Questões de Concursos: Prefeitura de Marília SP Supervisor de Saúde

Prepare-se para a prova com questões de Prefeitura de Marília SP Supervisor de Saúde de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q833126 | Saúde Pública, Prefeitura de Marília SP Supervisor de Saúde, VUNESP, 2021

O saneamento precário cria o ambiente propício para muitas doenças, que podem ser causadas pela ingestão de água contaminada ou pelo contato da pele ou mucosas com a própria água, lixo ou solo infectados. Assinale a alternativa que contém duas doenças causadas pela precariedade nesse serviço.

32 Q834667 | Informática, Prefeitura de Marília SP Supervisor de Saúde, VUNESP, 2021

Usando o navegador Google Chrome 87, em sua configuração padrão, um usuário navegou em um website. Automaticamente, esse endereço ficou gravado

33 Q833622 | Saúde Pública, Prefeitura de Marília SP Supervisor de Saúde, VUNESP, 2021

Assinale a alternativa correspondente a unidade de saúde que faz parte da atenção básica.

34 Q832983 | Saúde Pública, Prefeitura de Marília SP Supervisor de Saúde, VUNESP, 2021

O processo de transferência de responsabilidades de gestão de saúde para os municípios, atendendo às determinações constitucionais e legais, é o que caracteriza um importante princípio do SUS denominado

35 Q833162 | Saúde Pública, Prefeitura de Marília SP Supervisor de Saúde, VUNESP, 2021

Imunização e orientação de atividade física, para diminuir chance de desenvolvimento de obesidade, são exemplos de ações de prevenção denominadas

36 Q834778 | Saúde Pública, Prefeitura de Marília SP Supervisor de Saúde, VUNESP, 2021

No que se refere à saúde, o Estatuto da Criança e do Adolescente define que

37 Q833999 | Português, Interpretação de Textos, Prefeitura de Marília SP Supervisor de Saúde, VUNESP, 2021

Leia o texto Pega ou não pega para responder à questão.

    Se alguém sabe, me conte quando é que começou essa moda do Dia dos Namorados. Há pouco tempo, passou o Dia da Aeromoça. Há aqui uma discriminação. Pois se há aeromoço, por que não dizer Dia dos Aeromoços? No plural. De resto, essa palavra “aeromoço” está caindo em desuso. A tendência é dizer comissário de bordo. Em Portugal, diz-se “hospedeira do ar”. Influência do francês: “hôtesse de l’air”. O americano é mais prático: “steward”. Substantivo comum de dois gêneros.
    É o tipo da palavra, aeromoço, que poderá um dia figurar num dicionário com a data de sua criação. O neologismo foi bem recebido. Acho que foi o poeta Paulo Bonfim quem sugeriu o Dia da Aeromoça. Manuel Bandeira logo aderiu e escreveu um “Discurso em louvor da aeromoça”, no qual apelou para o Vinicius: “Tu, que celebraste com tanto amor as arquivistas, vem agora celebrar comigo a aeromoça”.
    Quando havia trem entre o Rio e São Paulo, tentaram pespegar¹ nas moças do restaurante o nome de ferromoça. Horrível. Felizmente não pegou. Em 1889, coisa antiga paca² , o dr. Castro Lopes publicou “Neologismos indispensáveis e barbarismos³ dispensáveis”. Inventou “cardápio” para “menu” e “convescote” para “pic-nic”. Para “pince-nez”, propôs “nasóculos”. Ancenúbio” para “nuance”. Para “reclame”, “preconício”. E para “ouverture”, “protofonia”. Houve muita gozação.
    Mas voltando ao Dia dos Namorados. Cai no dia 12 e presumo que seja porque é véspera de Santo Antônio. Santo Antônio é o santo casamenteiro. O amigo das moças apaixonadas ou das que querem arranjar um príncipe encantado. Franciscano, é também amigo dos pobres. Daí o pão de Santo Antônio, que é de graça, mas é um dia só. Precursor da merenda escolar. Ou da cesta básica.
    Santo Antônio realiza proezas em matéria de achar coisas perdidas. É capaz de achar uma agulha no palheiro. Mas agora procurei um livrinho de Thales de Azevedo, sobre o namoro à antiga, e não achei. Santo Antônio deve estar muito ocupado. E depois pra que mexer com essas velharias? Vivam os neologismos!
(Otto Lara Resende. https://cronicabrasileira.org.br, 13.06.1991. Adaptado)
¹ pespegar: aplicar.
² paca: bastante, extremamente, à beça.
³ barbarismos: emprego incorreto de palavras.
De acordo com o texto, é correto afirmar que

38 Q832965 | Saúde Pública, Prefeitura de Marília SP Supervisor de Saúde, VUNESP, 2021

Desde 2016, a febre amarela reemergiu e avançou em sua área de ocorrência e detecção no Estado de São Paulo. No ano de 2018, foram confirmados 504 casos, em várias regiões do Estado, dos quais 176 evoluíram para o óbito, caracterizando uma letalidade de 35%. Com relação à letalidade da febre amarela, é correta a afirmação:

39 Q834994 | Saúde Pública, Prefeitura de Marília SP Supervisor de Saúde, VUNESP, 2021

Nos cuidados com o diabetes mellitus, compete ao ACS:

40 Q832615 | Saúde Pública, Prefeitura de Marília SP Supervisor de Saúde, VUNESP, 2021

Assinale a alternativa que apresenta denominação de uma diretriz da Atenção Básica que indica a continuidade da relação do cuidado com construção de vínculo e responsabilização entre profissionais e usuários, ao longo do tempo e de modo permanente e consistente.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.