto que se tem em mira realizar: um ser humano-histórico, cuja propriedade característica é sua objetividade”. e) Conforme Paro, “O currículo é um dos aspectos que mostram mais enfaticamente como a escola tradicional tem privilegiado uma dimensão ‘conteudista’ do ensino, que enxerga a instituição escolar como mera ‘transmissora’ de conhecimentos e informações”. E, ainda, em Paro “... a relevância de se pensar em sua reformulação numa perspectiva mais ampla que contemple a formação integral do sistema de ensino”. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 80 Q902912 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Pedagogia, IFES, IF ES, 2024Sobre a Pedagogia Tecnicista, segundo Saviani (2007), é INCORRETO afirmar. a) Pressuposto da neutralidade científica e inspirada nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade. b) De modo semelhante ao que ocorreu no trabalho fabril, pretende-se a objetivação do trabalho pedagógico. c) Buscou planejar a educação de modo que a dotasse de uma organização racional capaz de minimizar as interferências subjetivas que pudessem por em risco sua eficiência. d) propostas pedagógicas nas quais o aluno é o responsável pela sua aprendizagem e o professor é mediador do processo. e) parcelamento do trabalho pedagógico com a especialização de funções, postulando-se a introdução no sistema de ensino de técnicos dos mais diferentes matizes. 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71 Q219720 | Pedagogia, Pedagogia, DEPEN, CESPE CEBRASPE Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.Skinner afirma que a criança, durante a aquisição do conhecimento, utiliza-se de dois processos simultâneos ao interagir com o seu meio: a organização interna e a adaptação ao meio. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
72 Q219864 | Pedagogia, Pedagogia, DEPEN, CESPE CEBRASPE Julgue os itens a seguir, relativos à concepção progressista de Paulo Freire aplicada à educação de jovens e adultos.A alfabetização de jovens e adultos deve provocar a construção da consciência intransitiva, na qual há a compreensão da realidade mediante o entendimento das causas profundas, ou seja, pela raiz das questões Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
73 Q219223 | Pedagogia, Pedagogia, DEPEN, CESPE CEBRASPE Com relação à metodologia de projetos e à ação pedagógica, julgue os itens a seguir. Ao professor compete auxiliar os alunos a fim de que o projeto se torne não apenas simples aquisição de informações, mas um instrumento para a construção de novos conhecimentos. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
74 Q902914 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Pedagogia, IFES, IF ES, 2024Assinale a sentença CORRETA a) A concepção pedagógica histórico-crítica surge como proposta contra-hegemônica, na qual a educação é concebida como prática social que é ponto de partida e de chegada da prática educativa. Isso implica que o papel da educação e, por sua vez, a formação de professores, estão intimamente ligadas a esse movimento de transformação da sociedade. b) Saviani (2009) aponta um dilema no que se refere à formação de professores a partir de dois aspectos: os conteúdos de conhecimento e os procedimentos didático-pedagógicos. Segundo o autor, ao considerarmos o primeiro aspecto, a questão da formação do professor não deveria situar-se no âmbito dos institutos ou faculdades específicos. c) No que se refere aos procedimentos pedagógicos, os cursos não seriam abarcados apenas pelas faculdades de educação. d) Antes da aprovação da LDB em 1997, os professores das séries iniciais poderiam exercer a profissão concluindo o curso em nível médio de Habilitação para o Magistério. e) A aprovação da LDB representou a proposta política para a educação brasileira, no governo de Luís Inácio Lula da Silva, consolidando-se nas políticas públicas baseadas em privatizações e diminuição dos investimentos sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
