Texto associado. egundo Bergamini (1997), da mesma forma como é possível classificar os indivíduos de acordo com os seus estilos comportamentais, pode-se caracterizar as organizações segundo sua psicoestrutura. Possuindo sinais típicos, as disfunções organizacionais apresentam, segundo a autora, cinco síndromes diferentes de comportamento neurótico. Sendo assim, correlacione o tipo de patologia organizacional à sua respectiva definição e, em seguida, assinale a opção correta. TIPO
I- Organização paranòide
II- Organização compulsiva
III- Organização teatral
IV- Organização depressiva
V- Organização esquizóide
DEFINIÇÃO
( ) O ambiente dessas organizações reflete hiperattvidade, impulsividade e perigosa incredulidade diante das ameaças. Portanto, ter audácia, assumir riscos e estar aberto à inovação, bem como à diversificação representam os seus temas preferidos.
( ) Facilmente observam-se nessas organizações cenários típicos de um verdadeiro campo de batalha no qual, motivados por ambição pessoal, os executivos, seja em que nível for, procuram satisfazer seus próprios interesses e motivações carreiristas.
( ) Essas empresas pendem mais para o conservadorismo, procurando evitar de forma sistemática o desenvolvimento de novas estratégias, bem como experimentam dificuldades quanto a inovações de produtos, pois isso lhes parece excessivamente ameaçador.
( ) Há uma ausência sistemática de diretividade que se espalha sob forma de apatia desde o topo até a base da organização. Ao se fugir sistematicamente das decisões, a estratégia adotada é a de contemporização, na qual a maior parte do tempo é consagrada ao detalhamento de rotinas irrelevantes.
( ) É essa a organização que prioriza de tal modo a sua preocupação com as ameaças que institucionaliza, de forma sistemática e clara, todo um conjunto de rituais defensivos.
a) (II) (III) (IV) (V) (I)
b) (II) (I) (V) (III) (IV)
c) (III) (V) (I) (IV) (II)
d) (V) (II) (I) (IV) (III)
e) (III) (I) (IV) (II) (V)