Questões de Concursos: Pedagogo O E

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11 Q324346 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Plano de aula é a proposta de trabalho do professor para determinada aula ou conjunto de aulas. (Vasconcellos, 2006).

Para que os planos sirvam efetivamente como guias orientadores devem apresentar, segundo Libâneo, as seguintes características:

12 Q328058 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Em uma reunião de planejamento foi sugerido, com vistas a tornar o processo de ensino aprendizagem mais significativo, integrar as disciplinas através de um tema comum. Segundo a proposta, as disciplinas devem trabalhar por um tempo determinado com uma temática comum, conservando, porém, sua autonomia. A integração proposta para as disciplinas caracteriza a:

13 Q325801 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

"(...) No que se refere às funções da avaliação da aprendizagem, importa ter presente que ela permite o julgamento e a conseqüente classificação, mas essa não é a sua função constitutiva. É importante estar atento à sua função ontológica (constitutiva), que é de diagnóstico, e, por isso mesmo, a avaliação cria a base para a tomada de decisão, que é o meio de encaminhar os atos subseqüentes, na perspectiva da busca de maior satisfatoriedade nos resultados." (LUCKESI,1995)

Articuladas com a função ontológica da Avaliação da Aprendizagem estão, segundo Luckesi, as funções, EXCETO:

14 Q811284 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Segundo as Diretrizes Curriculares para a Educação Especial, na Educação Básica a organização das classes comuns deverá prever:

15 Q323963 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

O Orientador Educacional atua no Projeto Político Pedagógico da escola objetivando:

16 Q327463 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

"Nossa vida depende sempre de avaliações. Cada vez que temos de decidir, precisamos avaliar qual dos caminhos será melhor para o que pretendemos. A fim de minorar a subjetividade destas avaliações, recomenda-se baseá-las em medidas. .... Medida e avaliação estão presentes em todo o processo educacional, seja ele encarado de perto, na sala de aula, seja ele visto pelos responsáveis pelo sistema inteiro de educação." (Bauzer,1979)

Considerada, assim, a avaliação, que é um processo contínuo e racional, tem as seguintes etapas:

I- diagnóstico da situação

II- apreciação do plano preparado para influir na situação encontrada

III- acompanhamento da execução do projeto

IV- crítica dos resultados

São verdadeiras as afirmativas:

17 Q326836 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Como um especialista em relações, o Orientador Educacional exercerá uma ação globalizadora na Escola e na Comunidade, EXCETO quando:

18 Q327269 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Pedagogo O E, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Para resgatar a Orientação Educacional, numa perspectiva pedagógica mais avançada e condizente com o momento atual é necessário que se defina o papel do Orientador Educacional, exigindo-se:

I- a explicitação da função da escola como uma instituição social.

II- a busca de um projeto de escola que atenda aos interesses de todas as classes sociais.

III- Que o Orientador Educacional leve em conta as possibilidades concretas da escola e elabore alternativas de mudança na realidade escolar.

Assinale:

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