O componente curricular de Matemática do Ensino
Fundamental, na proposta da BNCC, apresenta cinco
unidades temáticas, interligadas, que guiam a
formulação das habilidades a serem desenvolvidas ao
longo do Ensino Fundamental. Cada unidade
temática pode receber destaque variado, dependendo
do ano de escolarização.
Em relação às unidades temáticas do componente de
Matemática para os anos iniciais do ensino
fundamental, analise os itens a seguir.
I. Na unidade temática números , no Ensino
Fundamental – Anos Iniciais, a expectativa em relação
a essa temática é que os alunos resolvam problemascom números naturais e números racionais cuja
representação decimal é finita, além de diferentes
estratégias para a obtenção dos resultados,
sobretudo por estimativa e cálculo mental, além de
algoritmos e uso de calculadoras.
II. Na unidade temática álgebra é imprescindível que
algumas dimensões do trabalho com a álgebra
estejam presentes nos processos de ensino e
aprendizagem desde o Ensino Fundamental – Anos
Iniciais, como as ideias de regularidade,
generalização de padrões e propriedades da
igualdade.
III. Na unidade geometria Ensino Fundamental – Anos
Iniciais espera-se que os alunos sejam capazes de
reconhecer as condições necessárias e suficientes
para obter triângulos congruentes ou semelhantes e
que saibam aplicar esse conhecimento para realizar
demonstrações simples, contribuindo para a formação
de um tipo de raciocínio importante para a
Matemática, o raciocínio hipotético-dedutivo.
IV. Na unidade temática grandezas e medidas no
Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a expectativa é
que os alunos reconheçam que medir é comparar uma
grandeza com uma unidade e expressar o resultado
da comparação por meio de um número. Bem como,
resolvam problemas oriundos de situações cotidianas
que envolvem grandezas como comprimento, massa,
tempo, temperatura, área de triângulos e retângulos e
capacidade e volume de sólidos formados por blocos
retangulares, sem uso de fórmulas, recorrendo,
quando necessário, a transformações entre unidades
de medida padronizadas mais usuais.
É correto apenas o que se afirma em
a) I.
b) I, II e IV.
c) II, III e IV.
d) III e IV.