Questões de Concursos: Perito Oficial Criminal Área 2

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41 Q690217 | Português, Interpretação Textual, Perito Oficial Criminal Área 2, PC ES, INSTITUTO AOCP

Texto associado.

                                                                            Projetos e Ações: Papo de Responsa 


    O Programa Papo de Responsa foi criado por policiais civis do Rio de Janeiro. Em 2013, a Polícia Civil do Espírito Santo, por meio de policiais da Academia de Polícia (Acadepol) capixaba, conheceu o programa e, em parceria com a polícia carioca, trouxe para o Estado. 
    O ‘Papo de Responsa’ é um programa de educação não formal que – por meio da palavra e de atividades lúdicas – discute temas diversos como prevenção ao uso de drogas e a crimes na internet, bullying, direitos humanos, cultura da paz e segurança pública, aproximando os policiais da comunidade e, principalmente, dos adolescentes. 
    O projeto funciona em três etapas e as temáticas são repassadas pelo órgão que convida o Papo de Responsa, como escolas, igrejas e associações, dependendo da demanda da comunidade. No primeiro ciclo, denominado de “Papo é um Papo”, a equipe introduz o tema e inicia o processo de aproximação com os alunos. Já na segunda etapa, os alunos são os protagonistas e produzem materiais, como músicas, poesias, vídeos e colagens de fotos, mostrando a percepção deles sobre a problemática abordada. No último processo, o “Papo no Chão”, os alunos e os policiais civis formam uma roda de conversa no chão e trocam ideias relacionadas a frases, questões e músicas direcionadas sempre no tema proposto pela instituição. Por fim, acontece um bate-papo com familiares dos alunos, para que os policiais entendam a percepção deles e também como os adolescentes reagiram diante das novas informações.

Disponível em https://pc.es.gov.br/projetos-e-acoes. Acesso em: 30/ jan./2019.

Assinale a alternativa em que as alterações feitas no excerto do 2º parágrafo do texto mantenham a correção gramatical, quanto à concordância verbal, no trecho apresentado.

42 Q684411 | Engenharia, Perito Oficial Criminal Área 2, PC ES, INSTITUTO AOCP

Em uma usina de álcool, foram utilizados transmissores de vazão, pressão e temperatura em processos que vão desde o esmagamento da cana até o armazenamento do álcool produzido. A comunicação de dados entre os transmissores e a base de controle são realizadas por meio de rede industrial. Considerando o exposto, assinale a alternativa correta.

43 Q689754 | Português, Interpretação Textual, Perito Oficial Criminal Área 2, PC ES, INSTITUTO AOCP

Texto associado.

                                                                            Projetos e Ações: Papo de Responsa 


    O Programa Papo de Responsa foi criado por policiais civis do Rio de Janeiro. Em 2013, a Polícia Civil do Espírito Santo, por meio de policiais da Academia de Polícia (Acadepol) capixaba, conheceu o programa e, em parceria com a polícia carioca, trouxe para o Estado. 
    O ‘Papo de Responsa’ é um programa de educação não formal que – por meio da palavra e de atividades lúdicas – discute temas diversos como prevenção ao uso de drogas e a crimes na internet, bullying, direitos humanos, cultura da paz e segurança pública, aproximando os policiais da comunidade e, principalmente, dos adolescentes. 
    O projeto funciona em três etapas e as temáticas são repassadas pelo órgão que convida o Papo de Responsa, como escolas, igrejas e associações, dependendo da demanda da comunidade. No primeiro ciclo, denominado de “Papo é um Papo”, a equipe introduz o tema e inicia o processo de aproximação com os alunos. Já na segunda etapa, os alunos são os protagonistas e produzem materiais, como músicas, poesias, vídeos e colagens de fotos, mostrando a percepção deles sobre a problemática abordada. No último processo, o “Papo no Chão”, os alunos e os policiais civis formam uma roda de conversa no chão e trocam ideias relacionadas a frases, questões e músicas direcionadas sempre no tema proposto pela instituição. Por fim, acontece um bate-papo com familiares dos alunos, para que os policiais entendam a percepção deles e também como os adolescentes reagiram diante das novas informações.

Disponível em https://pc.es.gov.br/projetos-e-acoes. Acesso em: 30/ jan./2019.

“Em 2013, a Polícia Civil do Espírito Santo, por meio de policiais da Academia de Polícia (Acadepol) capixaba, conheceu o programa e […] trouxe para o Estado”. A expressão em destaque no excerto apresentado pode ser substituída adequadamente, considerando a escolha pronominal e sua colocação, por

44 Q682299 | Português, Interpretação Textual, Perito Oficial Criminal Área 2, PC ES, INSTITUTO AOCP

Texto associado.

                                                                            Projetos e Ações: Papo de Responsa 


    O Programa Papo de Responsa foi criado por policiais civis do Rio de Janeiro. Em 2013, a Polícia Civil do Espírito Santo, por meio de policiais da Academia de Polícia (Acadepol) capixaba, conheceu o programa e, em parceria com a polícia carioca, trouxe para o Estado. 
    O ‘Papo de Responsa’ é um programa de educação não formal que – por meio da palavra e de atividades lúdicas – discute temas diversos como prevenção ao uso de drogas e a crimes na internet, bullying, direitos humanos, cultura da paz e segurança pública, aproximando os policiais da comunidade e, principalmente, dos adolescentes. 
    O projeto funciona em três etapas e as temáticas são repassadas pelo órgão que convida o Papo de Responsa, como escolas, igrejas e associações, dependendo da demanda da comunidade. No primeiro ciclo, denominado de “Papo é um Papo”, a equipe introduz o tema e inicia o processo de aproximação com os alunos. Já na segunda etapa, os alunos são os protagonistas e produzem materiais, como músicas, poesias, vídeos e colagens de fotos, mostrando a percepção deles sobre a problemática abordada. No último processo, o “Papo no Chão”, os alunos e os policiais civis formam uma roda de conversa no chão e trocam ideias relacionadas a frases, questões e músicas direcionadas sempre no tema proposto pela instituição. Por fim, acontece um bate-papo com familiares dos alunos, para que os policiais entendam a percepção deles e também como os adolescentes reagiram diante das novas informações.

Disponível em https://pc.es.gov.br/projetos-e-acoes. Acesso em: 30/ jan./2019.

Assinale a alternativa que reescreve a seguinte oração em destaque, utilizando um conector adequado ao sentido que ela expressa. “[…] os alunos são os protagonistas e produzem materiais [...], mostrando a percepção deles sobre a problemática abordada.

45 Q686169 | Engenharia, Perito Oficial Criminal Área 2, PC ES, INSTITUTO AOCP

Os processos industriais apresentam características que definem como a estratégia de controle em malha fechada deve se comportar, a fim de obter os resultados esperados em torno do ponto de operação conhecido como setpoint. Sobre as definições de controle de processos, assinale a alternativa correta.

46 Q682380 | Engenharia, Perito Oficial Criminal Área 2, PC ES, INSTITUTO AOCP

Qualquer uma das duas partes envolvidas na troca de dados (cliente ou servidor) pode encerrar uma conexa?o. Considerando arquitetura TCP/IP, é correto afirmar que, atualmente, a maioria das implementac?o?es permite duas opc?o?es para o encerramento de uma conexão. São elas:

47 Q690515 | Engenharia, Perito Oficial Criminal Área 2, PC ES, INSTITUTO AOCP

Muitos dos sistemas atuais agem como sistemas servidores para atender solicitac?o?es geradas por sistemas clientes. Assim, sobre servidores Web, é correto afirmar que os sistemas servidores podem ser amplamente categorizados como sistema servidor de

48 Q688197 | Engenharia, Perito Oficial Criminal Área 2, PC ES, INSTITUTO AOCP

O valor de um resistor de 4 faixas, cujas cores das 3 primeiras faixas, na ordem correta de leitura, são: AMARELOVIOLETA-PRETO, possui resistência de
 

49 Q690759 | Engenharia, Perito Oficial Criminal Área 2, PC ES, INSTITUTO AOCP

Um Engenheiro de Controle e Automação utilizou a modelagem no domínio da frequência para determinar parâmetros de um sistema de controle e conclui que

50 Q683420 | Engenharia, Perito Oficial Criminal Área 2, PC ES, INSTITUTO AOCP

Diferentes sistemas de numerac?a?o: base 10 (decimal), base 2 (bina?rio), base 8 (octal), base 16 (hexadecimal), base 256, entre outros, são usados. Assim, sobre sistemas de numeração e codificação e aritmética computacional, é correto afirmar que o resultado da conversão do número em hexadecimal “3A73” para decimal é
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