Questões de Concursos: Prefeitura de Capim PB Professor B Educação Física

Prepare-se para a prova com questões de Prefeitura de Capim PB Professor B Educação Física de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q839925 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Capim PB Professor B Educação Física, FACET Concursos, 2020

Segundo Venâncio e Carreiro (2011), “esse tipo de ginástica reúne elementos de todas as modalidades; não tem como única característica a competição, e objetiva também a interação social”. Assinale a alternativa que está relacionada com a definição apresentada:

12 Q840252 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Capim PB Professor B Educação Física, FACET Concursos, 2020

O modelo desenvolvimentista foi dirigido inicialmente para crianças de 4 a 14 anos, buscando nos processos de aprendizagem e desenvolvimento, uma fundamentação para a Educação Física escolar. Segundo Tani (1988), quando se estuda o comportamento humano, dois princípios devem ser considerados:

13 Q846078 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Capim PB Professor B Educação Física, FACET Concursos, 2020

Os modelos ginásticos europeus, historicamente, influenciaram o contexto das práticas corporais nas escolas brasileiras. Considerando as características do “método francês”, analise as afirmativas a seguir:
I - Essa ginástica foi pouco difundida, o esporte foi considerado o grande meio para promover a educação. II - Propõe exercícios ginásticos, trabalhos manuais e jogos sociais, conhecida também como ginástica natural. III - Um dos seus idealizadores foi Francisco Amoros (1770-1848).
Estão corretas:

14 Q844999 | Educação Física, Atividade Física, Prefeitura de Capim PB Professor B Educação Física, FACET Concursos, 2020

O esporte “tem por finalidade democratizar e gerar cultura pelo movimento de expressão do indivíduo em ação como manifestação social e de exercício da cidadania, evitando a exclusão e a competitividade exacerbada” (GALVÃO et al, 2011).
A afirmativa em destaque apresenta características do:

15 Q840948 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Capim PB Professor B Educação Física, FACET Concursos, 2020

A avaliação nas aulas de Educação Física é um tema recorrente e complexo, pois para ser desenvolvida de maneira satisfatória, exige um diálogo permanente entre professor, aluno e escola. Nesse sentido, sobre o desenvolvimento do processo avaliativo, analise as afirmativas a seguir:
I - A avaliação do professor deve ser comunicada aos alunos, informando-lhes sobre as suas dificuldades e avanços alcançados. II - A observação avaliadora pode ser feita em todas as aulas e situações. III - Quando se avalia o aluno ao final de um processo, geralmente se chama essa proposta de avaliação somativa.
Estão corretas:

16 Q845228 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Capim PB Professor B Educação Física, FACET Concursos, 2020

Conforme as competências específicas de Educação Física para o Ensino Fundamental, apresentadas na Base Nacional Comum Curricular, assinale a alternativa INCORRETA:

17 Q841673 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Capim PB Professor B Educação Física, FACET Concursos, 2020

“A Educação Física tem como um de seus objetivos desenvolver a capacidade rítmica, o que quer dizer, o aluno aprender a realizar os movimentos corporais dentro de um ritmo estabelecido”. Bregolato (2007) ao escrever essa passagem, aponta os “jogos rítmicos” como um excelente recurso para desenvolver essa capacidade com os nossos alunos.
Conforme as elaborações da autora sobre os “jogos rítmicos”, analise as afirmativas a seguir:
I - O ritmo determina a velocidade com que se executa o exercício. II - Existem vários graus de ritmos lentos, e vários graus de ritmos rápidos. III - Chama-se nuança cada grau de intensidade que está entre os extremos do mais lentamente possível, e, do mais rapidamente possível.
Estão corretas:

18 Q844721 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Capim PB Professor B Educação Física, FACET Concursos, 2020

A avaliação nas aulas de Educação Física tem característica quantitativa, segundo Darido e Rangel (2015) “é recomendado a utilização de testes que forneçam informações quantitativas que deverem ser comparadas com a norma, a tabela ou o padrão preestabelecido”.
A afirmativa apresentada refere-se a qual abordagem para a avaliação na Educação Física escolar?

19 Q845239 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Capim PB Professor B Educação Física, FACET Concursos, 2020

Ao tratarmos do tema avaliação nas aulas de Educação Física escolar, faz-se necessário, durante o processo, considerar as seguintes dimensões:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.