Início Questões de Concursos Professor Ensino Fundamental Resolva questões de Professor Ensino Fundamental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Professor Ensino Fundamental Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 11Q911401 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024Sobre os conceitos de língua e ensino da língua, alfabetização e letramento, assinale a alternativa correta: ✂️ a) O conceito de língua limita-se à capacidade de falar e escrever de forma gramaticalmente correta, sem considerar as variações culturais e contextuais de uso. ✂️ b) Alfabetização e letramento são sinônimos, ambos se referindo apenas à habilidade de decodificação de símbolos escritos em sons correspondentes. ✂️ c) Letramento envolve não só a capacidade de decodificar e escrever, mas também a compreensão e uso competente da linguagem em práticas sociais variadas. ✂️ d) O ensino da língua deve focar exclusivamente nas normas gramaticais e ortográficas, deixando de lado as práticas comunicativas cotidianas. ✂️ e) O letramento é um conceito estático e universal, aplicado igualmente a todos os contextos culturais sem variações significativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q897915 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de São José da Tapera AL, ADVISE, 2024As aprendizagens essenciais definidas na BNCC devem em conjunto assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consolidam em conjunto: ✂️ a) os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. ✂️ b) o compromisso com a educação integral. ✂️ c) o ensino em direitos humanos. ✂️ d) o ideal de equidade. ✂️ e) o mecanismo de organização curricular interdisciplinar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q897919 | Pedagogia, Lei nº 10639 de 2003, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de São José da Tapera AL, ADVISE, 2024Com base na Lei Federal nº 11.645/08 que estabelece a obrigatoriedade da temática “História e Cultura AfroBrasileira e Indígena”, é CORRETO afirmar que: ✂️ a) os conteúdos referentes à história e cultura afrobrasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito das áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras. ✂️ b) os conteúdos referentes à história e cultura afrobrasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito das áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras no ensino fundamental. ✂️ c) os conteúdos referentes à história e cultura afrobrasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito das áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras no ensino fundamental e médio. ✂️ d) os conteúdos referentes à história e cultura afrobrasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, exceto na educação infantil, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras. ✂️ e) os conteúdos referentes à história e cultura afrobrasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q897921 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de São José da Tapera AL, ADVISE, 2024Ao elaborar seu planejamento, compete ao professor:I- Analisar as características dos alunos;II- Refletir sobre quais recursos são disponíveis;III- Selecionar e estruturar conteúdos.Dos itens acima: ✂️ a) todos os itens estão corretos. ✂️ b) apenas os itens II e III estão corretos. ✂️ c) apenas os itens I e II estão corretos. ✂️ d) apenas o item II está correto. ✂️ e) apenas o item III está correto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q897916 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de São José da Tapera AL, ADVISE, 2024O trecho abaixo foi extraído da BNCC. Leia-o atentamente para responder a questão.“Por meio da indicação clara do que os alunos devem “saber” (considerando a constituição de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores) e, sobretudo, do que devem “saber fazer” (considerando a mobilização desses conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho), assegurando as aprendizagens essenciais definidas na BNCC (BRASIL, 2017 p. 13 adaptado).”Ao adotar esse enfoque, a BNCC indica que as decisões pedagógicas devem estar orientadas: ✂️ a) para a construção curricular. ✂️ b) para a formação plena dos alunos. ✂️ c) para o desenvolvimento de competências. ✂️ d) para a elaboração do Projeto Políticopedagógico. ✂️ e) para o direcionamento educativo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q897917 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de São José da Tapera AL, ADVISE, 2024Baseado em seus conhecimentos sobre o Ensino Fundamental no contexto da Educação Básica conforme dispõe a BNCC analise as proposições abaixo: I- A valorização de situações lúdicas de aprendizagem nos Anos Iniciais aponta uma articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil. II- As características dessa faixa etária demandam um trabalho no ambiente escolar que se organize em torno dos fundamentos disciplinares educativos. III- Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, a ação pedagógica deve ter como foco o desenvolvimento psicomotor. Dos itens acima: ✂️ a) todos os itens estão corretos. ✂️ b) apenas os itens II e III estão corretos. ✂️ c) apenas os itens I e II estão corretos. ✂️ d) apenas o item III está correto. ✂️ e) apenas o