Questões de Concursos: Professor Educação Física

Prepare-se para a prova com questões de Professor Educação Física de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q224731 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

A respeito dos exercícios abdominais, assinale a afirmativa correta.

12 Q226218 | Matemática, Professor Educação Física, Polícia Militar MG, FCC

Um exame de sangue realizado em 20 pacientes do sexo

feminino detectou o seguinte número de leucócitos

(glóbulos brancos) em N/mm³:

5 800 7 100 3 100 6 800 5 900

1 300 2 800 6 900 2 950 3 300

4 000 5 900 5 700 3 900 4 750

2 000 5 100 4 500 3 600 4 130

O valor considerado normal (valor de referência) é entre

5 000 e 10 000 N/mm³ inclusive. Está correto afirmar que

a porcentagem de pacientes que está abaixo do valor

mínimo de referência é de

13 Q225663 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

Sobre o drible nos desportos coletivos com bola, analise as afirmativas a seguir.
I. No futebol, formas de drible de grande habilidade são realizadas com o objetivo de mostrar superioridade em relação ao adversário.
II. O objetivo do drible é permitir que o atleta aproveite os espaços deixados pelo adversário para se aproximar da meta.
III. Os objetivos do drible nos esportes coletivos com bola se diferenciam por usarem partes do corpo diferentes.
Assinale:

14 Q221295 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

Segundo Corsino (2010), "muito se ouve entre professores de Educação Física, que as diferenças de habilidade entre meninas e meninos são naturais, argumento este que quase sempre se passa por uma convincente justificativa para as separações por sexo".
Com relação às aulas mistas de Educação Física, analise as afirmativas a seguir.
I. Elas podem prover oportunidades para que meninos e meninas convivam, observem–se, descubram–se e possam aprender a ser tolerantes.
II. Elas podem prover oportunidades para que meninos e meninas não discriminem e compreendam as diferenças, de forma a não reproduzir, de forma estereotipada, relações sociais autoritárias.
III. Elas podem prover oportunidades para que meninos e meninas tenham clareza sobre suas diferenças físicas e intelectuais.
Assinale:

15 Q221441 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

Leia o fragmento a seguir.
"O corpo humano, como qualquer outra realidade do mundo, é _____ concebido e a análise de sua representação _____ oferece uma via de acesso à estrutura de uma sociedade particular. Cada sociedade elege um certo número de atributos que configuram o que e como o homem deve ser, tanto do ponto de vista intelectual ou moral quanto do ponto de vista ______". (DAOLIO, 2007; p. 38 – 39)
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

16 Q223221 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

Segundo Schiavon e Nista–Piccolo (2006), "a iniciação e a vivência das Ginásticas Artística e Rítmica, quando tratadas de maneira pedagógica adequada, vão enfatizar as movimentações básicas da criança, como os movimentos fundamentais locomotores, manipulativos e estabilizadores, o que é possível para crianças a partir de 2 anos".
Essas modalidades recebem pouquíssima atenção no âmbito escolar. Sobre os possíveis motivos para que isso aconteça, analise os itens a seguir.
I. A falta de equipamentos e materiais específicos.
II. A inadequação dos espaços físicos nas escolas.
III. A falta de interesse dos alunos em praticá–las.
Assinale:

17 Q222417 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

Alvin e Taborda de Oliveira (in Taborda de Oliveira, 2006) analisam que compreender a Educação Física a partir de uma concepção pautada na corporalidade remete a mudanças signifi cativas no plano curricular, tendo em vista a necessidade dos professores mediante os desafi os contemporâneos da sociedade presentes na prática docente. Muitos são os problemas que adentram os muros da escola e, geralmente, estão articulados à estrutura social, interferindo cotidianamente nas manifestações corporais de todos os sujeitos que fazem parte da comunidade escolar. Entre os elementos que interferem nas manifestações corporais e no plano curricular, é possível destacar:

18 Q228367 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

Sobre o diabetes tipo 2, analise as afirmativas a seguir. I. A atividade física se apresenta como um eficiente e seguro coadjuvante no tratamento e controle do diabetes tipo 2.
II. Está associado à obesidade e ao sedentarismo e caracteriza–se pela resistência à ação da insulina.
III. A atividade física mimetiza a ação da insulina no transporte da glicose para o interior das células.
Assinale

19 Q226331 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

Daólio (2004) analisa que o grande mérito da abordagem crítico-superadora, proposta pelo Coletivo de Autores, foi deslocar o centro de preocupação da área de Educação Física escolar de dentro para fora do indivíduo. Ou seja, um programa escolar de Educação Física que não tivesse como prioridade contemplar o desenvolvimento motor, cognitivo ou afetivo, mas a expressão corporal como linguagem. No entanto, o autor salienta que, ao enfatizar a dimensão social, tal abordagem deixa de considerar:

20 Q223244 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC RJ, CEPERJ

A aprendizagem de habilidades motoras progride sequencialmente de forma previsível e independente da idade do aprendiz. Gallahue e Ozmun (2003) classifi cam o desenvolvimento dessa aprendizagem nos níveis inicial, intermediário e avançado, caracterizados respectivamente por movimentos:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.