Questões de Concursos: Professor I

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21 Q323255 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

“O professor que pretenda qualificar-se melhor para lidar com a aprendizagem dos alunos precisa estudar e desenvolver uma...........”

(WEISZ,T. – O DIÁLOGO ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM, Ed. Ática, 2ª. Ed,13ª. reimpressão, S. Paulo, 2006, pág. 45)

22 Q319688 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

Piaget estabeleceu uma distinção fundamental entre três tipos de conhecimento, considerando suas fontes básicas e seu modo de estruturação.

(KAMII,K. - A CRIANÇA E O NÚMERO,Ed. Papirus38a. Ed, 2010, Campinas, pág. 17)

Quais são esses três tipos de conhecimentos?

23 Q819347 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

O artigo 53 da Lei 8.069/90 (ECA) reafirma o direito que a criança e o adolescente têm à educação, objetivando ao desenvolvimento integral da pessoa, ao preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. Em relação ao processo de avaliação do rendimento escolar, tal artigo assegura, ainda, que crianças e adolescentes:

24 Q324065 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

“Quando o adulto fornece informações específicas sobre um texto, elas também são processadas de acordo com o sistema de concepções infantis. Por exemplo, ao apresentarmos uma oração escrita à criança e ao lê-la em voz alta (acompanhados de um assinalar contínuo do texto) cremos que estamos dando informações acerca daquilo que está escrito. Mas para a criança, não é isto que ocorre, porque ela faz uma distinção - que não estamos habituados a fazer - entre “ o que está escrito” e.............”

(FERREIRO, E. – REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO, 24ª. Ed., 2009, Ed. Cortez, S. Paulo, pág. 47)

Assinale a alternativa que contém a frase que completa corretamente a lacuna acima:

25 Q898305 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Professor I, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

A avaliação escolar apresenta diversas funções pedagógicas que influenciam diretamente o processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, considere a seguinte afirmação: "A avaliação formativa busca acompanhar o desenvolvimento contínuo do estudante, enquanto a avaliação somativa é utilizada para sintetizar o aprendizado em momentos específicos." Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.

26 Q898306 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor I, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

Considere o excerto abaixo:

"A BNCC visa à universalização dos conhecimentos na sociedade, além de garantir os direitos à educação para a mudança da qualidade de vida da população, como uma garantia de igualdade, visto que a igualdade no acesso aos conhecimentos perpassa pela formação e pela valorização dos professores, pela infraestrutura das escolas, sejam estas arquitetônicas, materiais didáticos, acesso a materiais de leitura. Assim sendo, 'a base é escolas com boas condições materiais e de infraestrutura. Isso é base, o que tem sido chamado de Base é a pretensão de definir o horizonte logo ali onde os olhos do controle podem alcançar.' "
Fonte: GASPERI, MARTINS e EMMEL. A relação entre a BNCC, e a formação de professores. Amazônia | Revista de Educação em Ciências e Matemática | v.18, n. 40, 2022, p. 260.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece competências e habilidades essenciais que devem ser desenvolvidas na formação inicial de professores. Como essa diretriz impacta a organização curricular dos cursos de formação docente?

27 Q898307 | Pedagogia, Gestão Democrática, Professor I, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

"A gestão democrática é aqui compreendida, então, como um processo político no qual as pessoas que atuam na/sobre a escola identificam problemas, discutem, deliberam e planejam, encaminham, acompanham, controlam e avaliam o conjunto das ações voltadas ao desenvolvimento da própria escola na busca da solução daqueles problemas. Esse processo, sustentado no diálogo, na alteridade e no reconhecimento às especificidades técnicas das diversas funções presentes na escola, tem como base a participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar, o respeito às normas coletivamente construídas para os processos de tomada de decisões e a garantia de amplo acesso às informações aos sujeitos da escola."
Fonte: SOUZA, Ângelo Ricardo. EXPLORANDO E CONSTRUINDO UM CONCEITO DE GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.25, n.03, dez. 2009, p. 125.

A gestão democrática é um princípio fundamental da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Sob essa perspectiva, qual é o papel da participação da comunidade no processo de tomada de decisão escolar?

28 Q898308 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor I, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

Considere o excerto abaixo:

"Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico - o famoso PPP. Se você prestar atenção, as próprias palavras que compõem o nome do documento dizem muito sobre ele: É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo. É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir. É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem."
Fonte: https://tinyurl.com/573mmef2

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) deve refletir as especificidades da comunidade escolar e ser desenvolvido coletivamente. Considerando a concepção democrática do PPP, qual alternativa representa uma abordagem condizente com a sua função integradora?

29 Q898304 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Professor I, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

A elaboração de planos de aula é uma prática essencial para a organização docente, promovendo o bom andamento das atividades e auxiliando no acompanhamento da aprendizagem dos estudantes. Esses planos permitem variar estratégias de ensino, adaptando-se às necessidades de aprendizado e ao tempo disponível. Contudo, é importante reconhecer que a execução do planejamento dificilmente ocorrerá exatamente como previsto, considerando o fator humano e as condições do ambiente escolar.
A sequência do que foi pensado geralmente é executada a depender de vários fatores, tais como:

30 Q898310 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Professor I, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

De acordo com o Estatuto da Criança do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069/1990, "Art. 106. Nenhum adolescente será privado de sua liberdade senão em flagrante de ato infracional ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária competente. Parágrafo único. O adolescente tem direito à identificação dos responsáveis pela sua apreensão, devendo ser informado acerca de seus direitos."
Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
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