Questões de Concursos: Professor I Prepare-se para a prova com questões de Professor I de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Professor I Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 11 Q326580 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI“A função do professor é ensinar o aluno a aprender. Através de uma didática utilizada no ensino da matemática que estimule a criatividade, onde o aluno possa perceber que é como um edifício em construção, que necessita constantemente de adaptações e modificações. Basear-se sempre na resolução de problemas, como é o princípio da própria matemática, sem pautar-se em definições e descrições de propriedades. Além de resolver problemas, deve orientar o aluno no sentido..................” (LERNER, D. – A DIDÁTICA DA MATEMÁTICA, s/ e, Porto Alegre,1996, pág. 73 com modificações) Assinale a alternativa que finaliza corretamente o texto acima: a) de aprender tabuada; b) de realizar as quatro operações; c) de propor problemas; d) de propor soluções; e) N.d.a. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 12 Q810860 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINIA organização do novo Ensino Fundamental com nove anos de duração e, consequentemente da proposta pedagógica, implica na necessidade imprescindível de um debate aprofundado sobre essa proposta, sobre a formação de professores, sobre as condições de infra-estrutura e sobre os recursos didático-pedagógicos apropriados ao atendimento e o essencial: (www.mec.gov.br/SEB 2007 - Ensino Fundamental de 9 anos: Orientações para a inclusão da criança de 6 anos de idade) a) a organização dos tempos e espaços escolares e tratamento,como prioridade , o sucesso escolar; b) o desejo da comunidade e a criança ter freqüentado a pré-escola; c) o município de Taboão da Serra ter realizado o censo escolar e verificado a necessidade da matrícula aos seis anos de idade; d) a secretaria municipal de educação de Taboão da Serra ter contratado professores para essa nova etapa do ensino fundamental; e) N.d.a. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 13 Q322097 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI“Entre os resultados mais surpreendentes que obtivemos (através de diferentes situações experimentais) se situam aqueles que demonstram que as crianças elaboram_____________________, que não podem ser atribuídas à influência do meio ambiente.” (FERREIRO, E. – REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO, 24ª. Ed., 2009, Ed. Cortez, S.Paulo, pág. 45) Assinale a alternativa que contém a frase que completa corretamente a lacuna acima: a) idéias próprias a respeito dos sinais escritos; b) pictograma não figurativo; c) pictograma figurativo; d) idéias próprias a respeito dos números escritos; e) N.d.a. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 14 Q814786 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINIO acesso ao ensino______________ é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidades de classe ou outra legalmente constituída, e , ainda, o Ministério Público, acionar o Poder Público para exigi-lo. (Lei Federal 9.394/96 artigo 5º, caput) A alternativa que completa corretamente com uma palavra o tracejado acima, é : a) infantil; b) profissionalizante; c) fundamental; d) médio; e) N.d.a. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 15 Q322190 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI“O que move as crianças é o esforço para acreditar que atrás das coisas que elas tem de aprender existe uma............ . De certa maneira, aprender é, para elas, ter de reconstruir suas ideias lógicas a partir do confronto com a realidade.” (WEISZ,T. – O DIÁLOGO ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM, Ed. Ática, 2ª. Ed,13ª. reimpressão, S. Paulo, 2006, pág. 42) Assinale a alternativa que completa corretamente os pontilhados acima: a) atitude elogiosa; b) alegria para aprender; c) intenção pedagógica; d) lógica; e) N.d.a. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 16 Q319423 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI“Na escola a leitura é antes de mais nada um objeto de ensino. Para que também se transforme num objeto de aprendizagem, é necessário que tenha................” (LERNER, D. – LER E ESCREVER NA ESCOLA: o real,o possível e o necessário, Artmed, s/e, 2002 Porto Alegre, pág. 79) Assinale a alternativa que finaliza corretamente o texto acima: a) sentido do ponto de vista da didática; b) sentido do ponto de vista do aluno; c) sentido do ponto de vista da escrita; d) sentido do ponto de vista da comunidade; e) N.d.a. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 17 Q324184 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI“Os conteúdos procedimentais na área de _____________ , além de favorecerem processos de crescimento pessoal, objetivam dotar os alunos de habilidade que os ajudarão a ser práticos e competentes para interpretar e agir sobre aspectos ______________ do ambiente, conseguindo que os conhecimentos informais de cada criança se traduzam em ações funcionais e organizadas.” (ZABALA, A. org.– COMO TRABALHAR OS CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS EM AULA,Ed. Artmed,2ª. Ed.,Porto Alegre, 199, pág. 165). 10 PROFESSOR I Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas acima: a) Língua Portuguesa – gramática; b) Matemática - matemáticos; c) Estudos Sociais - sociológicos; d) Educação Física - físicos; e) N.d.a. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 18 Q321896 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINILeia o seguinte texto PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA “Estamos tão acostumados a considerar a aprendizagem da leitura e escrita como um processo de aprendizagem escolar que se torna difícil reconhecermos que o desenvolvimento da leitura e da escrita na criança começa muito antes da escolarização. Os educadores são os que têm maior dificuldade em aceitar isto. Não se trata simplesmente de aceitar, mas também de não ter medo de que seja assim.” (FERREIRO, E. – REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO, 24ª. Ed., 2009, Ed. Cortez, S.Paulo, pág. 64) Pelo exposto acima no texto, Ferreiro afirma ser possível a criança: a) aprender a ler com os amiguinhos; b) aprender a ler com os avós; c) aprender a ler com os pais; d) aprender a ler sozinha; e) N.d.a. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 19 Q811727 | Legislação Federal, Lei 4320 1964, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINIOs objetivos da ampliação do ensino fundamental para nove anos de duração são: (www.mec.gov.br/SEB 2007 - Ensino Fundamental de 9 anos: Orientações para a inclusão da criança de 6 anos de idade) a) melhorar as condições de equidade e de qualidade da Educação Básica; b) estruturar um novo ensino fundamental para que as crianças prossigam nos estudos, alcançando maior nível de escolaridade; c) assegurar que, ingressando mais cedo no sistema de ensino, as crianças tenham um tempo mais longo para as aprendizagens da alfabetização e do letramento; d) todas as alternativas acima estão corretas; e) N.d.a. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 20 Q819199 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINISobre a equivalência entre o Ensino Fundamental de oito e o de nove anos, os sistemas de ensino e as escolas, nos limites de sua autonomia,têm a possibilidade de proceder às adequações que melhor atendam a determinados fins e objetivos do processo educacional, tais como: (www.mec.gov.br/SEB 2007 -Ensino Fundamental de 9 anos: Orientações para a inclusão da criança de 6 anos de idade) a) promoção da auto-estima dos alunos no período inicial de sua escolarização; b) o respeito às diferenças e às diversidades no contexto do sistema nacional de educação, presentes em um país tão diversificado e complexo como o Brasil; c) A não aplicação de qualquer medida que possa ser interpretada como retrocesso, o que poderia contribuir para o indesejável fracasso escolar; d) Todas as alternativas acima estão corretas. e) N.d.a. 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11 Q326580 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI“A função do professor é ensinar o aluno a aprender. Através de uma didática utilizada no ensino da matemática que estimule a criatividade, onde o aluno possa perceber que é como um edifício em construção, que necessita constantemente de adaptações e modificações. Basear-se sempre na resolução de problemas, como é o princípio da própria matemática, sem pautar-se em definições e descrições de propriedades. Além de resolver problemas, deve orientar o aluno no sentido..................” (LERNER, D. – A DIDÁTICA DA MATEMÁTICA, s/ e, Porto Alegre,1996, pág. 73 com modificações) Assinale a alternativa que finaliza corretamente o texto acima: a) de aprender tabuada; b) de realizar as quatro operações; c) de propor problemas; d) de propor soluções; e) N.d.a. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
12 Q810860 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINIA organização do novo Ensino Fundamental com nove anos de duração e, consequentemente da proposta pedagógica, implica na necessidade imprescindível de um debate aprofundado sobre essa proposta, sobre a formação de professores, sobre as condições de infra-estrutura e sobre os recursos didático-pedagógicos apropriados ao atendimento e o essencial: (www.mec.gov.br/SEB 2007 - Ensino Fundamental de 9 anos: Orientações para a inclusão da criança de 6 anos de idade) a) a organização dos tempos e espaços escolares e tratamento,como prioridade , o sucesso escolar; b) o desejo da comunidade e a criança ter freqüentado a pré-escola; c) o município de Taboão da Serra ter realizado o censo escolar e verificado a necessidade da matrícula aos seis anos de idade; d) a secretaria municipal de educação de Taboão da Serra ter contratado professores para essa nova etapa do ensino fundamental; e) N.d.a. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
13 Q322097 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI“Entre os resultados mais surpreendentes que obtivemos (através de diferentes situações experimentais) se situam aqueles que demonstram que as crianças elaboram_____________________, que não podem ser atribuídas à influência do meio ambiente.” (FERREIRO, E. – REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO, 24ª. Ed., 2009, Ed. Cortez, S.Paulo, pág. 45) Assinale a alternativa que contém a frase que completa corretamente a lacuna acima: a) idéias próprias a respeito dos sinais escritos; b) pictograma não figurativo; c) pictograma figurativo; d) idéias próprias a respeito dos números escritos; e) N.d.a. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
14 Q814786 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINIO acesso ao ensino______________ é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidades de classe ou outra legalmente constituída, e , ainda, o Ministério Público, acionar o Poder Público para exigi-lo. (Lei Federal 9.394/96 artigo 5º, caput) A alternativa que completa corretamente com uma palavra o tracejado acima, é : a) infantil; b) profissionalizante; c) fundamental; d) médio; e) N.d.a. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
15 Q322190 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI“O que move as crianças é o esforço para acreditar que atrás das coisas que elas tem de aprender existe uma............ . De certa maneira, aprender é, para elas, ter de reconstruir suas ideias lógicas a partir do confronto com a realidade.” (WEISZ,T. – O DIÁLOGO ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM, Ed. Ática, 2ª. Ed,13ª. reimpressão, S. Paulo, 2006, pág. 42) Assinale a alternativa que completa corretamente os pontilhados acima: a) atitude elogiosa; b) alegria para aprender; c) intenção pedagógica; d) lógica; e) N.d.a. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
16 Q319423 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI“Na escola a leitura é antes de mais nada um objeto de ensino. Para que também se transforme num objeto de aprendizagem, é necessário que tenha................” (LERNER, D. – LER E ESCREVER NA ESCOLA: o real,o possível e o necessário, Artmed, s/e, 2002 Porto Alegre, pág. 79) Assinale a alternativa que finaliza corretamente o texto acima: a) sentido do ponto de vista da didática; b) sentido do ponto de vista do aluno; c) sentido do ponto de vista da escrita; d) sentido do ponto de vista da comunidade; e) N.d.a. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
17 Q324184 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI“Os conteúdos procedimentais na área de _____________ , além de favorecerem processos de crescimento pessoal, objetivam dotar os alunos de habilidade que os ajudarão a ser práticos e competentes para interpretar e agir sobre aspectos ______________ do ambiente, conseguindo que os conhecimentos informais de cada criança se traduzam em ações funcionais e organizadas.” (ZABALA, A. org.– COMO TRABALHAR OS CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS EM AULA,Ed. Artmed,2ª. Ed.,Porto Alegre, 199, pág. 165). 10 PROFESSOR I Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas acima: a) Língua Portuguesa – gramática; b) Matemática - matemáticos; c) Estudos Sociais - sociológicos; d) Educação Física - físicos; e) N.d.a. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
18 Q321896 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINILeia o seguinte texto PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA “Estamos tão acostumados a considerar a aprendizagem da leitura e escrita como um processo de aprendizagem escolar que se torna difícil reconhecermos que o desenvolvimento da leitura e da escrita na criança começa muito antes da escolarização. Os educadores são os que têm maior dificuldade em aceitar isto. Não se trata simplesmente de aceitar, mas também de não ter medo de que seja assim.” (FERREIRO, E. – REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO, 24ª. Ed., 2009, Ed. Cortez, S.Paulo, pág. 64) Pelo exposto acima no texto, Ferreiro afirma ser possível a criança: a) aprender a ler com os amiguinhos; b) aprender a ler com os avós; c) aprender a ler com os pais; d) aprender a ler sozinha; e) N.d.a. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
19 Q811727 | Legislação Federal, Lei 4320 1964, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINIOs objetivos da ampliação do ensino fundamental para nove anos de duração são: (www.mec.gov.br/SEB 2007 - Ensino Fundamental de 9 anos: Orientações para a inclusão da criança de 6 anos de idade) a) melhorar as condições de equidade e de qualidade da Educação Básica; b) estruturar um novo ensino fundamental para que as crianças prossigam nos estudos, alcançando maior nível de escolaridade; c) assegurar que, ingressando mais cedo no sistema de ensino, as crianças tenham um tempo mais longo para as aprendizagens da alfabetização e do letramento; d) todas as alternativas acima estão corretas; e) N.d.a. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
20 Q819199 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINISobre a equivalência entre o Ensino Fundamental de oito e o de nove anos, os sistemas de ensino e as escolas, nos limites de sua autonomia,têm a possibilidade de proceder às adequações que melhor atendam a determinados fins e objetivos do processo educacional, tais como: (www.mec.gov.br/SEB 2007 -Ensino Fundamental de 9 anos: Orientações para a inclusão da criança de 6 anos de idade) a) promoção da auto-estima dos alunos no período inicial de sua escolarização; b) o respeito às diferenças e às diversidades no contexto do sistema nacional de educação, presentes em um país tão diversificado e complexo como o Brasil; c) A não aplicação de qualquer medida que possa ser interpretada como retrocesso, o que poderia contribuir para o indesejável fracasso escolar; d) Todas as alternativas acima estão corretas. e) N.d.a. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro