Questões de Concursos: Professor Multidisciplinar para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Prepare-se para a prova com questões de Professor Multidisciplinar para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q905803 | Pedagogia, Professor Multidisciplinar para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Observe a aula planejada por uma professora, no âmbito de um projeto interdisciplinar intitulado “Leitura de cada dia”, em uma sala de educação infantil.
Aula – A professora inicia a aula com a exploração da capa do livro “O mágico de Oz” (paisagem, autor, ilustrador, título da obra). Em seguida, levanta quais livros os estudantes já leram do mesmo autor e realiza a leitura em voz alta. Durante a leitura, faz paradas e perguntas sobre o trecho lido ou uma palavra em específico. Ao final, questiona os estudantes sobre: Quais são os personagens? Em que local aconteceu a história? Entre outras perguntas que levam as crianças a se divertirem falando sobre o livro e os pontos da história que se assemelham com sua vida pessoal. Depois, a docente disponibiliza o livro para cada criança conhecer e, na sequência, faz uma pequena dramatização com os estudantes, recontando a história. Sobre a organização do trabalho didático-pedagógico proposto no âmbito da leitura, analise as afirmações abaixo.
I. Durante a aula, percebe-se a relação construída entre adulto/criança, tendo em vista que a professora dá voz às crianças e exercita a escuta sensível.
II. A professora lê a história, considerando os saberes das crianças.
III. Em função do contexto em que se insere a aula (no âmbito de um projeto) a professora coloca a criança no centro das ações planejadas.

É correto o que se afirma

12 Q905810 | Pedagogia, Professor Multidisciplinar para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

As metodologias de ensino na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental compartilham várias convergências, apesar de atenderem a diferentes fases do desenvolvimento infantil. Ambas as etapas visam criar uma base sólida para o aprendizado futuro, respeitando as necessidades e características específicas das crianças em cada fase.
Considerando essa temática, analise as afirmações abaixo:

I. Nos Anos Iniciais, as metodologias de ensino devem focar na construção ativa do conhecimento pela criança, com o estudante sendo o protagonista do seu processo de aprendizagem, explorando o mundo por meio de atividades práticas e interativas.
II. Na Educação Infantil, a prática pedagógica deve priorizar a transmissão de conteúdos formais e estruturados, focando na preparação para a alfabetização e na aquisição de competências cognitivas específicas.
III. O uso de jogos, brincadeiras e atividades de experimentação são fundamentais para o processo de aprendizagem na Educação Infantil, pois promovem a socialização, a criatividade e a autonomia das crianças.

É correto o que se afirma

13 Q905812 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor Multidisciplinar para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O professor da Educação Infantil precisa, obrigatoriamente, saber identificar não só a habilidade que se adequa melhor à sua turma, como também os objetivos e o significado dessa habilidade. Dessa forma, a habilidade do currículo de Pernambuco com o código EI01CG01PE (“Movimentar as partes do corpo para expressar emoções, necessidades e desejos, ampliando suas estratégias comunicativas.”) pode ser indicada para trabalhar com

14 Q905807 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Multidisciplinar para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O documento “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva” (MEC/SECADI, 2008) define a educação especial como modalidade não substitutiva à escolarização e o público-alvo da educação especial. Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a integrar a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento às necessidades educacionais especiais de estudantes com dificuldades de aprendizagem, deficiências físicas e intelectuais e síndromes em geral.
Em relação ao público-alvo da educação especial, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) As crianças com transtorno de atenção e hiperatividade costumam ser hiperativas, impulsivas e apresentar falta de atenção.
( ) Os estudantes disléxicos têm dificuldade para associar o símbolo gráfico e as letras, ao som que eles representam.
( ) Os transtornos de aprendizagem estão relacionados a fatores de ordem pedagógica e social e não neurológica e hereditária.
( ) As crianças com transtorno de atenção e hiperatividade podem apresentar dificuldades para escrever, ler, aprender e até falar.

As afirmativas são, respectivamente,

15 Q905808 | Pedagogia, As Tecnologias da Comunicação e Informação nas Práticas Educativas, Professor Multidisciplinar para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Sobre as novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) e suas contribuições para a prática pedagógica no Ensino Fundamental, é correto afirmar que

16 Q905809 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Multidisciplinar para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A BNCC, estabelecida pela Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017, define as diretrizes para a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Ela destaca a importância da Didática ao enfatizar a necessidade de práticas pedagógicas que considerem o desenvolvimento integral das crianças e o uso de metodologias adequadas às suas necessidades. Nessa perspectiva, a BNCC orienta os educadores a planejarem e implementarem atividades que promovam a aprendizagem significativa e a construção de conhecimento.
Com relação a esse tema, analise as seguintes afirmações como Verdadeiras (V) ou Falsas (F):

( ) A Didática nos anos iniciais deve priorizar a memorização de conteúdos, já que a compreensão profunda só ocorre nas séries mais avançadas.
( ) O planejamento das atividades pedagógicas deve levar em conta o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, utilizando metodologias que incentivem a participação ativa e a construção do conhecimento.
( ) A avaliação nos anos iniciais deve ser contínua e formativa, ajudando a identificar as necessidades de cada estudante e a orientar o processo de ensino-aprendizagem.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

17 Q905811 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Multidisciplinar para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Na Educação Infantil, os seis fundamentos, de acordo com o Currículo de Pernambuco, pautados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são:

18 Q905816 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Multidisciplinar para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Ao trabalhar uma notícia com as crianças dos anos iniciais, além das características relativas ao próprio gênero que devem ser destacadas, também é de extrema importância explorar os conhecimentos notacionais presentes em textos jornalísticos, o que se resume em analisar a

19 Q905817 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor Multidisciplinar para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Para consolidar o processo de alfabetização e letramento em todas as práticas de linguagem, um grupo de professoras dos anos iniciais destacou como potencializariam a progressão dos seus estudantes na abordagem de cada habilidade, em Língua Portuguesa, do 1º ao 5 ano, na escola em que atuavam. Avalie como (C) certo ou (E) errado as seguintes ações desse grupo de professoras.

( ) Estimar a complexidade do texto e do gênero.
( ) Dar foco ao letramento da letra e ao letramento digital.
( ) Promover abordagem das regularidades da língua para as irregularidades.
( ) Observar o grau de autonomia do estudante.
( ) Verificar o tratamento dado ao conteúdo – mais ou menos complexo.

As afirmativas são, respectivamente

20 Q905818 | Pedagogia, O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância, Professor Multidisciplinar para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Leia o texto a seguir.

O RIO CAPIBARIBE
FOI DESCAPIBARIZADO
QUEM DESCAPIBARIZOU
FOI O DESCAPIBARIZADOR.
(Domínio Público)

Para desenvolver as habilidades pertencentes ao eixo da oralidade no 1º ano dos anos iniciais, o professor deve trabalhar com a leitura e a escrita de textos como o trava-línguas “O rio Capibaribe”. Dessa forma, a realização do trabalho pedagógico com a oralidade na escola permite o desenvolvimento de algumas habilidades importantes, como:

I. identificar e (re)produzir, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.
II. ler palavras novas em pequenos textos, com precisão na decodificação e compreensão, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização em práticas de linguagem que proporcionem a reflexão sobre o sistema de escrita.
III. Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos e gráficos visuais, em textos multissemióticos e multimodais.

Dessas habilidades, a(s) que pode(m) ser utilizada(s) com o trabalho de trava-línguas no 1º ano do ensino fundamental, é (são):
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.