Questões de Concursos: Perito Criminal Farmácia

Prepare-se para a prova com questões de Perito Criminal Farmácia de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

51 Q219199 | Farmácia, Perito Criminal Farmácia, PC RJ, IBFC

Sobre os parâmetros cromatográficos abaixo, selecione a alternativa correta.

52 Q219872 | Farmácia, Perito Criminal Farmácia, PC RJ, IBFC

A cromatografia instrumental em coluna, seja CLAE ou CG, é utilizada não apenas na identificação de substâncias como também para sua determinação quantitativa. Para isso, diversos métodos estão disponíveis. Sobre estes métodos, selecione a afirmativa incorreta dentre as opções abaixo.

53 Q218999 | Farmácia, Perito Criminal Farmácia, PC RJ, IBFC

No tratamento de amostras para análise de metais, geralmente utiliza-se a mineralização por via seca ou por via úmida. Sobre este método para a extração de metais, analise as afirmativas a seguir e marque a opção verdadeira.

I. Na mineralização de uma amostra por via úmida podem ser utilizados três tipos de reagentes, isolados ou em combinação: agentes oxidantes, solubilizantes e neutralizantes.

II. A mineralização por via seca é a mais indicada para a análise de chumbo e mercúrio.

III. Os cadinhos de quartzo e as cápsulas de platina são geralmente utilizados para a mineralização por via úmida pela resistência à maioria dos ácidos como, por exemplo, os ácidos nítrico, clorídrico e fluorídrico.

IV. Na escolha do processo de mineralização deve-se considerar três fatores: a natureza da matriz, o metal a ser determinado e a técnica de identificação a ser utilizada.

Estão corretas as afirmativas:

54 Q220131 | Farmácia, Perito Criminal Farmácia, PC RJ, IBFC

Um agricultor deu entrada no setor de emergência com um quadro clínico de dor e queimação na boca, garganta e abdômen, tontura, cefaleia e letargia, tendo evoluído ao óbito por insuficiência respiratória progressiva e falência múltipla dos órgãos. O quadro clínico sugeriu uma intoxicação por paraquat. A confirmação foi realizada através de análise toxicológica da urina, utilizando-se as seguintes etapas:

55 Q220520 | Farmácia, Perito Criminal Farmácia, PC RJ, IBFC

Uma criança, com quadro infeccioso apresentando febre, indisposição, tosse e dificuldades respiratórias, foi levada a um posto de saúde. O receituário indicava o consumo de medicamento líquido oral para uso infantil de ação antipirética, analgésica e anti-inflamatória. Após ingerir a primeira dose deste medicamento, produzido por empresa pública nacional e fornecido no próprio posto de saúde, relatou sua ação cáustica de mucosa oral e esofágica. Uma denúncia foi feita e a análise sanitária comprovou adulteração do medicamento com produtos alcalinos de limpeza. Considere as Leis, Portaria e Resolução relacionadas nos itens I a IV, abaixo.
I. Lei 6360/76.
II. Lei 5991/73.
III. Portaria SVS 344/1998.
IV. Resolução RDC 81/2008 (ANVISA).

A alternativa que apresenta as regulamentações que não podem ser consideradas para tratar do caso apresentado é representada pela opção:

56 Q220540 | Farmácia, Perito Criminal Farmácia, PC RJ, IBFC

As principais formas de atomizar uma amostra a ser analisada por espectrofotometria de absorção atômica são através do uso da chama ou do forno de grafite (atomização eletrotérmica). Sobre as vantagens e desvantagens destas técnicas é incorreto afirmar que:

57 Q220051 | Farmácia, Perito Criminal Farmácia, PC RJ, IBFC

Na classificação dos laboratórios segundo o nível de biossegurança, a classe de elevado risco individual e elevado risco para a comunidade, que manipula patógeno que representa grande ameaça para o ser humano e animais, para os quais normalmente não existem medidas preventivas e de tratamento é:

58 Q219995 | Farmácia, Perito Criminal Farmácia, PC RJ, IBFC

O consumo abusivo de álcool no Brasil o coloca como um dos principais responsáveis pelos casos de acidentes no trânsito. Mesmo com as legislações restringindo seu uso, o fato de ser uma substância lícita, de fácil aquisição, preço baixo e ampla divulgação pela mídia, faz com que um número cada vez maior de pessoas, principalmente os jovens, o consumam. A associação de bebidas alcóolicas com drogas ilícitas em festas e clubes, tem aumentado. Em relação à colheita das amostras mais adequadas para análises forenses, para detecção do etanol, marque a opção correta:

59 Q220203 | Farmácia, Perito Criminal Farmácia, PC RJ, IBFC

A confiança em um resultado analítico é dependente de uma amostragem correta e adequada. Dentre as opções abaixo, qual não se aplica nos procedimentos indicados para a coleta de amostras:

60 Q219336 | Farmácia, Perito Criminal Farmácia, PC RJ, IBFC

A cromatografia com fase gasosa vem, ao longo dos anos, evoluindo no sentido de oferecer opções ao analista. Sobre esta técnica, selecione a alternativa verdadeira.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.