Questões de Concursos: Pedagogo O E Prepare-se para a prova com questões de Pedagogo O E de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Pedagogo O E Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 11 Q324346 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDBPlano de aula é a proposta de trabalho do professor para determinada aula ou conjunto de aulas. (Vasconcellos, 2006). Para que os planos sirvam efetivamente como guias orientadores devem apresentar, segundo Libâneo, as seguintes características: a) logicidade, unidade, clareza b) racionalidade, praticidade, realismo c) objetividade, coerência, flexibilidade d) racionalidade, funcionalidade, seqüência e) interdisciplinaridade, adequação, uniformidade Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 12 Q328058 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDBEm uma reunião de planejamento foi sugerido, com vistas a tornar o processo de ensino aprendizagem mais significativo, integrar as disciplinas através de um tema comum. Segundo a proposta, as disciplinas devem trabalhar por um tempo determinado com uma temática comum, conservando, porém, sua autonomia. A integração proposta para as disciplinas caracteriza a: a) multidisciplinaridade b) disciplinaridade c) interdisciplinaridade d) pluridisciplinaridade e) transdisciplinaridade Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 13 Q325801 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB"(...) No que se refere às funções da avaliação da aprendizagem, importa ter presente que ela permite o julgamento e a conseqüente classificação, mas essa não é a sua função constitutiva. É importante estar atento à sua função ontológica (constitutiva), que é de diagnóstico, e, por isso mesmo, a avaliação cria a base para a tomada de decisão, que é o meio de encaminhar os atos subseqüentes, na perspectiva da busca de maior satisfatoriedade nos resultados." (LUCKESI,1995) Articuladas com a função ontológica da Avaliação da Aprendizagem estão, segundo Luckesi, as funções, EXCETO: a) de disciplinamento da personalidade do educando; b) de propiciar a autocompreensão, tanto do educando quanto do educador; c) de motivar o crescimento; d) de aprofundamento da aprendizagem; e) de auxiliar a aprendizagem . Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 14 Q811284 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDBSegundo as Diretrizes Curriculares para a Educação Especial, na Educação Básica a organização das classes comuns deverá prever: a) a concentração de alunos portadores de necessidades educacionais especiais, numa classe comum, pois viabiliza o desenvolvimento do princípio de educar para a diversidade. b) serviço de apoio pedagógico especializado, realizado na classe comum e em salas de recurso. c) a matrícula apenas dos educandos que apresentam dificuldades de aprendizagem e suas limitações,segundo diagnóstico, não vinculadas a uma causa orgânica. d) serviços de apoio pedagógico especializado, realizados apenas na classe comum. e) serviços de apoio pedagógico especializado, realizado apenas em salas de recursos por professores especializados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 15 Q323963 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDBO Orientador Educacional atua no Projeto Político Pedagógico da escola objetivando: a) A fiscalização das práticas pedagógicas em busca da autonomia relativa da escola junto à administração do sistema de ensino. b) A coordenação sistemática das ações pedagógicas, em função da centralização necessária. c) A padronização de comportamentos e paradigmas que tracem mudanças: no ensino, nos alunos e nas famílias. d) A mediação do processo de encaminhamento coletivo de construção do planejamento participativo, elaborando os dados da comunidade como suporte necessário ao seu dinamismo. e) A reunião do trabalho individual e coletivo de forma que não haja conflitos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 16 Q327463 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB"Nossa vida depende sempre de avaliações. Cada vez que temos de decidir, precisamos avaliar qual dos caminhos será melhor para o que pretendemos. A fim de minorar a subjetividade destas avaliações, recomenda-se baseá-las em medidas. .... Medida e avaliação estão presentes em todo o processo educacional, seja ele encarado de perto, na sala de aula, seja ele visto pelos responsáveis pelo sistema inteiro de educação." (Bauzer,1979) Considerada, assim, a avaliação, que é um processo contínuo e racional, tem as seguintes etapas: I- diagnóstico da situação II- apreciação do plano preparado para influir na situação encontrada III- acompanhamento da execução do projeto IV- crítica dos resultados São verdadeiras as afirmativas: a) I, II e III b) I, II, III e IV c) I, II e IV d) I, III e IV e) II, III e IV Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 17 Q326836 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDBComo um especialista em relações, o Orientador Educacional exercerá uma ação globalizadora na Escola e na Comunidade, EXCETO quando: a) incorporar-se na luta coletiva de todos os profissionais da educação pela melhoria da escola. b) resgatar a importância da relação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem. c) agir corporativamente, preocupando-se apenas como o que lhe é específico. d) preocupar-se mais com as semelhanças do que com as diferenças entre sua atuação e a dos demais profissionais. e) Redefinir sua atuação na relação escola-famíliacomunidade , enfatizando o aspecto político. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 18 Q327269 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDBPara resgatar a Orientação Educacional, numa perspectiva pedagógica mais avançada e condizente com o momento atual é necessário que se defina o papel do Orientador Educacional, exigindo-se: I- a explicitação da função da escola como uma instituição social. II- a busca de um projeto de escola que atenda aos interesses de todas as classes sociais. III- Que o Orientador Educacional leve em conta as possibilidades concretas da escola e elabore alternativas de mudança na realidade escolar. Assinale: a) Se apenas o item III completa corretamente a afirmativa. b) Se os itens I, II e III completam corretamente a afirmativa. c) Se apenas o item I completa corretamente a afirmativa. d) Se apenas os itens II e III completam corretamente a afirmativa. e) Se apenas os itens I e II completam corretamente a afirmativa. 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11 Q324346 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDBPlano de aula é a proposta de trabalho do professor para determinada aula ou conjunto de aulas. (Vasconcellos, 2006). Para que os planos sirvam efetivamente como guias orientadores devem apresentar, segundo Libâneo, as seguintes características: a) logicidade, unidade, clareza b) racionalidade, praticidade, realismo c) objetividade, coerência, flexibilidade d) racionalidade, funcionalidade, seqüência e) interdisciplinaridade, adequação, uniformidade Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
12 Q328058 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDBEm uma reunião de planejamento foi sugerido, com vistas a tornar o processo de ensino aprendizagem mais significativo, integrar as disciplinas através de um tema comum. Segundo a proposta, as disciplinas devem trabalhar por um tempo determinado com uma temática comum, conservando, porém, sua autonomia. A integração proposta para as disciplinas caracteriza a: a) multidisciplinaridade b) disciplinaridade c) interdisciplinaridade d) pluridisciplinaridade e) transdisciplinaridade Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
13 Q325801 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB"(...) No que se refere às funções da avaliação da aprendizagem, importa ter presente que ela permite o julgamento e a conseqüente classificação, mas essa não é a sua função constitutiva. É importante estar atento à sua função ontológica (constitutiva), que é de diagnóstico, e, por isso mesmo, a avaliação cria a base para a tomada de decisão, que é o meio de encaminhar os atos subseqüentes, na perspectiva da busca de maior satisfatoriedade nos resultados." (LUCKESI,1995) Articuladas com a função ontológica da Avaliação da Aprendizagem estão, segundo Luckesi, as funções, EXCETO: a) de disciplinamento da personalidade do educando; b) de propiciar a autocompreensão, tanto do educando quanto do educador; c) de motivar o crescimento; d) de aprofundamento da aprendizagem; e) de auxiliar a aprendizagem . Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
14 Q811284 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDBSegundo as Diretrizes Curriculares para a Educação Especial, na Educação Básica a organização das classes comuns deverá prever: a) a concentração de alunos portadores de necessidades educacionais especiais, numa classe comum, pois viabiliza o desenvolvimento do princípio de educar para a diversidade. b) serviço de apoio pedagógico especializado, realizado na classe comum e em salas de recurso. c) a matrícula apenas dos educandos que apresentam dificuldades de aprendizagem e suas limitações,segundo diagnóstico, não vinculadas a uma causa orgânica. d) serviços de apoio pedagógico especializado, realizados apenas na classe comum. e) serviços de apoio pedagógico especializado, realizado apenas em salas de recursos por professores especializados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
15 Q323963 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDBO Orientador Educacional atua no Projeto Político Pedagógico da escola objetivando: a) A fiscalização das práticas pedagógicas em busca da autonomia relativa da escola junto à administração do sistema de ensino. b) A coordenação sistemática das ações pedagógicas, em função da centralização necessária. c) A padronização de comportamentos e paradigmas que tracem mudanças: no ensino, nos alunos e nas famílias. d) A mediação do processo de encaminhamento coletivo de construção do planejamento participativo, elaborando os dados da comunidade como suporte necessário ao seu dinamismo. e) A reunião do trabalho individual e coletivo de forma que não haja conflitos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
16 Q327463 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB"Nossa vida depende sempre de avaliações. Cada vez que temos de decidir, precisamos avaliar qual dos caminhos será melhor para o que pretendemos. A fim de minorar a subjetividade destas avaliações, recomenda-se baseá-las em medidas. .... Medida e avaliação estão presentes em todo o processo educacional, seja ele encarado de perto, na sala de aula, seja ele visto pelos responsáveis pelo sistema inteiro de educação." (Bauzer,1979) Considerada, assim, a avaliação, que é um processo contínuo e racional, tem as seguintes etapas: I- diagnóstico da situação II- apreciação do plano preparado para influir na situação encontrada III- acompanhamento da execução do projeto IV- crítica dos resultados São verdadeiras as afirmativas: a) I, II e III b) I, II, III e IV c) I, II e IV d) I, III e IV e) II, III e IV Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
17 Q326836 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDBComo um especialista em relações, o Orientador Educacional exercerá uma ação globalizadora na Escola e na Comunidade, EXCETO quando: a) incorporar-se na luta coletiva de todos os profissionais da educação pela melhoria da escola. b) resgatar a importância da relação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem. c) agir corporativamente, preocupando-se apenas como o que lhe é específico. d) preocupar-se mais com as semelhanças do que com as diferenças entre sua atuação e a dos demais profissionais. e) Redefinir sua atuação na relação escola-famíliacomunidade , enfatizando o aspecto político. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
18 Q327269 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDBPara resgatar a Orientação Educacional, numa perspectiva pedagógica mais avançada e condizente com o momento atual é necessário que se defina o papel do Orientador Educacional, exigindo-se: I- a explicitação da função da escola como uma instituição social. II- a busca de um projeto de escola que atenda aos interesses de todas as classes sociais. III- Que o Orientador Educacional leve em conta as possibilidades concretas da escola e elabore alternativas de mudança na realidade escolar. Assinale: a) Se apenas o item III completa corretamente a afirmativa. b) Se os itens I, II e III completam corretamente a afirmativa. c) Se apenas o item I completa corretamente a afirmativa. d) Se apenas os itens II e III completam corretamente a afirmativa. e) Se apenas os itens I e II completam corretamente a afirmativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro