Questões de Concursos: Prefeitura de Palhoça SC Professor de Ciências

Prepare-se para a prova com questões de Prefeitura de Palhoça SC Professor de Ciências de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q832165 | Ciências, Ciências, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Ciências, IESES, 2021

Sobre as características dos planetas e astros do sistema solar, verifique as assertivas e assinale a correta.
I. São rochosos: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Características: superfície rochosa, alta densidade, relevos bem definidos, próximo ao sol, volume mediano, temperaturas elevadas, também conhecidos por telúricos. II. São gasosos: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake, Éris. Características: superfície gasosa, baixa densidade, relevo inconstante, distantes do sol, volume elevado, temperaturas baixas, também conhecidos por Jovianos. III. São anões: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Características: pequena massa e volume, não são dominantes na região onde se encontram, orbitam o sol.

2 Q831772 | Pedagogia, Legislação da Educação, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Ciências, IESES, 2021

Sobre o ensino de ciências de acordo com a BNCC, verifique as assertivas e assinale a correta.
I. Nos anos finais do Ensino Fundamental, a exploração das vivências, saberes, interesses e curiosidades dos alunos sobre o mundo natural e material continua sendo fundamental. Todavia, percebe-se uma ampliação da capacidade de abstração e da autonomia de ação e de pensamento, em especial nos últimos anos, e aumento do interesse dos alunos pela vida social e busca de uma identidade própria. II. Os estudantes desse período conseguem explorar aspectos mais complexos das relações consigo mesmos, com os outros, com a natureza, com as tecnologias e com o ambiente; ter consciência dos valores éticos e políticos envolvidos nessas relações; e, cada vez mais, atuar socialmente com respeito, responsabilidade, solidariedade, cooperação e repúdio à discriminação. III. É importante motivar os estudantes desse período com desafios cada vez mais abrangentes, o que permite que os questionamentos apresentados a eles, assim como os que eles próprios formulam, sejam mais complexos e contextualizados. IV. À medida que se aproxima a conclusão do Ensino Fundamental, os alunos são capazes de estabelecer relações ainda mais profundas entre a ciência, a natureza, a tecnologia e a sociedade, o que significa lançar mão do conhecimento científico e tecnológico para compreender os fenômenos e conhecer o mundo, o ambiente, a dinâmica da natureza. V. É fundamental que os estudantes desse período tenham condições de ser protagonistas na escolha de posicionamentos que valorizem as experiências pessoais e coletivas, e representem o autocuidado com seu corpo e o respeito com o do outro, na perspectiva do cuidado integral à saúde física, mental, sexual e reprodutiva.

3 Q833884 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Ciências, IESES, 2021

Assinale a alternativa INCORRETA no que se refere as finalidades do Projeto Político Pedagógico:

4 Q832277 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Ciências, IESES, 2021

Sustentabilidade é a capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema. No que diz respeito ao assunto “Sustentabilidade” analise as questões abaixo e identifique a sequência correta:
I. O conceito de sustentabilidade aborda a maneira como se deve agir em relação à natureza. II. O desenvolvimento sustentável tem como objetivo a preservação do planeta e atendimento das necessidades empresariais. III. Um recurso natural explorado de modo sustentável durará para sempre e com condições de também ser explorado por gerações futuras. IV. Como exemplo de sustentabilidade temos: economia de água, garantia de alimentação em longo prazo e controle da urbanização e integração entre campo e cidades maiores.
A sequência correta é:

5 Q834116 | Biologia, Ecologia e ciências ambientais, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Ciências, IESES, 2021

Sobre os combustíveis, verifique as assertivas e assinale a correta.
I. Renovável ou não fóssil: trata-se do combustível que pode ser obtido a partir de fontes naturais que podem renovar-se, ou seja, que não se esgotam. II. Água, etanol e madeira são exemplos de combustíveis não fósseis. III. Não renovável ou fóssil: trata-se do combustível que é obtido a partir de fontes que foram formadas durante milhões de anos como resultado da fossilização de animais e vegetais. Essas fontes, todavia, não podem ser repostas em virtude do tempo necessário para a sua formação. IV. Gasolina, gás natural e carvão são exemplos de combustíveis fósseis.

6 Q833274 | Biologia, Origem e evolução da vida, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Ciências, IESES, 2021

Sobre as teorias evolucionistas, uma delas é conhecida pela lei do uso e do desuso. Para o seu autor, certos órgãos podem se desenvolver mais se forem mais usados. Ao mesmo tempo, outros órgãos ficam atrofiados se não forem usados. Um exemplo clássico da lei do uso e do desuso é sobre o pescoço das girafas. Elas teriam a necessidade de alcançar folhas mais altas nas árvores. Para isso, esticavam mais o pescoço, desenvolvendo melhor essa musculatura, levando ao seu aumento. Além disso, para este cientista, essas características adquiridas durante a vida eram passadas aos descendentes, que, se também as usassem, passavam para as próximas linhagens. Denominou isso de “lei da herança dos caracteres adquiridos”. Selecione a alternativa que indica a qual cientista se refere essa teoria.

7 Q835140 | Português, Pontuação, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Ciências, IESES, 2021

Bailarinos da Maré conquistam vaga em escola de dança na Bélgica

Da Maré para o mundo. É assim que Marllon Araújo, de 23 anos, e Luyd de Souza Carvalho, 22, pretendem dar seus passos. E num futuro não muito distante.
Moradores do Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, os dois foram selecionados para o quadro de alunos da P.A.R.T.S., escola de Bruxelas, Bélgica, reconhecida mundialmente como referência no ensino de dança contemporânea.
Entre 1.196 candidatos, a dupla ocupará duas das 45 vagas a partir de outubro.
Para Marllon, a conquista vai muito além de uma boa oportunidade de aprender novas técnicas.

(Mateus Almeida. Bailarinos da Maré conquistam vaga em escola de dança na Bélgica. G1 – Portal de Notícias. 2019). 
Acerca dos recursos morfossintáticos de construção de sentidos, no trecho Moradores do Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, os dois foram selecionados para o quadro de alunos da P.A.R.T.S., as vírgulas isolam o aposto. Nesse caso, o aposto possui valor:

8 Q834248 | Português, Interpretação de Textos, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Ciências, IESES, 2021

Hão de chorar por ela os cinamomos,
Murchando as flores ao tombar do dia.
Dos laranjais hão de cair os pomos,
Lembrando-se daquela que os colhia.

As estrelas dirão — “Ai! nada somos,
Pois ela se morreu silente e fria...”
E pondo os olhos nela como pomos,
Hão de chorar a irmã que lhes sorria.

A lua, que lhe foi mãe carinhosa,
Que a viu nascer e amar, há de envolvê-la
Entre lírios e pétalas de rosa.

Os meus sonhos de amor serão defuntos...
E os arcanjos dirão no azul ao vê-la,
Pensando em mim: — "Por que não vieram juntos?"

(Alphonsus de Guimaraens. Hão de chorar por ela os cinamomos.). 
Assinale a alternativa que apresenta o tema principal abordado no poema.

9 Q833637 | Biologia, Ecologia e ciências ambientais, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Ciências, IESES, 2021

Sobre o efeito estufa, verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.

10 Q835058 | Português, Interpretação de Textos, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Ciências, IESES, 2021

Leia o texto abaixo:
O envelhecimento da população é um fato demográfico insuperável. Sabemos que existe uma possibilidade de aumento da solidão na terceira idade por motivos variados, inclusive pela dificuldade de estabelecer novos laços significativos e até por questões neuroquímicas. Porém, não é um destino: a sociabilidade pode ser explorada, e jovens também podem sentir solidão aguda.
(Leandro Karnal. Adaptado. G1 – Portal de Notícias. 2018).
Considerando que o fragmento acima foi retirado de uma entrevista do historiador Leandro Karnal, pode-se afirmar que as marcas linguísticas empregadas indicam uma linguagem:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.