item I está correto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q895945 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de Cururupu MA, FUNATEC, 2024Assinale a alternativa que melhor reflete o papel das práticas de linguagem no ensino de Língua Portuguesa, de acordo com a BNCC: ✂️ a) As práticas de linguagem priorizam o desenvolvimento da leitura e escrita, deixando a oralidade como um aspecto secundário nas séries iniciais. ✂️ b) As práticas de linguagem visam desenvolver habilidades de compreensão textual e expressão escrita, sem ênfase na escuta e produção oral. ✂️ c) As práticas de linguagem contemplam a leitura, a produção textual, a oralidade e a análise linguística,promovendo uma abordagem integrada e articulada dessas competências. ✂️ d) As práticas de linguagem da BNCC estabelecem que o ensino de gramática deve ser isolado dodesenvolvimento das demaislinguísticas habilidades Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q911403 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024Qual das seguintes afirmações sobre as tendências atuais na educação é mais consistente com os desafios e inovações que caracterizam o cenário educacional contemporâneo? ✂️ a) O ensino tradicional, baseado exclusivamente em aulas expositivas, continua a ser o método mais eficaz para preparar os alunos para o mercado de trabalho global. ✂️ b) O uso de tecnologias emergentes, como inteligência artificial e aprendizado adaptativo, está apenas começando a impactar a educação e ainda não apresenta uma transformação significativa no processo de ensino-aprendizagem. ✂️ c) A personalização do ensino, que leva em consideração as necessidades e estilos de aprendizagem individuais dos alunos, é uma tendência crescente que busca atender às diversidades presentes nas salas de aula atuais. ✂️ d) A educação global tem se concentrado exclusivamente em manter currículos padronizados para garantir a equidade entre os sistemas educacionais de diferentes países. ✂️ e) A integração das competências socioemocionais no currículo escolar é uma prática obsoleta e desconsiderada nas propostas educacionais modernas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q897924 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de São José da Tapera AL, ADVISE, 2024Por uma definição simplificada, a etnomatemática pode ser descrita como: ✂️ a) uma possibilidade de segregação e direcionamento do ensino da matemática na educação básica. ✂️ b) uma metodologia de pesquisa que possibilita que pesquisadores identifiquem a presença da Matemática em diferentes culturas e contextos. ✂️ c) a compreensão e a concordância de que a matemática e sua história são imutáveis e incontestáveis. ✂️ d) uma metodologia de pesquisa que direciona e delimita que pesquisadores identifiquem a presença da Matemática em diferentes culturas e contextos ocidentais. ✂️ e) uma possibilidade de imersão e automatização do ensino da matemática na educação superior. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q897922 | Geografia, População brasileira, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de São José da Tapera AL, ADVISE, 2024As categorias raciais no Brasil são divididas pelo IBGE em preto, pardo, branco, indígena e amarelo. Com base nesta diferenciação considere as proposições abaixo e responda: I- Amarelo se refere à pessoa que se declara de origem oriental: japonesa, chinesa, coreana; II- Pardo são as que vivem em aldeias como as que vivem fora delas, inclusive em áreas quilombolas e em cidades; III- Branco é quem se declara branco e possui características físicas historicamente associadas às populações europeias. Dos itens acima: ✂️ a) apenas os itens I e II estão corretos. ✂️ b) apenas os itens I e III estão corretos. ✂️ c) apenas o item II está correto. ✂️ d) apenas o item III está correto. ✂️ e) todos os itens estão corretos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 21Q895936 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de Cururupu MA, FUNATEC, 2024De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, o dever do Estado com a educação escolar pública deve ser garantido por meio da oferta de educação básica obrigatória e gratuita. Assinale a assertiva abaixo que descreve corretamente a organização dessa educação básica, conforme estabelecido pela lei. ✂️ a) Educação infantil, ensino fundamental, e ensino superior. ✂️ b) Pré-escola, ensino fundamental, e ensino médio. ✂️ c) Creche, ensino fundamental, e ensino técnico. ✂️ d) Educação infantil, ensino médio, e ensino técnico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 22Q911405 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024A articulação dos conceitos de infância, brincadeira, ludicidade, desenvolvimento e aprendizagem é fundamental para entender a construção do conhecimento na educação infantil. Qual das alternativas abaixo melhor exemplifica essa inter-relação, de acordo com uma referência atual da pedagogia? ✂️ a) A infância é uma fase em que a aprendizagem ocorre principalmente através de métodos tradicionais de ensino, enquanto a brincadeira e a ludicidade são secundárias no processo educativo. ✂️ b) O desenvolvimento cognitivo na infância é independente da brincadeira e da ludicidade, pois essas atividades são vistas como meramente recreativas, sem impacto significativo na aprendizagem. ✂️ c) A brincadeira e a ludicidade são essenciais na infância, pois promovem um ambiente propício ao desenvolvimento cognitivo, emocional e social, contribuindo significativamente para a aprendizagem. ✂️ d) A aprendizagem na infância ocorre de forma mais eficaz quando há uma separação clara entre atividades lúdicas e atividades de ensino, permitindo uma abordagem mais focada e disciplinada. ✂️ e) A infância é uma fase em que o desenvolvimento emocional é prioritário, e a brincadeira e a ludicidade não são fatores determinantes para a aprendizagem cognitiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 23Q895935 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de Cururupu MA, FUNATEC, 2024A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, estabelece princípios que devem nortear o ensino. Considerando esses princípios, assinale corretamente das assertivas a seguir é incompatível com os princípios constitucionais estabelecidos para a educação. ✂️ a) A educação deve garantir igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. ✂️ b) A liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar cultura, pensamento, arte e saber deve ser assegurada. ✂️ c) O ensino deve promover o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. ✂️ d) O ensino deve ser baseado em uma única ideologia e concepção pedagógica, visando a uniformidade de pensamento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 24Q897913 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de São José da Tapera AL, ADVISE, 2024No Brasil, são exemplos de modalidades de ensino: ✂️ a) ensino confessional, ensino religioso. ✂️ b) educação de jovens e adultos, educação especial. ✂️ c) ensino infantil, ensino fundamental. ✂️ d) ensino rural, ensino quilombola. ✂️ e) ensino a distância, ensino híbrido. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 25Q895937 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de Cururupu MA, FUNATEC, 2024De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, os Estados têm diversas responsabilidades em relação à organização e desenvolvimento do sistema de ensino. Assinale a assertiva que descreve corretamente uma das responsabilidades atribuídas aos Estados. ✂️ a) Manter exclusivamente as instituições de ensino fundamental, sem a colaboração dos Municípios. ✂️ b) Autorizar e supervisionar todos os cursos de educação superior no Brasil, sem a necessidade de colaboração com outras esferas de governo. ✂️ c) Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, bem como elaborar e executar políticas educacionais em consonância com as diretrizes e planos nacionais. ✂️ d) Definir, com os Municípios, formas de colaboração na oferta do ensino superior, assegurando a distribuição proporcional das responsabilidades com base nos recursos financeiros dos Estados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 26Q895944 | Português, Uso da Vírgula, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de Cururupu MA, FUNATEC, 2024Marque a alternativa correta sobre a função da pontuação na frase:"Pedro, venha aqui!" ✂️ a) A vírgula marca a interpelação ao interlocutor. ✂️ b) A vírgula separa termos de mesma função sintática. ✂️ c) A vírgula indica uma explicação. ✂️ d) A vírgula introduz uma oração subordinada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 27Q911404 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024No contexto da avaliação no ciclo de alfabetização, qual das alternativas abaixo reflete corretamente uma prática avaliatória formativa e inclusiva, de acordo com as diretrizes pedagógicas contemporâneas? ✂️ a) Avaliação somativa aplicada ao final do ciclo, determinando a promoção ou retenção do aluno com base em um único exame. ✂️ b) Uso de testes padronizados como principal ferramenta de avaliação, assegurando a comparabilidade entre os desempenhos dos alunos. ✂️ c) Implementação de avaliações externas periódicas como única forma de medir a eficácia do processo de alfabetização. ✂️ d) Adoção de um sistema de notas numéricas para avaliar o desempenho dos alunos de forma objetiva e transparente. ✂️ e) Realização de avaliações diagnósticas contínuas que informam sobre o progresso do aluno e orientam intervenções pedagógicas personalizadas ao longo do ciclo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 28Q895946 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de Cururupu MA, FUNATEC, 2024De acordo com a BNCC, a progressão das habilidades em Língua Portuguesa deve seguir certos critérios. Qual das alternativas descreve corretamente um desses critérios? ✂️ a) As habilidades devem ser desenvolvidas de forma repetitiva, sem adaptação ao nível de escolaridade ou contexto sociocultural dos alunos. ✂️ b) A progressão das habilidades em Língua Portuguesa deve ser sequencial e linear, focando primeiro na gramática, depois na leitura e, por fim, na escrita. ✂️ c) A progressão das habilidades ocorre de forma contínua e articulada, respeitando o nível de desenvolvimento cognitivo dos alunos e integrando leitura, escrita, oralidade e análise linguística. ✂️ d) As habilidades linguísticas devem ser introduzidas gradualmente, começando com a oralidade e, somente após a conclusão dessa etapa, introduzindo a escrita. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← Anterior
11Q911401 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024Sobre os conceitos de língua e ensino da língua, alfabetização e letramento, assinale a alternativa correta: ✂️ a) O conceito de língua limita-se à capacidade de falar e escrever de forma gramaticalmente correta, sem considerar as variações culturais e contextuais de uso. ✂️ b) Alfabetização e letramento são sinônimos, ambos se referindo apenas à habilidade de decodificação de símbolos escritos em sons correspondentes. ✂️ c) Letramento envolve não só a capacidade de decodificar e escrever, mas também a compreensão e uso competente da linguagem em práticas sociais variadas. ✂️ d) O ensino da língua deve focar exclusivamente nas normas gramaticais e ortográficas, deixando de lado as práticas comunicativas cotidianas. ✂️ e) O letramento é um conceito estático e universal, aplicado igualmente a todos os contextos culturais sem variações significativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q897915 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de São José da Tapera AL, ADVISE, 2024As aprendizagens essenciais definidas na BNCC devem em conjunto assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consolidam em conjunto: ✂️ a) os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. ✂️ b) o compromisso com a educação integral. ✂️ c) o ensino em direitos humanos. ✂️ d) o ideal de equidade. ✂️ e) o mecanismo de organização curricular interdisciplinar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q897919 | Pedagogia, Lei nº 10639 de 2003, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de São José da Tapera AL, ADVISE, 2024Com base na Lei Federal nº 11.645/08 que estabelece a obrigatoriedade da temática “História e Cultura AfroBrasileira e Indígena”, é CORRETO afirmar que: ✂️ a) os conteúdos referentes à história e cultura afrobrasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito das áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras. ✂️ b) os conteúdos referentes à história e cultura afrobrasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito das áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras no ensino fundamental. ✂️ c) os conteúdos referentes à história e cultura afrobrasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito das áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras no ensino fundamental e médio. ✂️ d) os conteúdos referentes à história e cultura afrobrasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, exceto na educação infantil, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras. ✂️ e) os conteúdos referentes à história e cultura afrobrasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q897921 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de São José da Tapera AL, ADVISE, 2024Ao elaborar seu planejamento, compete ao professor:I- Analisar as características dos alunos;II- Refletir sobre quais recursos são disponíveis;III- Selecionar e estruturar conteúdos.Dos itens acima: ✂️ a) todos os itens estão corretos. ✂️ b) apenas os itens II e III estão corretos. ✂️ c) apenas os itens I e II estão corretos. ✂️ d) apenas o item II está correto. ✂️ e) apenas o item III está correto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q897916 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de São José da Tapera AL, ADVISE, 2024O trecho abaixo foi extraído da BNCC. Leia-o atentamente para responder a questão.“Por meio da indicação clara do que os alunos devem “saber” (considerando a constituição de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores) e, sobretudo, do que devem “saber fazer” (considerando a mobilização desses conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho), assegurando as aprendizagens essenciais definidas na BNCC (BRASIL, 2017 p. 13 adaptado).”Ao adotar esse enfoque, a BNCC indica que as decisões pedagógicas devem estar orientadas: ✂️ a) para a construção curricular. ✂️ b) para a formação plena dos alunos. ✂️ c) para o desenvolvimento de competências. ✂️ d) para a elaboração do Projeto Políticopedagógico. ✂️ e) para o direcionamento educativo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q897917 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de São José da Tapera AL, ADVISE, 2024Baseado em seus conhecimentos sobre o Ensino Fundamental no contexto da Educação Básica conforme dispõe a BNCC analise as proposições abaixo: I- A valorização de situações lúdicas de aprendizagem nos Anos Iniciais aponta uma articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil. II- As características dessa faixa etária demandam um trabalho no ambiente escolar que se organize em torno dos fundamentos disciplinares educativos. III- Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, a ação pedagógica deve ter como foco o desenvolvimento psicomotor. Dos itens acima: ✂️ a) todos os itens estão corretos. ✂️ b) apenas os itens II e III estão corretos. ✂️ c) apenas os itens I e II estão corretos. ✂️ d) apenas o item III está correto. ✂️ e) apenas o item I está correto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q895945 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de Cururupu MA, FUNATEC, 2024Assinale a alternativa que melhor reflete o papel das práticas de linguagem no ensino de Língua Portuguesa, de acordo com a BNCC: ✂️ a) As práticas de linguagem priorizam o desenvolvimento da leitura e escrita, deixando a oralidade como um aspecto secundário nas séries iniciais. ✂️ b) As práticas de linguagem visam desenvolver habilidades de compreensão textual e expressão escrita, sem ênfase na escuta e produção oral. ✂️ c) As práticas de linguagem contemplam a leitura, a produção textual, a oralidade e a análise linguística,promovendo uma abordagem integrada e articulada dessas competências. ✂️ d) As práticas de linguagem da BNCC estabelecem que o ensino de gramática deve ser isolado dodesenvolvimento das demaislinguísticas habilidades Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q911403 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024Qual das seguintes afirmações sobre as tendências atuais na educação é mais consistente com os desafios e inovações que caracterizam o cenário educacional contemporâneo? ✂️ a) O ensino tradicional, baseado exclusivamente em aulas expositivas, continua a ser o método mais eficaz para preparar os alunos para o mercado de trabalho global. ✂️ b) O uso de tecnologias emergentes, como inteligência artificial e aprendizado adaptativo, está apenas começando a impactar a educação e ainda não apresenta uma transformação significativa no processo de ensino-aprendizagem. ✂️ c) A personalização do ensino, que leva em consideração as necessidades e estilos de aprendizagem individuais dos alunos, é uma tendência crescente que busca atender às diversidades presentes nas salas de aula atuais. ✂️ d) A educação global tem se concentrado exclusivamente em manter currículos padronizados para garantir a equidade entre os sistemas educacionais de diferentes países. ✂️ e) A integração das competências socioemocionais no currículo escolar é uma prática obsoleta e desconsiderada nas propostas educacionais modernas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q897924 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de São José da Tapera AL, ADVISE, 2024Por uma definição simplificada, a etnomatemática pode ser descrita como: ✂️ a) uma possibilidade de segregação e direcionamento do ensino da matemática na educação básica. ✂️ b) uma metodologia de pesquisa que possibilita que pesquisadores identifiquem a presença da Matemática em diferentes culturas e contextos. ✂️ c) a compreensão e a concordância de que a matemática e sua história são imutáveis e incontestáveis. ✂️ d) uma metodologia de pesquisa que direciona e delimita que pesquisadores identifiquem a presença da Matemática em diferentes culturas e contextos ocidentais. ✂️ e) uma possibilidade de imersão e automatização do ensino da matemática na educação superior. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q897922 | Geografia, População brasileira, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de São José da Tapera AL, ADVISE, 2024As categorias raciais no Brasil são divididas pelo IBGE em preto, pardo, branco, indígena e amarelo. Com base nesta diferenciação considere as proposições abaixo e responda: I- Amarelo se refere à pessoa que se declara de origem oriental: japonesa, chinesa, coreana; II- Pardo são as que vivem em aldeias como as que vivem fora delas, inclusive em áreas quilombolas e em cidades; III- Branco é quem se declara branco e possui características físicas historicamente associadas às populações europeias. Dos itens acima: ✂️ a) apenas os itens I e II estão corretos. ✂️ b) apenas os itens I e III estão corretos. ✂️ c) apenas o item II está correto. ✂️ d) apenas o item III está correto. ✂️ e) todos os itens estão corretos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
21Q895936 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de Cururupu MA, FUNATEC, 2024De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, o dever do Estado com a educação escolar pública deve ser garantido por meio da oferta de educação básica obrigatória e gratuita. Assinale a assertiva abaixo que descreve corretamente a organização dessa educação básica, conforme estabelecido pela lei. ✂️ a) Educação infantil, ensino fundamental, e ensino superior. ✂️ b) Pré-escola, ensino fundamental, e ensino médio. ✂️ c) Creche, ensino fundamental, e ensino técnico. ✂️ d) Educação infantil, ensino médio, e ensino técnico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
22Q911405 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024A articulação dos conceitos de infância, brincadeira, ludicidade, desenvolvimento e aprendizagem é fundamental para entender a construção do conhecimento na educação infantil. Qual das alternativas abaixo melhor exemplifica essa inter-relação, de acordo com uma referência atual da pedagogia? ✂️ a) A infância é uma fase em que a aprendizagem ocorre principalmente através de métodos tradicionais de ensino, enquanto a brincadeira e a ludicidade são secundárias no processo educativo. ✂️ b) O desenvolvimento cognitivo na infância é independente da brincadeira e da ludicidade, pois essas atividades são vistas como meramente recreativas, sem impacto significativo na aprendizagem. ✂️ c) A brincadeira e a ludicidade são essenciais na infância, pois promovem um ambiente propício ao desenvolvimento cognitivo, emocional e social, contribuindo significativamente para a aprendizagem. ✂️ d) A aprendizagem na infância ocorre de forma mais eficaz quando há uma separação clara entre atividades lúdicas e atividades de ensino, permitindo uma abordagem mais focada e disciplinada. ✂️ e) A infância é uma fase em que o desenvolvimento emocional é prioritário, e a brincadeira e a ludicidade não são fatores determinantes para a aprendizagem cognitiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
23Q895935 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de Cururupu MA, FUNATEC, 2024A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, estabelece princípios que devem nortear o ensino. Considerando esses princípios, assinale corretamente das assertivas a seguir é incompatível com os princípios constitucionais estabelecidos para a educação. ✂️ a) A educação deve garantir igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. ✂️ b) A liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar cultura, pensamento, arte e saber deve ser assegurada. ✂️ c) O ensino deve promover o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. ✂️ d) O ensino deve ser baseado em uma única ideologia e concepção pedagógica, visando a uniformidade de pensamento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
24Q897913 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de São José da Tapera AL, ADVISE, 2024No Brasil, são exemplos de modalidades de ensino: ✂️ a) ensino confessional, ensino religioso. ✂️ b) educação de jovens e adultos, educação especial. ✂️ c) ensino infantil, ensino fundamental. ✂️ d) ensino rural, ensino quilombola. ✂️ e) ensino a distância, ensino híbrido. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
25Q895937 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de Cururupu MA, FUNATEC, 2024De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, os Estados têm diversas responsabilidades em relação à organização e desenvolvimento do sistema de ensino. Assinale a assertiva que descreve corretamente uma das responsabilidades atribuídas aos Estados. ✂️ a) Manter exclusivamente as instituições de ensino fundamental, sem a colaboração dos Municípios. ✂️ b) Autorizar e supervisionar todos os cursos de educação superior no Brasil, sem a necessidade de colaboração com outras esferas de governo. ✂️ c) Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, bem como elaborar e executar políticas educacionais em consonância com as diretrizes e planos nacionais. ✂️ d) Definir, com os Municípios, formas de colaboração na oferta do ensino superior, assegurando a distribuição proporcional das responsabilidades com base nos recursos financeiros dos Estados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
26Q895944 | Português, Uso da Vírgula, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de Cururupu MA, FUNATEC, 2024Marque a alternativa correta sobre a função da pontuação na frase:"Pedro, venha aqui!" ✂️ a) A vírgula marca a interpelação ao interlocutor. ✂️ b) A vírgula separa termos de mesma função sintática. ✂️ c) A vírgula indica uma explicação. ✂️ d) A vírgula introduz uma oração subordinada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
27Q911404 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024No contexto da avaliação no ciclo de alfabetização, qual das alternativas abaixo reflete corretamente uma prática avaliatória formativa e inclusiva, de acordo com as diretrizes pedagógicas contemporâneas? ✂️ a) Avaliação somativa aplicada ao final do ciclo, determinando a promoção ou retenção do aluno com base em um único exame. ✂️ b) Uso de testes padronizados como principal ferramenta de avaliação, assegurando a comparabilidade entre os desempenhos dos alunos. ✂️ c) Implementação de avaliações externas periódicas como única forma de medir a eficácia do processo de alfabetização. ✂️ d) Adoção de um sistema de notas numéricas para avaliar o desempenho dos alunos de forma objetiva e transparente. ✂️ e) Realização de avaliações diagnósticas contínuas que informam sobre o progresso do aluno e orientam intervenções pedagógicas personalizadas ao longo do ciclo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
28Q895946 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de Cururupu MA, FUNATEC, 2024De acordo com a BNCC, a progressão das habilidades em Língua Portuguesa deve seguir certos critérios. Qual das alternativas descreve corretamente um desses critérios? ✂️ a) As habilidades devem ser desenvolvidas de forma repetitiva, sem adaptação ao nível de escolaridade ou contexto sociocultural dos alunos. ✂️ b) A progressão das habilidades em Língua Portuguesa deve ser sequencial e linear, focando primeiro na gramática, depois na leitura e, por fim, na escrita. ✂️ c) A progressão das habilidades ocorre de forma contínua e articulada, respeitando o nível de desenvolvimento cognitivo dos alunos e integrando leitura, escrita, oralidade e análise linguística. ✂️ d) As habilidades linguísticas devem ser introduzidas gradualmente, começando com a oralidade e, somente após a conclusão dessa etapa, introduzindo a escrita. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro