Questões de Concursos: Perito Oficial Químico

Prepare-se para a prova com questões de Perito Oficial Químico de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q476525 | Farmácia, Farmacocinética, Perito Oficial Químico, Polícia Civil PB, CESPE CEBRASPE

Após a sua descoberta e sua síntese, as anfetaminas têm sido amplamente utilizadas. Durante a Segunda Guerra Mundial, elas foram usadas por soldados e trabalhadores da indústria bélica para aumentar o estado de alerta e melhorar o desempenho, e, atualmente, vários trabalhos descrevem sua utilização pelos motoristas profissionais, com o objetivo de suportar longos períodos de alerta enquanto estão dirigindo. Acerca das anfetaminas, julgue os itens abaixo.

I As anfetaminas inicialmente promovem um aumento na atividade mental e física do usuário como euforia, excitação e estimulação locomotora.

II As anfetaminas apresentam ações parassimpatomiméticas periféricas como elevação da pressão arterial e inibição da motilidade gastrintestinal.

III Os efeitos das anfetaminas observados são decorrentes da liberação de acetilcolina no cérebro.

IV As anfetaminas, após uso prolongado, causam degeneração das terminações nervosas que contêm aminas.

V Fármacos com mecanismos de ação semelhantes ao das anfetaminas causam acentuada anorexia após uso crônico e prolongado.

A quantidade de itens certos é igual a

22 Q477938 | Farmácia, Farmacocinética, Perito Oficial Químico, Polícia Civil PB, CESPE CEBRASPE

Agorafobia é o medo de estar em espaços abertos ou no meio de uma multidão e não poder sair do meio dela caso se sinta mal, podendo ser uma sequela de transtorno do pânico. Caracteriza-se pela ansiedade associada ao medo, classificada como antecipatória, e a intensidade da antecipação de mal-estar pode, em seu limite extremo, originar um episódio de pânico. O tratamento dessa desordem mental baseia-se na utilização de fármacos classificados como ansiolíticos. A respeito desse grupo de fármacos, assinale a opção correta.

23 Q461245 | Direito Penal, Periclitação da Vida e da Saúde, Perito Oficial Químico, Polícia Civil PB, CESPE CEBRASPE

       Maria, estudante de 18 anos de idade, engravidou de um colega de escola e manteve toda a gestação em segredo. Após o parto, abandonou o recém-nascido na portaria de um prédio residencial para ocultar a própria desonra, não desejando nem assumindo o risco pela morte do seu filho. Dois transeuntes que passavam pelas proximidades, ouvindo o choro da criança, encaminharam-na ao hospital municipal, onde ele recebeu cuidados médicos e passa bem.

Nessa situação hipotética, Maria

24 Q385351 | Biologia, Fisiologia Animal, Perito Oficial Químico, Polícia Civil PB, CESPE CEBRASPE

O sistema nervoso periférico, constituído pelos nervos e gânglios nervosos, tem a função de conectar o sistema nervoso central (SNC) às diversas partes do corpo, para que o indivíduo possa reagir aos estímulos externos. A respeito do SNA, um dos elementos principais do sistema nervoso periférico, assinale a opção correta.

25 Q477836 | Farmácia, Farmacodinâmica, Perito Oficial Químico, Polícia Civil PB, CESPE CEBRASPE

Diversas doenças são originárias de um distúrbio grave no SNC, tais como a doença de Parkinson, a doença de Alzheimer, a deterioração cognitiva branda, a doença de Huntington, a esclerose lateral amiotrófica, a depressão e a memória de longa duração defeituosa. Atualmente, diversos fármacos são utilizados para tratar, prevenir e(ou) controlar esses distúrbios. A respeito dos alvos possíveis e dos mediadores presentes no SNC que se ligam aos fármacos disponíveis, assinale a opção correta.

26 Q476154 | Farmácia, Farmacologia, Perito Oficial Químico, Polícia Civil PB, CESPE CEBRASPE

A doença de Alzheimer é a principal causa do declínio cognitivo em adultos, sobretudo idosos, representando mais da metade dos casos de demência. As vias neurais pertencentes ao sistema colinérgico e suas conexões são preferencialmente atingidas nessa doença, sendo a terapia colinérgica a mais utilizada. Considerando a transmissão colinérgica nesse contexto, julgue os itens abaixo.

I A síntese e a liberação da acetilcolina no SNC diferem das observadas no sistema nervoso periférico.

II Os fármacos que melhoram os processos cognitivos, como o aumento da disponibilidade da acetilcolina na fenda sináptica, são chamados de psicodislépticos.

III A terapia colinérgica envolve a utilização de drogas que aumentam a disponibilidade sináptica de acetilcolina, como o aumento da atividade da enzima colina-acetiltransferase, responsável pela síntese de acetilcolina.

IV Uma das estratégias da terapia colinérgica é a inibição das principais enzimas catalíticas, como a acetil e a butirilcolinesterase.

Estão certos apenas os itens

27 Q464024 | Direito Penal, Crimes Contra a Vida, Perito Oficial Químico, Polícia Civil PB, CESPE CEBRASPE

           Um indivíduo, portador do vírus da AIDS, manteve regularmente relações sexuais com sua namorada, com a intenção de matá-la por meio do contágio da doença. A namorada não tinha conhecimento do estado patológico de seu parceiro. Dias após, foi constatado, por meio de exames médicos e laboratoriais, que houve efetivamente a transmissão do vírus, apesar de os efeitos da doença ainda não terem se manifestado, não impedindo, portanto, o desempenho das atividades cotidianas da pessoa infectada.

 Nessa situação hipotética, o indivíduo portador do vírus

28 Q439754 | Direito Constitucional, Organização Política, Perito Oficial Químico, Polícia Civil PB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, relativos à organização administrativa.

I Ocorre a centralização quando o Estado executa suas tarefas diretamente, por meio dos órgãos que compõem a sua estrutura.

II Há desconcentração quando o Estado cria outro ente, com personalidade jurídica própria, e delega a execução de determinada atividade à pessoa jurídica criada.

III Há descentralização quando o Estado reorganiza a sua estrutura administrativa de forma a transferir parcela da competência de um órgão a outro, sem envolver outros entes dotados de personalidade jurídica própria.

IV Quando a administração indireta executa atividade estatal, diz-se que há a execução descentralizada.

Estão certos apenas os itens

29 Q476159 | Farmácia, Farmacodinâmica, Perito Oficial Químico, Polícia Civil PB, CESPE CEBRASPE

Atualmente, existem mais de 20 fármacos antipsicóticos disponíveis no mercado. A clorpromazina é um fármaco importante no tratamento das doenças psicóticas e está sendo prescrita para os pacientes psicóticos desde a década de 50. A respeito da interação entre esse fármaco e o organismo do paciente, assinale a opção correta.

30 Q400935 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Perito Oficial Químico, Polícia Civil PB, CESPE CEBRASPE

Acerca da classificação dos atos administrativos, assinale a opção correta.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.