Questões de Concursos: Perito Oficial Criminal Área 4

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21 Q688685 | Português, Interpretação Textual, Perito Oficial Criminal Área 4, PC ES, INSTITUTO AOCP

Texto associado.
               Projetos e Ações: Papo de Responsa
       O   Programa    Papo   de   Responsa   foi   criado
por    policiais   civis  do   Rio   de   Janeiro.  Em  2013,
a    Polícia    Civil   do    Espírito   Santo,  por  meio  de
policiais    da     Academia     de     Polícia    (Acadepol)
capixaba,    conheceu     o   programa  e, em parceria
com     a    polícia    carioca,   trouxe   para  o   Estado.
        O     ‘Papo   de   Responsa’   é   um  programa de
educação   não   formal   que  –  por meio da palavra
e   de    atividades  lúdicas  –  discute  temas diversos
como   prevenção  ao  uso  de  drogas  e  a crimes na
internet,  bullying , direitos  humanos, cultura da paz
e  segurança  pública,  aproximando  os  policiais  da
comunidade  e,   principalmente,   dos  adolescentes.
        O    projeto    funciona     em    três  etapas   e  as
temáticas   são  repassadas  pelo  órgão que convida
o     Papo     de     Responsa,   como   escolas,   igrejas
e      associações,     dependendo    da    demanda  da
comunidade.    No    primeiro    ciclo, denominado de
“Papo é um Papo”, a  equipe  introduz o tema e inicia
o   processo   de  aproximação  com  os  alunos. Já na
segunda   etapa,   os    alunos   são   os protagonistas
e   produzem    materiais,   como    músicas,   poesias,
vídeos     e    colagens     de    fotos,     mostrando     a
percepção    deles    sobre  a  problemática abordada.
        No último processo, o “Papo no Chão”, os alunos
e    os  policiais  civis  formam  uma roda de conversa
no   chão   e   trocam   ideias  relacionadas   a   frases,
questões   e   músicas   direcionadas sempre no tema
proposto   pela   instituição.   Por   fim,   acontece  um
bate-papo    com   familiares  dos alunos, para que os
policiais   entendam   a   percepção  deles  e  também
como   os   adolescentes   reagiram   diante das novas
informações.
Disponível em <https://pc.es.gov.br/projetos-e-acoes>. 
Acesso em: 30/jan./2019.
De acordo com o Texto, assinale a alternativa correta.

22 Q693833 | Física, Perito Oficial Criminal Área 4, PC ES, INSTITUTO AOCP

Em relação aos conceitos da transferência de calor, assinale a alternativa correta.

23 Q692643 | Criminologia, Perito Oficial Criminal Área 4, PC ES, INSTITUTO AOCP

Sobre os materiais de construção de cerâmica empregados na construção civil, assinale a alternativa INCORRETA.

24 Q691293 | Química, Perito Oficial Criminal Área 4, PC ES, INSTITUTO AOCP

Em relação aos ciclos termodinâmicos, assinale a alternativa correta.

25 Q691124 | Criminologia, Perito Oficial Criminal Área 4, PC ES, INSTITUTO AOCP

Quanto ao Equipamento de Proteção Individual – EPI –, de acordo com a Norma Regulamentadora NR-06, assinale a alternativa correta.

26 Q692942 | Português, Perito Oficial Criminal Área 4, PC ES, INSTITUTO AOCP

Texto associado.
               Projetos e Ações: Papo de Responsa
       O   Programa    Papo   de   Responsa   foi   criado
por    policiais   civis  do   Rio   de   Janeiro.  Em  2013,
a    Polícia    Civil   do    Espírito   Santo,  por  meio  de
policiais    da     Academia     de     Polícia    (Acadepol)
capixaba,    conheceu     o   programa  e, em parceria
com     a    polícia    carioca,   trouxe   para  o   Estado.
        O     ‘Papo   de   Responsa’   é   um  programa de
educação   não   formal   que  –  por meio da palavra
e   de    atividades  lúdicas  –  discute  temas diversos
como   prevenção  ao  uso  de  drogas  e  a crimes na
internet,  bullying , direitos  humanos, cultura da paz
e  segurança  pública,  aproximando  os  policiais  da
comunidade  e,   principalmente,   dos  adolescentes.
        O    projeto    funciona     em    três  etapas   e  as
temáticas   são  repassadas  pelo  órgão que convida
o     Papo     de     Responsa,   como   escolas,   igrejas
e      associações,     dependendo    da    demanda  da
comunidade.    No    primeiro    ciclo, denominado de
“Papo é um Papo”, a  equipe  introduz o tema e inicia
o   processo   de  aproximação  com  os  alunos. Já na
segunda   etapa,   os    alunos   são   os protagonistas
e   produzem    materiais,   como    músicas,   poesias,
vídeos     e    colagens     de    fotos,     mostrando     a
percepção    deles    sobre  a  problemática abordada.
        No último processo, o “Papo no Chão”, os alunos
e    os  policiais  civis  formam  uma roda de conversa
no   chão   e   trocam   ideias  relacionadas   a   frases,
questões   e   músicas   direcionadas sempre no tema
proposto   pela   instituição.   Por   fim,   acontece  um
bate-papo    com   familiares  dos alunos, para que os
policiais   entendam   a   percepção  deles  e  também
como   os   adolescentes   reagiram   diante das novas
informações.
Disponível em <https://pc.es.gov.br/projetos-e-acoes>. 
Acesso em: 30/jan./2019.
Quando se redige um texto manuscrito, é necessário conhecer as regras de separação silábica. Considerando essa afirmação, assinale a alternativa em que os vocábulos apresentam separação silábica correta.

27 Q683594 | Física, Perito Oficial Criminal Área 4, PC ES, INSTITUTO AOCP

Referente às máquinas de fluxo, assinale a alternativa correta.

28 Q694135 | Português, Perito Oficial Criminal Área 4, PC ES, INSTITUTO AOCP

Texto associado.
               Projetos e Ações: Papo de Responsa
       O   Programa    Papo   de   Responsa   foi   criado
por    policiais   civis  do   Rio   de   Janeiro.  Em  2013,
a    Polícia    Civil   do    Espírito   Santo,  por  meio  de
policiais    da     Academia     de     Polícia    (Acadepol)
capixaba,    conheceu     o   programa  e, em parceria
com     a    polícia    carioca,   trouxe   para  o   Estado.
        O     ‘Papo   de   Responsa’   é   um  programa de
educação   não   formal   que  –  por meio da palavra
e   de    atividades  lúdicas  –  discute  temas diversos
como   prevenção  ao  uso  de  drogas  e  a crimes na
internet,  bullying , direitos  humanos, cultura da paz
e  segurança  pública,  aproximando  os  policiais  da
comunidade  e,   principalmente,   dos  adolescentes.
        O    projeto    funciona     em    três  etapas   e  as
temáticas   são  repassadas  pelo  órgão que convida
o     Papo     de     Responsa,   como   escolas,   igrejas
e      associações,     dependendo    da    demanda  da
comunidade.    No    primeiro    ciclo, denominado de
“Papo é um Papo”, a  equipe  introduz o tema e inicia
o   processo   de  aproximação  com  os  alunos. Já na
segunda   etapa,   os    alunos   são   os protagonistas
e   produzem    materiais,   como   músicas,   poesias,
vídeos     e    colagens     de    fotos,    mostrando     a
percepção    deles   sobre  a  problemática abordada.
       No último processo, o “Papo no Chão”, os alunos
e    os  policiais civis  formam  uma roda de conversa
no   chão   e  trocam   ideias  relacionadas   a   frases,
questões   e  músicas   direcionadas sempre no tema
proposto   pela  instituição.   Por   fim,   acontece  um
bate-papo    com  familiares  dos alunos, para que os
policiais   entendam   a  percepção  deles  e  também
como   os   adolescentes  reagiram  diante das novas
informações.
Disponível em <https://pc.es.gov.br/projetos-e-acoes>. 
Acesso em: 30/jan./2019.
Considere a regência dos verbos em destaque e assinale a alternativa correta.

29 Q683268 | Português, Perito Oficial Criminal Área 4, PC ES, INSTITUTO AOCP

Texto associado.
               Projetos e Ações: Papo de Responsa
       O   Programa    Papo   de   Responsa   foi   criado
por    policiais   civis  do   Rio   de   Janeiro.  Em  2013,
a    Polícia    Civil   do    Espírito   Santo,  por  meio  de
policiais    da     Academia     de     Polícia    (Acadepol)
capixaba,    conheceu     o   programa  e, em parceria
com     a    polícia    carioca,   trouxe   para  o   Estado.
        O     ‘Papo   de   Responsa’   é   um  programa de
educação   não   formal   que  –  por meio da palavra
e   de    atividades  lúdicas  –  discute  temas diversos
como   prevenção  ao  uso  de  drogas  e  a crimes na
internet,  bullying , direitos  humanos, cultura da paz
e  segurança  pública,  aproximando  os  policiais  da
comunidade  e,   principalmente,   dos  adolescentes.
        O    projeto    funciona     em    três  etapas   e  as
temáticas   são  repassadas  pelo  órgão que convida
o     Papo     de     Responsa,   como   escolas,   igrejas
e      associações,     dependendo    da    demanda  da
comunidade.    No    primeiro    ciclo, denominado de
“Papo é um Papo”, a  equipe  introduz o tema e inicia
o   processo   de  aproximação  com  os  alunos. Já na
segunda   etapa,   os    alunos   são   os protagonistas
e   produzem    materiais,   como   músicas,   poesias,
vídeos     e    colagens     de    fotos,    mostrando     a
percepção    deles   sobre  a  problemática abordada.
       No último processo, o “Papo no Chão”, os alunos
e    os  policiais civis  formam  uma roda de conversa
no   chão   e  trocam   ideias  relacionadas   a   frases,
questões   e  músicas   direcionadas sempre no tema
proposto   pela  instituição.   Por   fim,   acontece  um
bate-papo    com  familiares  dos alunos, para que os
policiais   entendam   a  percepção  deles  e  também
como   os   adolescentes  reagiram  diante das novas
informações.
Disponível em <https://pc.es.gov.br/projetos-e-acoes>. 
Acesso em: 30/jan./2019.
O nome escolhido para o projeto revela uma variante linguística escolhida com o objetivo comunicativo de

30 Q687448 | Geofísica, Perito Oficial Criminal Área 4, PC ES, INSTITUTO AOCP

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) O crescente uso de polímeros reforçados com fibras de carbono no setor aeronáutico deve-se, principalmente, ao constante desafio que essa indústria possui na obtenção de componentes que exibam os maiores valores de resistência mecânica e de rigidez específicas entre os materiais disponíveis. A substituição do alumínio por compósitos poliméricos estruturais, por exemplo, permite uma redução de peso de 20 a 30%, além de 25% na redução do custo final de obtenção das peças.
( ) A aeronave supersônica F22, que atinge velocidades de 1,5 Mach, utiliza, em sua estrutura, 24% de material compósito polimérico, 39% de titânio, 16% de alumínio, 6% de aço e 15% de outros materiais, sendo que 50% do peso em compósito é constituído da matriz de resina bismaleimida (BMI). A aeronave F22, apesar de suas velocidades de voo, não utiliza, em suas superfícies externas, material retardante de chama, devido às características de resistência térmica e química da BMI.
( ) No setor aeroespacial, tem-se, ainda, os compósitos carbono/carbono constituídos por uma matriz de carbono, proveniente de precursores à base de resinas ou piches. A aplicação do carbono tem sido incentivada pela sua alta deformação na ruptura, mas limitada devido à sua alta sensibilidade a imperfeições, anisotropia, variabilidade nas propriedades, dificuldades no processo de obtenção de componentes de grandes dimensões e formatos complexos.
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