Questões de Concursos: Prefeitura de Palhoça SC Provas Técnico de Enfermagem ESF Técnico de Enfermagem

Prepare-se para a prova com questões de Prefeitura de Palhoça SC Provas Técnico de Enfermagem ESF Técnico de Enfermagem de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q837144 | Português, Morfologia Pronomes, Prefeitura de Palhoça SC Provas Técnico de Enfermagem ESF Técnico de Enfermagem, IESES, 2021

Sobre emprego, classificação e colocação de pronomes, assinale a alternativa INCORRETA.

22 Q835500 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Prefeitura de Palhoça SC Provas Técnico de Enfermagem ESF Técnico de Enfermagem, IESES, 2021

Sobre os Agentes Comunitários de Saúde, verifique as assertivas e assinale a correta.

I. Oficialmente implantado pelo Ministério da Saúde em 1991, o então Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) teve início no fim da década de 80 como uma iniciativa de algumas áreas do Nordeste (e outros lugares, como o Distrito Federal e São Paulo) em buscar alternativas para melhorar as condições de saúde de suas comunidades.

II. Na implantação do PACS, tratava-se de uma nova categoria de trabalhadores, formada pela e para a própria comunidade, atuando e fazendo parte da saúde prestada nas localidades.

III. Hoje, a profissão de Agente Comunitário de Saúde (ACS) é uma das mais estudadas pelas Universidades de todo o País. Isso pelo fato de os ACS transitarem por ambos os espaços - governo e comunidade - e intermediarem essa interlocução.

IV. O ACS tem um papel muito importante no acolhimento apesar de não ser membro da equipe de saúde, pois faz parte da comunidade, o que lhe permite a criação de vínculos mais facilmente, propiciando o contato direto com a equipe.

23 Q837933 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Prefeitura de Palhoça SC Provas Técnico de Enfermagem ESF Técnico de Enfermagem, IESES, 2021

Verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.

24 Q835506 | Enfermagem, Higiene nos Procedimentos de Enfermagem, Prefeitura de Palhoça SC Provas Técnico de Enfermagem ESF Técnico de Enfermagem, IESES, 2021

As técnicas assépticas são utilizadas para eliminar e excluir patógenos como limpeza geral, lavagem frequente e completa das mãos, isolamento de pacientes infectados, desinfecção e esterilização. Assim, verifique as assertivas e assinale a correta.
I. A realização de sinais vitais é realizada na técnica de assepsia médica. II. O cateterismo vesical deve ser realizado na técnica de assepsia cirúrgica. III. A sondagem nasoenteral deve ser realizada na técnica de assepsia cirúrgica. IV. A mudança de decúbito deve ser realizada na técnica de assepsia médica.

25 Q837517 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, Prefeitura de Palhoça SC Provas Técnico de Enfermagem ESF Técnico de Enfermagem, IESES, 2021

Sobre o fenômeno Diabetes Mellitus (DM), verifique as assertivas e assinale a correta.

26 Q836314 | Enfermagem, Legislação em Saúde, Prefeitura de Palhoça SC Provas Técnico de Enfermagem ESF Técnico de Enfermagem, IESES, 2021

Sobre a Lei Federal 8.142 de 28 de dezembro de 1990, verifique as assertivas e assinale a correta.

28 Q837249 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Prefeitura de Palhoça SC Provas Técnico de Enfermagem ESF Técnico de Enfermagem, IESES, 2021

Observe as assertivas relacionadas a doenças infecciosas e parasitárias e assinale a resposta correta.
I. Os vetores hospedeiros são os mosquitos do gênero Aedes. II. No Brasil, o Culex quinquefasciatus é o principal transmissor dessa doença. III. É transmitido por meio da picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada pelo Plasmodium. IV. O agente etiológico é o Trypanosoma cruzi, protozoário que pode habitar Triatomíneos hematófagos (no Brasil, conhecidos como “barbeiros” ou “chupões”).

29 Q836349 | Português, Interpretação de Textos, Prefeitura de Palhoça SC Provas Técnico de Enfermagem ESF Técnico de Enfermagem, IESES, 2021

Leia o texto a seguir para responder à questão.

IA TENTA PREVER MUTAÇÕES DO SARS-COV-2


     Cientistas testaram uma ferramenta incomum para mapear mutações do coronavírus: um algoritmo do MIT criado para analisar a gramática humana. 

     A ideia dele é pensar na sequência genética dos vírus como um tipo de linguagem escrita. As informações genéticas que servem como receita de bolo para criar uma nova variante, afinal, podem ser traduzidas como um amontoado de letras. 

     Quando aparecem letras estranhas no vocabulário viral, é porque algo está errado. A tentativa do algoritmo é exatamente essa — procurar por “erros” na sequência genética que indiquem potenciais mutações nocivas. 

     Em testes feitos no MIT, o modelo acusou corretamente a maioria das sequências mutantes — mas também indicou vários falsos positivos. A expectativa é que, após refinada, a ferramenta possa ser uma técnica acessória para mapear mutações virais. 

Fonte: https://super.abril.com.br (adaptado). 

Conforme o texto, NÃO se pode afirmar que:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.