Questões de Concursos: Professor Ensino Fundamental Séries Finais

Prepare-se para a prova com questões de Professor Ensino Fundamental Séries Finais de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q481850 | Geografia, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Dentre as alternativas abaixo, indique a CORRETA com relação aos biomas terrestres.

12 Q555888 | Informática, Navegadores, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Dentre as opções abaixo uma está relacionada a um programa que interpreta o código HTML (Hypertext Markup Language). Esse programa é indispensável para a navegação na internet. Assinale tal opção.

13 Q472424 | Educação Física, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Em relação ao ensino de danças populares na Educação Física, pode-se afirmar que:

I. ao resgatar, através do ensino, as danças populares de nossa cultura (bumba-meu-boi, coco, tambor de crioula), estaremos resgatando o que dizem ser a “cultura e identidade brasileiras”.

II. aprender danças populares de diversas regiões do Brasil, assim como danças populares de outros países, permite aos alunos a descoberta de outros modos de ver, pensar e agir corporalmente em sociedade, que muitas vezes são desconhecidos por eles.

III. uma postura crítica em relação às danças, que aprendemos e/ou criamos a partir da tradição dos povos, possibilita um outro tipo de olhar, um olhar não complacente e ingênuo frente às contribuições das etnias e culturas que formam o povo brasileiro.

IV. o conhecimento das danças populares nos permite perceber, nos processos pessoais e coletivos de criação em dança, que histórias carregamos, que povos representamos, que escolhas fazemos em relação às nossas vivências e atitudes em uma sociedade global.

V. facilitam e incentivam a aprendizagem de modelos de dança que vêm da mídia, por estarem na moda.

É CORRETO o que se afirma apenas nos itens

14 Q322962 | Pedagogia, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

O currículo é a concretização, a viabilização das intenções e das orientações expressas no projeto pedagógico. Segundo alguns autores, há pelo menos três tipos de currículo: currículo real,currículo formal e currículo oculto. Por currículo real, entende-se

16 Q351754 | Artes, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Qual obra do Aleijadinho, considerado o último escultor do estilo barroco mundial, encontra-se na relação abaixo?

17 Q473801 | Educação Física, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Leia atentamente as proposições a seguir, julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a opção que apresenta a seqüência CORRETA.

( ) Historicamente, a origem da participação de pessoas que apresentam diferentes e peculiares condições na prática de atividades físicas ocorreu em programas denominados de ginástica médica, em Esparta, cerca de 3 mil anos a.C.

( ) Para Rosadas (1994) a Atividade Física Adaptada é uma área do conhecimento em Educação Física e Esportes que tem como objetivo privilegiar uma população caracterizada como portadora de deficiência ou de necessidades especiais, e desenvolve-se através de Atividades Psicomotoras, Esporte Pedagógico, Recreação e Lazer Especial e Técnicas de Orientação e Locomoção.

( ) O profissional de Educação Física, no contexto escolar, não deve incentivar a participação dos alunos com quaisquer tipos de deficiências em suas aulas, considerando as limitações impostas pelas deficiências e as dificuldades apresentadas por esses alunos para realizarem atividades físicas com o mesmo desempenho que os alunos considerados “normais”.

( ) Em uma aula de Educação Física para alunos que apresentam deficiência mental é recomendado que o professor forneça instruções claras, contendo grande quantidade de informações sobre a tarefa a ser realizada e utilize exemplos abstratos e demonstrações, bem como elogie as tentativas desses alunos para realizarem as atividades propostas, criando e estimulando desafios.

( ) A atuação do profissional de Educação Física em uma situação de inclusão implica em atitude de não-rejeição, com trocas interativas entre os colegas, valorização da diversidade, da autoimagem e da auto-estima do aluno.

18 Q471920 | Educação Física, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Uma das personalidades que mais se destacou na História da Educação Física brasileira foi Rui Barbosa. Dentre as suas atuações destaca-se:

19 Q327925 | Pedagogia, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

A noção de aprender a partir do conhecimento do sujeito, a noção de ensinar a partir de palavras e temas geradores, a educação como ato de conhecimento e de transformação social e a politicidade da educação são marcos característicos da:

20 Q379654 | Biologia, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Assinale a opção CORRETA, à que se refere a seguinte citação:

 “é o tecido mais diversificado de todos, com ampla distribuição pelo corpo dos animais, apresentando-se com vários aspectos e funções. Faz preenchimento e conexão entre tecidos e órgãos; dá sustentação mecânica; protege contra infecções; distribui substâncias pelo organismo, dentre outras funções”.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.