Início

Questões de Concursos Professor Educação Básica III

Resolva questões de Professor Educação Básica III comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


11Q473715 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Analise as assertivas abaixo sobre Educação Física, saúde e qualidade de vida.

I. A Educação Física e a saúde possuem uma relação histórica, e conforme as discussões propostas acerca do tema se intensificam, percebe-se que o grau de relacionamento entre elas está fixo e estabelecido. II. A “Promoção da Saúde” considera a relação da Educação Física com a saúde, apesar de interpretar a última apenas como a ausência de doenças. III. A Aptidão Física Relacionada à Saúde (Health Related Fitness) estabelece uma relação entre a Educação Física e a saúde pela via da aptidão, priorizando parâmetros fisiológicos. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q471648 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

No processo de ensinagem cooperativa do esporte, algumas habilidades de relacionamento cooperativo devem ser aperfeiçoadas, entre as quais:

I. a possibilidade de vencer ou perder. II. celebrar os sucessos e insucessos em conjunto desfrutando de todo o processo do Jogo como um instante de encontro e realização humana. III. preservar um ambiente de alegria e descontração, favorecendo a tomada de decisão e iniciativa. IV. a consideração das conquistas coletivas em detrimento das individuais. Faz(em) parte das habilidades a ser(em) aperfeiçoadas o que está contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q472836 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Pode-se conceituar conteúdo como uma seleção de formas ou saberes culturais, conceitos, explicações, raciocínios, habilidades, linguagens, valores, crenças, sentimentos, atitudes, interesses modelos de conduta etc., cuja assimilação é considerada essencial para que se produza um desenvolvimento e uma socialização adequada ao aluno. É importante ressaltar que nem todos os saberes e formas culturais são suscetíveis de constarem como conteúdos curriculares, o que exige uma seleção rigorosa da escola. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q592401 | Química, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

São compostos orgânicos constituídos apenas de Carbono e Hidrogênio e formam uma gama de combustíveis. A definição se refere

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q473359 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre os princípios da atividade física, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A grande capacidade do organismo humano (órgãos, sistemas e tecidos), em se adaptar a cada nova carga de trabalho, exige que este seja exposto periodicamente a novos estímulos, a fim de que se atinjam ou aperfeiçoem os limites esperados (metabólicos e funcionais). Essa afirmação consiste no princípio da continuidade. ( ) O princípio da especificidade pressupõe que os benefícios do exercício físico são otimizados quando os programas são planejados para se adequarem às características, objetivos, capacidades e limitações específicas de cada participante (ou grupo). ( ) Uma das características do princípio da reversibilidade é que as adaptações metabólicas e funcionais induzidas pelos exercícios físicos tendem a retornar aos estados iniciais após a paralisação ou até mesmo as interrupções temporárias dos programas prescritos. ( ) Os principais parâmetros de controle do princípio da continuidade são volume e intensidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q471595 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Assinale a alternativa incorreta sobre a consciência da cooperação no esporte.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q544191 | Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Leia o texto abaixo para responder às questões 31 e 32.

O cientista italiano Evangelista Torricelli determinou o valor da pressão atmosférica com experimentos feitos com Mercúrio. Ele colocou o Mercúrio em um recipiente e em um tubo de 1 metro e tirou algumas conclusões.

De acordo com o texto, é possível afirmar que Torricelli concluiu que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q473206 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre a aptidão cardiorrespiratória, analise as assertivas abaixo.

I. Cabe ao sistema cardiorrespiratório fornecer elementos vitais ao organismo e eliminar os subprodutos das reações químicas celulares, como CO2 e ácido lático. II. A aptidão cardiorrespiratória é o funcionamento efetivo do coração e artérias. III. O Acidente Vascular Cerebral (popularmente conhecido como derrame) tem relação direta com uma aptidão cardiorrespiratória deficiente. IV. A baixa aptidão cardiorrespiratória pode resultar em fadiga prematura, baixa capacidade no trabalho e maior risco de doenças cardiovasculares. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q471823 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Para a inserção da Educação Física nos projetos político-pedagógicos da escola, é necessário que se observem alguns princípios, entre eles as práticas corporais como linguagem. A este respeito, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q473768 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

As aulas de Educação Física são imprescindíveis na infância para o crescimento e desenvolvimento esperados para os alunos. Muitas escolas fornecem autorizações para o absenteísmo nas aulas, por diversos motivos. Um dos resultados desse processo é um desenvolvimento precário

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

21Q473622 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

As abordagens distintas da Educação Física pressupõem ênfase em conteúdos e dimensões diferentes. Sobre as relações estabelecidas por essas abordagens com relação aos conteúdos, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q472524 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

O esporte pode assumir características bem distintas, dadas as suas diversas dimensões. Acerca desse assunto, analise as assertivas abaixo.

I. Dependendo do contexto, o esporte pode representar um instrumento de manipulação e alienação ou de simples reprodução dos valores (positivos e negativos) vigentes. II. O esporte tem natureza educacional, e pode ser um meio para estabelecer e manter um melhor relacionamento social. III. O esporte na escola objetiva, entre outras coisas, é ótimo em termos de rendimento, respeitando as características individuais. IV. O esporte-rendimento tem foco essencialmente no potencial das pessoas e enfatiza o processo. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q546669 | Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Leia o trecho abaixo para responder às questões 38 e 39.

“Basicamente, eletrizar um corpo significa tornar diferente o número de elétrons e prótons.”

Um corpo eletrizado positivamente teria

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q382986 | Biologia, Metodologia Científica, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Em uma palestra sobre as doenças sexualmente transmissíveis, o professor aborda as características e a etiologia de algumas DSTs. Entre os agentes bacterianos que podem ser citados, estão

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q473673 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre os aspectos que sustentam a pedagogia proposta pelos Jogos Cooperativos, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q545243 | Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Ao colocar dois corpos constituídos de substâncias diferentes e neutros em contato próximo, um deles irá ceder elétrons e o outro irá receber. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta o nome atribuído a esse processo de eletrização.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q472576 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Uma discussão de grande importância para os professores no processo ensino-aprendizagem é a diferença entre os enfoques de medida com referência a normas e com referência a critério. Acerca desses enfoques, analise as assertivas abaixo.

I. O enfoque na norma visa à seleção de alguns indivíduos de determinado grupo para classificá-los em ordem crescente de desempenho, para detectar quem são os melhores. II. O enfoque no critério é utilizado quando se deseja estimar o nível de desempenho do indivíduo em relação às suas potencialidades ou a algum padrão. III. A utilização de um enfoque ou de outro define se o professor parte de pressupostos de inclusão ou de exclusão. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q472271 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A aptidão musculoesquelética, muito importante na relação aptidão física e saúde, tem diversos meios de treinamento e diversos fatores que fazem parte dela. Não corresponde a um desses meios ou fatores

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q472113 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Para o desenvolvimento dos conteúdos, o professor deve ter em mente três dimensões: a conceitual (1), a procedimental (2) e a atitudinal (3). Sendo assim, correlacione esses termos com os conceitos e conteúdos correspondentes na lista abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Vivenciar e adquirir alguns fundamentos básicos dos esportes, danças, ginásticas, lutas, capoeira. Por exemplo, praticar a ginga e a roda da capoeira. ( ) Reconhecer e valorizar atitudes não preconceituosas quanto aos níveis de habilidade, sexo, religião e outras. ( ) Os modos corretos da execução de vários exercícios e práticas corporais cotidianas, tais como levantar um objeto do chão, sentar-se em frente ao computador, realizar um exercício abdominal adequadamente etc. ( ) Observar as transformações pelas quais passou a sociedade em relação aos hábitos de vida (diminuição do trabalho corporal em função das novas tecnologias) e relacioná-las com as necessidades atuais de atividade física.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q472889 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Os jogos cooperativos são defendidos como um dos conteúdos ideais a ser objeto das aulas de Educação Física. São motivos que sustentam essa vertente, exceto

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.