Questões de Concursos: Professor Prepare-se para a prova com questões de Professor de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Professor Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 31 Q328062 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Professor, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFALA função social da escola tem sido cada vez mais diversificada. Ela se funda na premente necessidade do acompanhamento, por parte das instituições educativas, das mudanças que se processam aceleradamente em função dos avanços da ciência e da tecnologia e o mundo do trabalho. Nesse sentido, é correto afirmar que a) a cultura escolar deve priorizar o ensino interdisciplinar. b) a função do currículo escolar é reforçar o ensino de linguagem e da matemática para atender ao mundo do trabalho. c) os conteúdos curriculares devem priorizar o ensino de ciências e suas conexões com a vida prática do aluno. d) os conteúdos curriculares devem reforçar o ensino de conteúdos da prática e minimizar os conteúdos teóricos. e) a cultura escolar deve desenvolver um ensino que crie conexões entre o que o aluno aprende e as experiências de vida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 32 Q319052 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCCA maior parte dos primeiros filósofos considerava como os únicos princípios de todas as coisas os que são da natureza da matéria. Aquilo de que todos os seres são constituídos e de que primeiro são gerados e em que por fim se dissolvem, tal é para eles o elemento, o princípio dos seres; e por isso julgam que nada se cria nem se destrói, como se tal natureza subsistisse para sempre. (Aristóteles) É correto afirmar que, no trecho acima, Aristóteles refere- se: a) à cosmogonia de Hesíodo que, em seus poemas, apresentou uma visão filosófica da natureza. b) às especulações dos sofistas, caracterizadas por seu relativismo quanto ao conhecimento da natureza. c) à perspectiva antropológica das reflexões socráticas sobre o homem, a justiça e a virtude. d) à visão platônica de um mundo das idéias, caracterizado pela existência de formas eternas. e) à busca, por parte dos filósofos pré-socráticos, do princípio gerador do devir e da permanência do mundo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 33 Q795072 | Filosofia, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEA respeito dos assuntos filosóficos abaixo abordados, assinale a opção correta. a) A epistemologia é o estudo dos textos sagrados da filosofia contidos nas cartas do novo testamento. b) A estética, a ética e a criteriologia ou gnoseologia fazem parte da filosofia prática. c) Baumgarten foi o filósofo que criou a teoria da mônada, substância simples que agregada a outras constitui as coisas de que a natureza se compõe. d) David Hume, filósofo empírico escocês, entre outras noções filosóficas, estudou e redefiniu a noção de causalidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 34 Q324166 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, SEE SP, VUNESPDe acordo com Perrenoud (2000), uma das competências do professor é administrar a progressão das aprendizagens dos alunos. Essa competência está intimamente relacionada com a a) avaliação somativa utilizada no final do ano letivo para verificar o desempenho do aluno. b) avaliação somativa realizada durante o ano letivo para acompanhar todo o processo de aprendizagem do aluno. c) avaliação classificatória realizada no início do ano letivo a fim de organizar os alunos em grupos por níveis de aprendizagem. d) observação e avaliação dos alunos em situações de aprendizagem, de acordo com a abordagem formativa. e) avaliação seletiva dos alunos em situações de aprendizagem, a fim de atender à heterogeneidade da classe. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 35 Q10116 | Matemática, Professor, SEE AC, FUNCAB“O Material Dourado” é um dos materiais criado por Maria Montessori. Este material baseia-se nas regras do Sistema de Numeração, inclusive para o trabalho com múltiplos, sendo confeccionado em madeira e é composto por: cubos, placas, barras e cubinhos. O cubo é formado por dez placas, a placa por dez barras e a barra por dez cubinhos. Este material é de grande importância para o ensino de sistema de numeração decimal e facilita a aprendizagem dos algoritmos da adição, da subtração, da multiplicação e da divisão. No Ano de 2006, a população do município de Xapuri era de 13.893 habitantes. Para representar essa população, em uma aula prática com “Material Dourado”, uma professora precisou de X cubos, Y placas, Z barras e K cubinhos. Depois da aula, a professora resolveu a seguinte operação X . K +Y. Z e o valor encontrado foi: a) 75 b) 84 c) 96 d) 104 e) 111 Resolver questão 🗨️ Comentários 4 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 36 Q472044 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Buíque PE, IPADPaes (2001) afirma que: "Para nós, o jogo possibilita o resgate da cultura infantil no processo pedagógico de ensino do esporte, tornando seu aprendizado uma atividade prazerosa e eficiente". Esse aprendizado está relacionado: a) ao resgate do conhecimento acerca dos esportes. b) à aquisição das habilidades básicas e específicas c) ao resgate do conhecimento acerca dos jogos esportivos d) à aquisição de técnicas dos fundamentos esportivos. e) à aquisição de táticas esportivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 37 Q536540 | Engenharia Civil, Fundações, Professor, IFTOTubulões a céu aberto são amplamente empregados na engenharia de fundações. Contudo, não são recomendados para todas as situações. É correto dizer que não se recomenda a utilização de tubulão a céu aberto em: a) Presença de nível d?água muito próximo da superfície. b) Ocorrência de espessa camada de solo coesivo, tipicamente argiloso. c) Edificações comerciais com mais de 3 (três) pavimentos. d) Perfis de solo com valor NSPT superior a 10 (dez) golpes. e) Presença de estruturas vizinhas susceptíveis à vibração. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 38 Q2367 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, ProfessorAnalise as proposições abaixo e após assinale a alternativa correta. I. Considera-se criança para os efeitos do Estatuto da Criança e do Adolescente a pessoa até 12 (doze) anos de idade incompletos. II. Adolescente, para efeitos do Estatuto da Criança e do Adolescente, é a pessoa entre 13 (treze) e 18 (dezoito) anos de idade. III. A redução da maioridade civil pela Lei n.º 10.406/2002 impede a aplicação de medida sócio educativa a pessoas com idade entre 18 (dezoito) e 21 (vinte e um) anos. IV. A redução da maioridade civil pela Lei n.º 10.406/2002 não implica na extinção da medida sócio- educativa a pessoas com idade entre 18 (dezoito) e 21 (vinte e um) anos, se o infrator atingiu os 18 (dezoito) anos no curso do cumprimento da medida. a) Somente as proposições I e IV estão corretas. b) Somente as proposições I e II estão corretas. c) Somente as proposições I e III estão corretas. d) Somente as proposições II e IV estão corretas. e) Somente a proposição II está correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 39 Q387580 | Educação Artística, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEOs museus de arte constituem espaços em que estão presentes as mais diversas manifestações artístico-culturais, tais como pintura, teatro, música, dança, desenho, cinema, expressão corporal, fotografias e esculturas, considerando as diferentes linguagens que se expressam de forma singular. A convivência com as obras em um museu propicia ao estudante o conhecimento de várias formas de expressão de artistas brasileiros e estrangeiros. Acerca desse tema e a respeito da relação da arte com a educação no ambiente de museu, assinale a opção correta. a) O olhar de um estudante para uma obra é ingênuo, descomprometido com o passado e com as suas experiências e referenciais. b) A educação do olhar por meio das visitas aos museus é um exercício, uma construção em que não se permitem questionamentos. c) A proximidade com as obras em um museu de arte provoca o gosto pela descoberta das impressões sensoriais, a curiosidade e o prazer. d) Os prédios dos museus, em sua maioria, oferecem um espaço inócuo, incapazes de interferir nas expectativas e no imaginário de cada visitante. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 40 Q5117 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEED PR, UFPRA gestão democrática da escola passa, entre outras questões, pelo fortalecimento e pela consolidação de mecanismos de participação da comunidade escolar. Esses mecanismos prevêem: a) o respeito a todas as decisões individuais. b) o autoritarismo nos processos de decisão. c) o incentivo à eleição de diretores, conselhos escolares, grêmios estudantis e democratização dos processos de decisão. d) a centralização das ações. e) a separação rígida entre as dimensões administrativas e pedagógicas da escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF← AnteriorPróximo →
31 Q328062 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Professor, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFALA função social da escola tem sido cada vez mais diversificada. Ela se funda na premente necessidade do acompanhamento, por parte das instituições educativas, das mudanças que se processam aceleradamente em função dos avanços da ciência e da tecnologia e o mundo do trabalho. Nesse sentido, é correto afirmar que a) a cultura escolar deve priorizar o ensino interdisciplinar. b) a função do currículo escolar é reforçar o ensino de linguagem e da matemática para atender ao mundo do trabalho. c) os conteúdos curriculares devem priorizar o ensino de ciências e suas conexões com a vida prática do aluno. d) os conteúdos curriculares devem reforçar o ensino de conteúdos da prática e minimizar os conteúdos teóricos. e) a cultura escolar deve desenvolver um ensino que crie conexões entre o que o aluno aprende e as experiências de vida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
32 Q319052 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCCA maior parte dos primeiros filósofos considerava como os únicos princípios de todas as coisas os que são da natureza da matéria. Aquilo de que todos os seres são constituídos e de que primeiro são gerados e em que por fim se dissolvem, tal é para eles o elemento, o princípio dos seres; e por isso julgam que nada se cria nem se destrói, como se tal natureza subsistisse para sempre. (Aristóteles) É correto afirmar que, no trecho acima, Aristóteles refere- se: a) à cosmogonia de Hesíodo que, em seus poemas, apresentou uma visão filosófica da natureza. b) às especulações dos sofistas, caracterizadas por seu relativismo quanto ao conhecimento da natureza. c) à perspectiva antropológica das reflexões socráticas sobre o homem, a justiça e a virtude. d) à visão platônica de um mundo das idéias, caracterizado pela existência de formas eternas. e) à busca, por parte dos filósofos pré-socráticos, do princípio gerador do devir e da permanência do mundo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
33 Q795072 | Filosofia, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEA respeito dos assuntos filosóficos abaixo abordados, assinale a opção correta. a) A epistemologia é o estudo dos textos sagrados da filosofia contidos nas cartas do novo testamento. b) A estética, a ética e a criteriologia ou gnoseologia fazem parte da filosofia prática. c) Baumgarten foi o filósofo que criou a teoria da mônada, substância simples que agregada a outras constitui as coisas de que a natureza se compõe. d) David Hume, filósofo empírico escocês, entre outras noções filosóficas, estudou e redefiniu a noção de causalidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
34 Q324166 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, SEE SP, VUNESPDe acordo com Perrenoud (2000), uma das competências do professor é administrar a progressão das aprendizagens dos alunos. Essa competência está intimamente relacionada com a a) avaliação somativa utilizada no final do ano letivo para verificar o desempenho do aluno. b) avaliação somativa realizada durante o ano letivo para acompanhar todo o processo de aprendizagem do aluno. c) avaliação classificatória realizada no início do ano letivo a fim de organizar os alunos em grupos por níveis de aprendizagem. d) observação e avaliação dos alunos em situações de aprendizagem, de acordo com a abordagem formativa. e) avaliação seletiva dos alunos em situações de aprendizagem, a fim de atender à heterogeneidade da classe. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
35 Q10116 | Matemática, Professor, SEE AC, FUNCAB“O Material Dourado” é um dos materiais criado por Maria Montessori. Este material baseia-se nas regras do Sistema de Numeração, inclusive para o trabalho com múltiplos, sendo confeccionado em madeira e é composto por: cubos, placas, barras e cubinhos. O cubo é formado por dez placas, a placa por dez barras e a barra por dez cubinhos. Este material é de grande importância para o ensino de sistema de numeração decimal e facilita a aprendizagem dos algoritmos da adição, da subtração, da multiplicação e da divisão. No Ano de 2006, a população do município de Xapuri era de 13.893 habitantes. Para representar essa população, em uma aula prática com “Material Dourado”, uma professora precisou de X cubos, Y placas, Z barras e K cubinhos. Depois da aula, a professora resolveu a seguinte operação X . K +Y. Z e o valor encontrado foi: a) 75 b) 84 c) 96 d) 104 e) 111 Resolver questão 🗨️ Comentários 4 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
