Questões de Concursos: Prefeitura de Palhoça SC Professor de Educação Infantil

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11 Q835069 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Educação Infantil, IESES, 2021

Segundo a Educação Infantil, assinale a alternativa correta:

12 Q833949 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Educação Infantil, IESES, 2021

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Município de Palhoça como modalidade de ensino, garante o acesso dos indivíduos à escolarização básica. Assinale a alternativa INCORRETA, de acordo com a Base Curricular da Rede Municipal de Ensino da Palhoça:

13 Q835101 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Saúde, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Educação Infantil, IESES, 2021

Se estiver doente, com sintomas compatíveis com a COVID-19 evite contato físico com outras pessoas, incluindo os familiares, principalmente, idosos e doentes crônicos. Assinale a alternativa INCORRETA em relação como você deve se comportar em casa caso more com outros familiares:

14 Q834716 | Geografia, Geografia Econômica, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Educação Infantil, IESES, 2021

Os blocos econômicos consistem especialmente no processo de facilitação do desenvolvimento da atividade comercial entre os membros. Dessa forma, os países-membros realizam entre si a venda de produtos e permitem o tráfego de informações, bens e pessoas, além de dificultaram a entrada de produtos de países que não são membros por meio da criação de barreiras comerciais. Assinale a alternativa correta onde informa como os primeiros blocos surgiram:

15 Q834304 | Português, Interpretação de Textos, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Educação Infantil, IESES, 2021

O desenho dos espaços, sejam eles físicos ou virtuais, afetam diretamente como as pessoas interagem dentro dele. Assim como nos comportamos de maneiras distintas em um estádio de futebol e numa biblioteca, também mudamos nossa postura do LinkedIn para o WhatsApp. São nos espaços públicos como parques, bibliotecas e praças que pessoas das mais variadas tribos se encontram, reconhecem as desigualdades e criam um senso de pertencimento e identidade. Eles são parte fundamental para o funcionamento de sociedades plurais. E o que as redes sociais podem aprender com espaços públicos físicos? Essa é a pergunta que a organização não governamental Civic Signal se propôs a responder. O objetivo da ONG é não só fornecer subsídios para que engenheiros, designers e empresas de tecnologia formem ambientes digitais mais inclusivos, como também estabelecer critérios objetivos para avaliar o quão amigáveis as plataformas já existentes são.

(Clara Becker. “Como construir espaços digitais públicos mais saudáveis?”. Adaptado. Jornal El País. 2021). 
No trecho O objetivo da ONG é não só fornecer subsídios para que engenheiros, designers e empresas de tecnologia formem ambientes digitais mais inclusivos, como também estabelecer critérios objetivos para avaliar o quão amigáveis as plataformas já existentes são, os termos sublinhados expressam uma relação de:

16 Q834117 | Português, Interpretação de Textos, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Educação Infantil, IESES, 2021

O desenho dos espaços, sejam eles físicos ou virtuais, afetam diretamente como as pessoas interagem dentro dele. Assim como nos comportamos de maneiras distintas em um estádio de futebol e numa biblioteca, também mudamos nossa postura do LinkedIn para o WhatsApp. São nos espaços públicos como parques, bibliotecas e praças que pessoas das mais variadas tribos se encontram, reconhecem as desigualdades e criam um senso de pertencimento e identidade. Eles são parte fundamental para o funcionamento de sociedades plurais. E o que as redes sociais podem aprender com espaços públicos físicos? Essa é a pergunta que a organização não governamental Civic Signal se propôs a responder. O objetivo da ONG é não só fornecer subsídios para que engenheiros, designers e empresas de tecnologia formem ambientes digitais mais inclusivos, como também estabelecer critérios objetivos para avaliar o quão amigáveis as plataformas já existentes são.

(Clara Becker. “Como construir espaços digitais públicos mais saudáveis?”. Adaptado. Jornal El País. 2021). 
A alternativa que melhor exprime as ideias do texto é:

17 Q833518 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Educação Infantil, IESES, 2021

Em acordo a Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça, verifique as assertivas e assinale a correta.
I. A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e tem por objetivo garantir o desenvolvimento integral das crianças de zero a seis anos de idade, em seus aspectos físico, afetivo, psicológico, intelectual e social. II. Em Palhoça, a Educação Infantil afirma-se conforme legislações específicas nacionais e municipais. III. Na estrutura da Secretaria Municipal de Educação, existe um setor de Educação Infantil que conta com uma equipe composta por um coordenador, um assessor de coordenação e oito assessores pedagógicos voltados para a atenção às crianças, aos professores e aos gestores das instituições, oferecendo suporte pedagógico, assessoramentos, formações, entre outras ações que asseguram a qualidade pedagógica no atendimento às crianças. IV. As funções sociopolíticas e pedagógicas da Educação Infantil estão intimamente ligadas à democracia e à cidadania, permeadas por valores que se reconstroem diariamente nos hábitos e nas relações com os diversos pares, os quais devem valorizar o diálogo, a inclusão e a justiça social, bem como aprender a respeitar, acolher e celebrar a diversidade, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si, dos outros e do meio ambiente.

18 Q833804 | Pedagogia, Legislação da Educação, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Educação Infantil, IESES, 2021

Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional constam informações em relação aos Profissionais da Educação, assinale a alternativa correta:

19 Q831953 | Pedagogia, Legislação da Educação, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Educação Infantil, IESES, 2021

Analise as informações abaixo relacionadas à Política Nacional de Educação – Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996 no que diz respeito as universidades mantidas pelo Poder Público e identifique a sequência correta:
As universidades mantidas pelo Poder Público gozarão, na forma da lei, de estatuto jurídico especial para atender às peculiaridades de sua estrutura, organização e financiamento pelo Poder Público, assim como dos seus planos de carreira e do regime jurídico do seu pessoal. No exercício da sua autonomia, além das atribuições asseguradas pelo artigo anterior, as universidades públicas poderão:
I. Adotar regime financeiro e contábil que atenda às suas peculiaridades de organização e funcionamento. II. Aprovar e executar planos, programas e projetos de investimentos referentes a obras, serviços e aquisições em geral, de acordo com os recursos alocados pelo respectivo Poder mantenedor. III. Efetuar transferências, quitações e tomar outras providências de ordem orçamentária, financeira e patrimonial necessárias ao seu bom desempenho. IV. Elaborar seus orçamentos semestralmente e plurianuais.
A sequência correta é:

20 Q832591 | Pedagogia, Legislação da Educação, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Educação Infantil, IESES, 2021

No que diz respeito às finalidades da educação superior de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assinale a alternativa INCORRETA:
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