Texto associado. Educação e ecologia
Dentro de um projeto educacional consistente, a ecologia teria uma dupla face: a de ciência multidisciplinar por natureza e a de antídoto contra a ideologia do crescimento bruto, deformação
grotesca do ideal desenvolvimentista. Em face da destruição do ambiente, a escola deveria induzir o aluno a perguntar: o que o capital está fazendo com a nossa casa, a nossa paisagem, a nossa cidade?
Parar para pensar: esse também seria o lema de um currículo que poderia explorar a fundo o significado e a prática dos direitos humanos. A disciplina central, aqui, é sempre a História, que ilumina as ciências sociais, da economia à política, da antropologia à sociologia. A educação existe para nos dar renovado ânimo em face de um cotidiano que timbra em nos desanimar.
A dupla face da ecologia, que o autor do texto recomenda para um projeto educacional consistente, estaria representada na
a) diversificação dos estudos de História e na proposição de novas normas ideológicas para o desenvolvimento do país.
b) indução do aluno à avaliação do sistema financeiro e no questionamento da multidisciplinaridade escolar.
c) ênfase do desenvolvimento técnico-científico e no incentivo aos estudos de História.
d) articulação entre várias áreas de conhecimento e na contestação da ideologia do crescimento a qualquer preço.
e) detecção de problemas ambientais e na supervisão das ciências físicas pelas ciências humanas.