36 Q472044 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Buíque PE, IPADPaes (2001) afirma que: "Para nós, o jogo possibilita o resgate da cultura infantil no processo pedagógico de ensino do esporte, tornando seu aprendizado uma atividade prazerosa e eficiente". Esse aprendizado está relacionado: a) ao resgate do conhecimento acerca dos esportes. b) à aquisição das habilidades básicas e específicas c) ao resgate do conhecimento acerca dos jogos esportivos d) à aquisição de técnicas dos fundamentos esportivos. e) à aquisição de táticas esportivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
37 Q536540 | Engenharia Civil, Fundações, Professor, IFTOTubulões a céu aberto são amplamente empregados na engenharia de fundações. Contudo, não são recomendados para todas as situações. É correto dizer que não se recomenda a utilização de tubulão a céu aberto em: a) Presença de nível d?água muito próximo da superfície. b) Ocorrência de espessa camada de solo coesivo, tipicamente argiloso. c) Edificações comerciais com mais de 3 (três) pavimentos. d) Perfis de solo com valor NSPT superior a 10 (dez) golpes. e) Presença de estruturas vizinhas susceptíveis à vibração. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
38 Q2367 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, ProfessorAnalise as proposições abaixo e após assinale a alternativa correta. I. Considera-se criança para os efeitos do Estatuto da Criança e do Adolescente a pessoa até 12 (doze) anos de idade incompletos. II. Adolescente, para efeitos do Estatuto da Criança e do Adolescente, é a pessoa entre 13 (treze) e 18 (dezoito) anos de idade. III. A redução da maioridade civil pela Lei n.º 10.406/2002 impede a aplicação de medida sócio educativa a pessoas com idade entre 18 (dezoito) e 21 (vinte e um) anos. IV. A redução da maioridade civil pela Lei n.º 10.406/2002 não implica na extinção da medida sócio- educativa a pessoas com idade entre 18 (dezoito) e 21 (vinte e um) anos, se o infrator atingiu os 18 (dezoito) anos no curso do cumprimento da medida. a) Somente as proposições I e IV estão corretas. b) Somente as proposições I e II estão corretas. c) Somente as proposições I e III estão corretas. d) Somente as proposições II e IV estão corretas. e) Somente a proposição II está correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
39 Q387580 | Educação Artística, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEOs museus de arte constituem espaços em que estão presentes as mais diversas manifestações artístico-culturais, tais como pintura, teatro, música, dança, desenho, cinema, expressão corporal, fotografias e esculturas, considerando as diferentes linguagens que se expressam de forma singular. A convivência com as obras em um museu propicia ao estudante o conhecimento de várias formas de expressão de artistas brasileiros e estrangeiros. Acerca desse tema e a respeito da relação da arte com a educação no ambiente de museu, assinale a opção correta. a) O olhar de um estudante para uma obra é ingênuo, descomprometido com o passado e com as suas experiências e referenciais. b) A educação do olhar por meio das visitas aos museus é um exercício, uma construção em que não se permitem questionamentos. c) A proximidade com as obras em um museu de arte provoca o gosto pela descoberta das impressões sensoriais, a curiosidade e o prazer. d) Os prédios dos museus, em sua maioria, oferecem um espaço inócuo, incapazes de interferir nas expectativas e no imaginário de cada visitante. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
40 Q5117 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEED PR, UFPRA gestão democrática da escola passa, entre outras questões, pelo fortalecimento e pela consolidação de mecanismos de participação da comunidade escolar. Esses mecanismos prevêem: a) o respeito a todas as decisões individuais. b) o autoritarismo nos processos de decisão. c) o incentivo à eleição de diretores, conselhos escolares, grêmios estudantis e democratização dos processos de decisão. d) a centralização das ações. e) a separação rígida entre as dimensões administrativas e pedagógicas da escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro