Início

Questões de Concursos Professor Magisterio

Resolva questões de Professor Magisterio comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


11Q323845 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSA

De acordo com Vigotski, a escola deve pensar o ensino das possibilidades; o bom ensino é aquele que se volta para as funções psicológicas emergentes, valorizando as relações sociais, a cultura, os professores e os colegas como mediadores de conhecimento. Esse pensamento se baseia na teoria

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q319812 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSA

O papel do professor é de grande importância no contexto da sala de aula atualmente, pois cabe a este assessorar os alunos em diversos campos do conhecimento. De acordo com a concepção sócio-histórica da educação, assinale a alternativa que não apresenta uma habilidade essencial ao exercício da profissão docente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q322871 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSA

As teorias do currículo têm sofrido alterações de acordo com as mudanças ocorridas na história da educação. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q322201 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSA

A didática é uma disciplina que estuda os processos de ensino na educação escolar. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q326996 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSA

Alguns teóricos da educação afirmam que a gestão da sala de aula concentra-se em três componentes principais: gestão do conteúdo, gestão da conduta e gestão de consenso. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q321482 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSA

A pedagogia crítico-social dos conteúdos atribui grande importância à didática. Quanto a esse assunto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q328679 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSA

O sucesso na aprendizagem, na perspectiva sócio-histórica, se dá quando o aluno desenvolve a capacidade de processar informações e lidar com os estímulos do ambiente. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q320711 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSA

Nas teorias da aprendizagem desenvolvidas a partir dos anos 80 do século passado, encontramos um movimento de valorização do significado do conhecimento espontâneo da criança. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q323578 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSA

Assinale a alternativa que não apresenta uma característica da avaliação formativa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q326292 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSA

Para a pedagogia tradicional, a didática é uma disciplina normativa. A respeito desse tema, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

21Q326064 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSA

Muitos autores reúnem as teorias da aprendizagem genericamente em duas categorias: as teorias do condicionamento e as teorias cognitivistas. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q321923 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSA

De acordo com dados do INEP/MEC, em 1990, constatava-se que mais de 50% dos alunos repetiam a primeira série do ensino fundamental. Os números da educação no Brasil de 2003, recentemente divulgados, revelam que as taxas decaíram. A proporção nacional, na primeira série do ensino fundamental, é de 30,1%; e, na segunda série, de 19,8%. São ainda elevadas, constituindo-se um sério problema para a educação. Os dados de fluxo mostram que as chances de repetência são bem maiores no Nordeste e no Norte do país. Quase 11% dos alunos da região mais rica (Sudeste) refazem a primeira série; na região mais pobre (Nordeste), o número é de 43%. No Norte, é de praticamente 48%. Diante dessa informação e de acordo com a perspectiva sócio-histórica, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q320602 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSA

É condição imprescindível para o êxito de um projeto pedagógico em sala de aula

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q327880 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSA

O papel do coordenador no processo de implementação e execução de um projeto é muito importante. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q319837 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSA

A respeito das ações do professor como mediador do processo de ensino e aprendizagem em relação à forma de avaliar, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q323495 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSA

A pesquisa sobre a psicogênese da língua escrita chegou ao Brasil em meados dos anos 80 do século passado e causou grande impacto, revolucionando o ensino da língua nas séries iniciais e, ao mesmo tempo, provocando uma revisão do currículo escolar. Acerca desse tema, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q321951 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSA

Pesquisadores têm mostrado a importância de ajudar os alunos no que diz respeito a um comportamento positivo. Durante o planejamento da gestão da sala de aula, os professores devem considerar o uso de um estilo assertivo de comunicação e de comportamento. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q320649 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSA

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), elaborados pelo Ministério da Educação (MEC), constituem o primeiro nível de concretização do currículo escolar. A respeito desse tema, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q321423 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSA

A implementação de um projeto pedagógico em sala de aula requer uma avaliação permanente. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q322913 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor Magisterio, SESI DF, FUNIVERSA

De acordo com Jean Piaget, um dos períodos do desenvolvimento é o das operações concretas, que ocorre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.