Questões de Concursos: Professor Classe I Nível A

Prepare-se para a prova com questões de Professor Classe I Nível A de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q474362 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN

Segundo Amaral (2009), os jogos cooperativos são atividades que requerem um trabalho em equipe para alcançarem metas mutualmente aceitáveis. Não é necessário que os indivíduos que cooperam tenham os mesmos objetivos, porém seu alcance deve proporcionar satisfação para todos os integrantes do grupo. É um espaço rico onde se produzem infinitas situações que exigem a participação na solução de problemas. Para Broto (2001), os principais eixos da pedagogia cooperativa são:

22 Q384467 | Biologia, Ecologia, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN

É comum nas florestas tropicais, sobre galhos de árvores, encontrar vistosas orquídeas e bromélias, que buscam a luminosidade acima do solo para se desenvolverem. De cores e formatos variados, essas plantas interagem com diversos tipos de animais. Espécies de bromélias servem de ninho para várias espécies de anfíbios que utilizam seus reservatórios de água para a incubação dos seus ovos. Esse tipo de relação, entre as bromélias e as árvores sobre a qual estas residem, evidencia um tipo de relação ecológica tipo:

23 Q384961 | Biologia, Ensino em Ciências e Biologia, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN

Nos PCNs, as competências e habilidades a serem desenvolvidas em Biologia apresentam intenções educativas que estão bem delimitadas em três áreas. Relacione adequadamente essas áreas às informações correspondentes.

1. Representação e comunicação.

2. Investigação e compreensão.

3. Contextualização sociocultural.

( ) Estabelecer relações entre parte e todo de um fenômeno ou processo biológico.

( ) Expressar dúvidas, ideias e conclusões acerca dos fenômenos biológicos.

( ) Reconhecer o ser humano como agente e paciente de transformações intencionais por ele produzidas no seu ambiente.

A sequência está correta em

24 Q794473 | Filosofia, Filosofia, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN

“A razão coloca-se predominantemente em função da fé, ou seja, a filosofia serve à teologia, para a interpretação da escritura (Exegese) ou para a construção doutrinária sistemática (dogmática). A pesquisa racional ‘autônoma’ deve ser vista no quadro do problema religioso da conversão dos infiéis, para quem é necessário propor a doutrina cristã com base em argumentação racional. Não basta crer: é preciso compreender a fé. E isso não se obtém somente interpretando os textos sacros ou mostrando suas possíveis implicações para vida individual e comunitária dos homens, mas também demonstrando com base na razão as verdades aceitas pela fé ou, pelo menos, a sua logicidade ou a sua não contraditoriedade com os princípios fundamentais da razão.”

(Reale, 1990. V 1. P 482.)

O fragmento anterior se insere diretamente no contexto da filosofia

25 Q795027 | Filosofia, Filosofia, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN

“Aurélio Agostinho, o Santo Agostinho de Hipona, foi um importante bispo, cristão e teólogo. Nasceu na região norte da África em 354. Era filho de mãe que seguia o cristianismo, porém seu pai era pagão. Logo, em sua formação, teve importante influência do maniqueísmo.”

(Reale, 1990. V 1. P. 428-34.)

Sobre Santo Agostinho e seu pensamento, analise as afirmativas a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Apesar de Agostinho ter vivido uma experiência de conversão ao cristianismo, a fé sempre foi questão secundária em seu pensamento.

( ) O mal não é um ser, mas deficiência e privação do ser. Se o mal fosse uma substância, seria um bem.

( ) Agostinho organiza o mundo e a sociedade em uma unidade coletiva denominada Cidade de Deus, desconsiderando qualquer outra forma metafísica.

( ) Os bens finitos devem ser usados como meios e não serem transformados em objetos de fruição e deleite, como se fossem fins.

A sequência está correta em

26 Q794952 | Filosofia, Filosofia, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN

A primeira função da “teoria dos ídolos” é a de tornar os homens conscientes das falsas noções que congestionam a sua mente e barram-lhes o caminho para a verdade. Sobre a “teoria dos ídolos” de Francis Bacon, analise as afirmativas a seguir.

I. Os ídolos da tribo são os homens quando procuram as ciências em seus pequenos mundos, não no mundo maior, que é idêntico para todos os homens. Portanto, esses ídolos perturbam o conhecimento, uma vez que mantêm o homem preso em preconceitos e singularidades.

II. Os ídolos da caverna se alicerçam na própria natureza humana e na própria família humana. Eles têm sua origem no próprio intelecto humano que mistura a natureza das coisas. Dessa forma, há uma confusão mental que, segundo Bacon, ocorre quando o intelecto sofre influência da nossa vontade e dos afetos, de modo a confundir a natureza das coisas com aquilo que projetamos delas.

III. Os ídolos do foro ou do mercado são ídolos que, através das palavras, penetram no intelecto. Provenientes do intercâmbio entre os homens, eles existem devido ao mau uso da fala. Como essa troca entre os homens se dá por meio da linguagem, esses ídolos existem devido a uma inadequada atribuição aos nomes.

IV. Os ídolos do teatro ocorrem pela adesão a diversas doutrinas filosóficas e por causa das péssimas regras de demonstração delas. Bacon chama assim porque considera que sistemas filosóficos foram preparados para serem representados. No entanto, esses sistemas estão a quem de conseguir atingir a verdade, e se manter preso a eles é distanciar-se da verdade. Para isso é necessário um novo método, deixando de permanecer nesse que nos mantém longe da verdade universal.

Estão corretas apenas as afirmativas

27 Q474261 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN

“A abordagem ___________________ não se propõe a tratar da cultura nas aulas de educação física. Preocupa-se na análise dos aspectos do crescimento, do desenvolvimento e da aprendizagem. Dessa forma, os autores desta concepção definem como objetivo inicial para a educação física uma proposta voltada para a aquisição de habilidades motoras básicas e depois as habilidades complexas desenvolvidas pelos alunos.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

28 Q794732 | Filosofia, Filosofia, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN

“Karl Popper desenvolveu uma concepção própria da lógica e da metodologia da ciência. Sua principal contribuição consiste na formulação da noção de _____________________ como critério fundamental para a caracterização das teorias científicas, tentando, assim, superar o problema da impossibilidade da verificação definitiva de uma hipótese através do método indutivo encontrado na ciência. Assim, para Popper é a possibilidade de falsificar uma hipótese científica que permite a correção e o desenvolvimento das teorias científicas, e em última análise o progresso da ciência, embora nenhuma teoria possa jamais ser fundamentada de forma conclusiva. O conhecimento é, portanto, essencialmente conjetural, sendo impossível a certeza definitiva. É necessário, por isso, defender a liberdade de crítica e de experimentação.”

 (Japiassú, 2006:180.)

Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

29 Q794555 | Filosofia, Filosofia, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN

Sobre a filosofia de Thomas Hobbes, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Foi altamente influenciado pela filosofia aristotélica e pela escolástica.

( ) Tentou explicar toda a realidade com base em apenas dois elementos: o corpo e o movimento.

( ) Os pressupostos que constituem a base da construção da sociedade e do Estado de Hobbes são fundamentalmente dois. Em primeiro lugar admite que, embora todos os bens sejam relativos, há, porém, entre eles um bem primeiro e originário, que constitui a vida e a sua conservação. Em segundo lugar, ele nega que existam justiça e injustiça naturais, já que, não existem valores absolutos, sustentando que os valores são frutos de convenções estabelecidas por nós mesmos e que, portanto, são cognoscíveis de modo perfeito e a priori, juntamente com tudo que delas deriva.

( ) O egoísmo e o convencionalismo são os pontos cardeais da nova ciência política, que, segundo Hobbes, pode se desdobrar como sistema dedutivo perfeito, assim como o da geometria euclidiana.

A sequência está correta em

30 Q390079 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN

Em 2018, a decretação do AI-5 (Ato Institucional número 5) completa 50 anos. Baixado em 13 de dezembro de 1968, assinado pelo general-presidente Arthur da Costa e Silva, o AI-5 fazia parte de uma estratégia da chamada “linha dura” do regime militar que se encontrava descontente com os rumos da política brasileira. Composto por 12 artigos que instauraram um regime de exceção ainda mais violento do que aquele que estava em vigor. A instauração do AI5 trouxe desdobramentos muito fortes no país, entre eles:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.