Questões de Concursos: Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Prepare-se para a prova com questões de Professor Adjunto de Ensino Fundamental de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q352228 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Em Jogos Teatrais, o estudo de Ingrid Dormien Koudela focaliza aspectos epistemológicos do ensino do teatro, enfatizando as relações entre a metodologia de

22 Q388697 | História, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

O filme Carlota Joaquina mostra uma versão sobre o contexto histórico que culminou com a independência do Brasil. Nesse contexto, o filme destaca

23 Q481445 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Uma análise comparativa do ambiente de grandes cidades de países desenvolvidos e subdesenvolvidos permite concluir que, nesses últimos, os problemas ambientais urbanos são

24 Q482074 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considere as afirmações sobre os mapas.

I. Os mapas resultam da redução da área representada, a qual é definida por uma proporção expressa na escala.

II. Os mapas são produzidos a partir da definição de uma malha de coordenadas que garantem a localização precisa de qualquer ponto da Terra.

III. No mapa, podem aparecer diversas perspectivas; assim pode-se observar objetos rebatidos, desdobrados, vistos a 90° ou a 45°.

IV. O mapa admite o uso de convenções ou representações pictóricas com predomínio de equivalentes analógicos.

Estão corretas SOMENTE as características

25 Q381954 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

No ensino de Ciências predomina o aspecto intelectual dos conteúdos e das atividades tradicionais, ocorrendo acentuada preocupação com o ler e o responder questões ao lado da memorização de informações científicas ensinadas pelo professor. A afirmação que apoia esta crítica é:

26 Q381905 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A epistemologia é a área da filosofia que estuda a questão do conhecimento. Analise os pontos de vista apresentados abaixo.

I. O pensamento é a fonte principal do conhecimento humano.

II. Existem idéias que são inatas, independentes de qualquer experiência anterior.

III. O conhecimento válido é aquele proveniente da experiência sensível.

As concepções epistemológicas presentes, respectivamente, em I, II e III são:

27 Q351785 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Sem o olhar fecundador do artista, a matéria é inerte e muda: apenas aquele olhar formativo desperta-a para a vida da arte. Os problemas técnicos não se impõem ao artista, mas é ele quem sabe fazê-los nascer da matéria que lhe foi entregue pela tradição; a técnica, de per si, só forma o artesão, mas é o artista quem sabe torná-la capaz de mostrar a arte; a matéria pode ser resistência, obstáculo, causa de malogro, e é o artista quem sabe fazer dela uma ocasião, um veículo, uma garantia de êxito.

Este pensamento de Luigi Pareyson, reflete-se no pensamento dos estudiosos contemporâneos do ensino de arte que afirmam:

I. A exploração dos materiais é uma ação pedagógica necessária.

II. É necessário atribuir significados à matéria, pois ela também dá suporte à poética do artista.

III. A técnica pode refletir o contexto sócio-histórico-cultural de quando foi utilizada, e sua compreensão facilita perceber o significado das rupturas.

IV. Conhecer o processo de criação do artista permite perceber não somente sua poética pessoal, suas temáticas, as influências estilísticas, mas também o modo como enfrentou a resistência das matérias que escolheu para trabalhar.

É correto o que se afirma em:

28 Q352061 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Em seu livro O sentido da arte, Herbert Read faz algumas conexões entre diversos artistas, pois acredita que os valores extremos da arte transcendem do indivíduo, da época e da circunstância. Identifique as conexões propostas entre:

I. Hyeronimus Bosch

II. Sesshu

III. Salvador Dali

IV. Jackson Pollock

V. Pierre Soulages

VI. Turner

 

29 Q481693 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Em seu texto sobre a leitura e a escrita na geografia, Kaercher (2000) introduz a expressão alfabetização geográfica que, segundo o autor, é

30 Q339652 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Uma multiplicação pode ser efetuada para resolver um problema que envolva raciocínio combinatório. Qual dentre as alternativas seguintes mostra uma multiplicação que resolve o problema "Dois automóveis diferentes chegam a um estacionamento que possui 6 vagas individuais livres. De quantas maneiras diferentes os automóveis poderão ocupar duas dessas vagas?"

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.