75 Q902920 | Pedagogia, Educação Profissional – Leis, Pedagogia, IFES, IF ES, 2024O conhecimento profissional docente, conforme a perspectiva apresentada por Campos e Blikstein (2019), estrutura-se em saberes específicos e pedagógicos, que englobam tanto o conhecimento técnico da formação do docente quanto os conhecimentos associados à prática docente em serviço, com ênfase na didática. Dessa forma, é fundamental que a identidade docente seja formada por aspectos técnicos e pedagógicos, reconhecendo a educação como uma ciência e a prática docente como um elemento científico e essencial na construção de saberes específicos. Com base nas reflexões apresentadas pelo autor, assinale a alternativa CORRETA que indica os três elementos-chave que compõem a identidade profissional docente: a) Reflexão, avaliação e prática. b) Reflexão, pesquisa e curadoria. c) Teoria, prática e inovação. d) Pesquisa, ensino e aprendizado. e) Avaliação, curadoria e tecnologia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
76 Q902917 | Pedagogia, Educação Profissional – Leis, Pedagogia, IFES, IF ES, 2024A educação profissional tem seu foco fundamental nos conhecimentos tecnológicos, conteúdos que não se confundem com saberes empíricos, mas que guardam com eles relação, referências obrigatórias ao exercício de atividades técnicas e de trabalho. Sobre a Educação profissional e seu ensino, assinale a sentença INCORRETA. a) Os conhecimentos tecnológicos são, hoje, reconhecidos como socialmente necessários a todos. Seu ensino, à diferença do ensino geral, é orientado predominantemente para a atividade de trabalho ou para a explicação dos objetos técnicos, sua estrutura e fabricação (Tanguy, 1989, p. 62). b) É importante destacar que os estudos tecnológicos referem-se, essencialmente, aos conhecimentos sobre a prática humana, envolvendo, de um lado, os atos, os gestos, os movimentos humanos, os modos operatórios, as técnicas, os tempos envolvidos nas operações, a relação custo-benefício e, de outro, mas de forma absolutamente interligada, as relações que os homens tecem no nível da divisão social do trabalho, compreendendo suas diversas dimensões. c) Os Estados em sua estrutura organizacional possuem um órgão gestor que atua com a educação profissional. d) O Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Educação Profissional materializa uma ideia e uma necessidade do grupo dos gestores de Educação Profissional das Redes Estaduais de Ensino. A iniciativa foi criar um espaço público de discussões, de encaminhamentos e, principalmente, de reconhecimento das redes estaduais como instancias efetivas de formação profissional. e) O governo federal não se apresenta como gestor público que tem como princípio constitucional a democracia, assumindo o compromisso de participação efetiva dos mais diferentes setores sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
77 Q902922 | Pedagogia, Mídias, Pedagogia, IFES, IF ES, 2024Coll e Monereo (2010) discutem os impactos do uso de videogames e como essas plataformas digitais exigem dos jogadores um nível elevado de atenção a elementos dinâmicos exibidos na tela, o que implica em uma demanda específica por certas habilidades cognitivas. Assinale a alternativa CORRETA que indica a habilidade mais diretamente aprimorada pelo uso de videogames, de acordo com Coll e Monereo (2010): a) Habilidade para a execução de trabalhos manuais, devido à coordenação fina exigida nos controles. b) Desenvolvimento de habilidades sociais, como a empatia e a comunicação interpessoal. c) Habilidades de discriminação visual e espacial, necessárias para a percepção e navegação eficiente dos ambientes virtuais. d) Capacidade de memorização de informações textuais, em razão da leitura frequente de diálogos e instruções. e) Aprendizado de idiomas, através da exposição a conteúdos linguísticos em diferentes jogos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
78 Q902919 | Pedagogia, Educação Profissional – Leis, Pedagogia, IFES, IF ES, 2024Em FRIGOTTO (2010) “Para entender a natureza da nossa dívida com a educação básica e com a educação profissional e tecnológica, nas suas dimensões quantitativa e qualitativa e na relação entre elas, é preciso perceber o tipo de estrutura social que se foi conformando a partir de um país colonizado e escravocrata, durante séculos e a hegemonia, na década de 1990, sob os auspícios da doutrina neoliberal, de um projeto de um capitalismo associado e dependente”. Sobre este tema, assinale a CORRETA. a) Os setores modernos e integrados da economia capitalista (interna e externa) alimentamse e crescem apoiados; e em simbiose com os setores atrasados. Assim, a persistência da economia de sobrevivência nas cidades, uma ampliação ou inchaço do setor terciário ou da “altíssima informalidade”, com alta exploração de mão de obra de baixo custo, foram funcionais à elevada acumulação capitalista, ao patrimonialismo e à concentração de propriedade e de renda. b) O projeto societário historicamente até aqui dominante de uma sociedade capitalista, mesmo em termos restritos, não necessita de universalização da educação básica pública e privada de efetiva qualidade, mormente o ensino médio e, como consequência, a ênfase da formação técnica e profissional e “tecnológica” de caráter restrito e de alcance limitado. c) O campo da educação teve um ciclo de reformas completo para adaptar-se ao projeto do golpe civil-militar. Sob a égide do economicismo e do pragmatismo, adotou-se a ideologia do capital humano, não reiterando nossa vocação para a cópia e o mimetismo. d) A profissionalização compulsória do ensino médio e a formação técnico profissional não foram consideradas dentro de uma perspectiva para adestrar e ensinar o que serve ao mercado. e) O campo educacional não pode ser compreendido no embate de forças mais amplas estabelecido no âmbito político e econômico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
79 Q902911 | Pedagogia, Concepções de currículo, Pedagogia, IFES, IF ES, 2024No livro Críticas da Estrutura da Escola (2017), de Vitor Paro, o autor levanta muitas questões e indica pontos relevantes e de atenção para os docentes. Leia as sentenças abaixo e assinale apenas a letra CORRETA. a) O autor Vitor Paro esclarece que “No objeto de trabalho, o educando, mantém necessariamente sua condição de sujeito, não sendo, portanto, um objeto ativo que se deixa transformar, pelo trabalhador, em produto, como acontece na produção tipicamente capitalista.” b) Para Paro, “Nas últimas décadas, a escola pública básica não tem experimentado a implementação de uma série de medidas visando à democratização de sua gestão.” c) Segundo Paro, “Na tentativa de discutir a forma como se realiza o trabalho docente, com vistas a tornar a estrutura da escola adequada a uma prática escolar democrática, percebemos que o elemento mais conspícuo dessa discussão é, sem dúvida nenhuma, a especificidade do trabalho pedagógico”. Nesse sentido, para o autor, o trabalho docente deve se igualar ao trabalho na produção tipicamente capitalista. d) Segundo Paro, “O trabalho do professor da escola fundamental é de constituição completamente diversa, a começar pela natureza do produto que se tem em mira realizar: um ser humano-histórico, cuja propriedade característica é sua objetividade”. e) Conforme Paro, “O currículo é um dos aspectos que mostram mais enfaticamente como a escola tradicional tem privilegiado uma dimensão ‘conteudista’ do ensino, que enxerga a instituição escolar como mera ‘transmissora’ de conhecimentos e informações”. E, ainda, em Paro “... a relevância de se pensar em sua reformulação numa perspectiva mais ampla que contemple a formação integral do sistema de ensino”. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
80 Q902912 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Pedagogia, IFES, IF ES, 2024Sobre a Pedagogia Tecnicista, segundo Saviani (2007), é INCORRETO afirmar. a) Pressuposto da neutralidade científica e inspirada nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade. b) De modo semelhante ao que ocorreu no trabalho fabril, pretende-se a objetivação do trabalho pedagógico. c) Buscou planejar a educação de modo que a dotasse de uma organização racional capaz de minimizar as interferências subjetivas que pudessem por em risco sua eficiência. d) propostas pedagógicas nas quais o aluno é o responsável pela sua aprendizagem e o professor é mediador do processo. e) parcelamento do trabalho pedagógico com a especialização de funções, postulando-se a introdução no sistema de ensino de técnicos dos mais diferentes matizes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro