Questões de Concursos: Professor II

Prepare-se para a prova com questões de Professor II de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

51 Q544664 | Física, Professor II, SEE SP, VUNESP

Numa academia de musculação, um atleta corre em uma esteira elétrica com velocidade constante. Após 15 minutos de corrida, ele percebe que percorreu uma distância de 2,2 km. Contudo, como recebeu uma orientação de seu treinador para correr 10 km num ritmo de 1 km a cada 6 minutos, para atingir sua meta, o atleta deve

52 Q794472 | Filosofia, Professor II, SEE SP, FCC

Ao se analisar a proposta da chamada Escola de Frankfurt de modo geral, pode-se afirmar que uma de suas maiores contribuições foi ter

53 Q389802 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor II, SEE SP, VUNESP

Assinale a alternativa correta sobre os motivos que provocaram a redução do fluxo imigratório para o Brasil a partir da década de 1930.

54 Q385837 | Biologia, Biologia Celular, Professor II, SEE SP, VUNESP

Diante da proposta dos temas estruturadores, e considerando a sua realidade específica, as necessidades de seus alunos, as particularidades de sua escola e região, o professor pode selecionar os temas que são mais significativos e resolver como deverão ser trabalhados de modo a possibilitar situações de aprendizagem a partir das vivências dos alunos.

Leia as afirmações seguintes:

I. O estudo da biologia deverá ser desafiador para os alunos, permitindo que discutam sobre diferentes temas como meio ambiente, biodiversidade e outros.

II. Vivendo num país com uma das maiores biodiversidades do planeta, é imprescindível que sejam formados alunos conscientes e participantes do processo de preservação do meio ambiente.

III. A biologia celular e a hereditariedade são assuntos articulados para que os alunos possam compreender a identidade dos seres vivos e as formas de transmissão de vida e hereditariedade.

IV. O estudo de biologia deve desenvolver assuntos ligados à saúde, ao corpo humano, à adolescência e à sexualidade.

São temas que atendem ao proposto no enunciado:

55 Q325534 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESP

Reily afirma que existe um sistema que foi desenvolvido nos Estados Unidos por Lori Frost e Andrew Bondy, dirigido a alunos com comportamento difícil. O sistema a que a autora se refere é

56 Q323235 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESP

Mulhollande foi um dos primeiros fisioterapeutas a defender a ideia de que com relação às crianças com paralisia cerebral, uma postura assentada “ideal” poderia minimizar os efeitos do tônus anormal, maximizando suas capacidades. Chaves (et al), in Teixeira (org.), destaca que o conceito e a prática da adequação postural, também conhecida pelo termo seating, são recentes. De acordo com essa autora, a adequação postural tem como objetivos:

I. proporcionar suporte corporal e aliviar pressão;

II. favorecer o processo de desenvolvimento e a aquisição de conhecimentos;

III. incrementar a função, ser confortável e permitir alterações e ajustes;

IV. desenvolver recursos e estratégias que favoreçam a interação da pessoa que apresenta deficiência física com o meio.

É correto o que se afirma apenas em

57 Q471384 | Educação Física, Professor II, SEE SP, VUNESP

Cada vez mais se aceita que as aulas de Educação Física devem se orientar pelo princípio da inclusão. Diante disso, analise as seguintes situações didáticas:

I. quando o tema da aula são as corridas de atletismo, o professor pede para Humberto exercer a função de cronometrista, já que ele é deficiente físico e se locomove em cadeira de rodas;

II. durante a vivência de um torneio de voleibol interclasses, o professor de Educação Física determina que as meninas montem os times, já que elas normalmente se saem melhor do que os meninos nessa modalidade esportiva;

III. quando o tema é futsal, o professor permite que tanto meninas quanto meninos escolham suas equipes, considerando que ambos os gêneros devem ter oportunidades iguais, mesmo que suas habilidades sejam diferentes.

Pensando na aplicação do princípio da inclusão, classifique as situações I, II e III como correta ou incorreta, respectivamente.

58 Q332342 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Professor II, SEE SP, FCC

Um grupo deseja alugar uma van para um fim de semana no litoral paulista por R$ 360,00. Como três componentes não puderam comparecer, cada um dos demais teve de contribuir com 6 reais a mais. O grupo completo tem

59 Q473014 | Educação Física, Professor II, SEE SP, VUNESP

Promover a educação para a saúde nas aulas de Educação Física durante a infância implica em colaborar para prevenir um grande número de distúrbios orgânicos que ocorrem na idade adulta.

Diante disso, analise as seguintes situações:

I. o conteúdo das aulas é voltado, exclusivamente, para a prática de jogos recreativos com o objetivo de promover o bom relacionamento entre os alunos;

II. as aulas ensinam diferentes formas de se exercitar e de ter um estilo de vida ativo, além de estimularem os alunos a optarem por situações em que estejam ativos fisicamente;

III. doenças crônico-degenerativas são estudadas pelos alunos nas aulas de educação física, esclarecendo que a prática de atividades físicas evita que aquele que se exercita seja acometido por elas durante a vida adulta.

Situações para promover a educação para a saúde são corretamente descritas, apenas, em

60 Q320309 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESP

Sorobã (Soroban) para deficientes visuais é um instrumento utilizado para trabalhar cálculos e operações matemáticas. Ele

I. é uma espécie de ábaco;

II. contém 7 contas em cada eixo;

III. tem uma borracha compressora para fixar as contas.

Está correto o contido em

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.