Leia o texto a seguir.
Se para nós o planejamento na escola é um processo voltado
para a organização de ações que permitam a consecução de
objetivos educacionais, o plano é um documento escrito que
materializa um determinado momento de um planejamento. É a
apresentação, de forma organizada, de um conjunto de
decisões. Um plano, para que se constitua em instrumento
eficiente de ação, precisa ser muito bem pensado e, melhor
ainda, muito bem redigido. Isso significa a apresentação de
diretrizes claras, práticas e objetivas. Com um documento
escrito, o plano compõe-se das seguintes partes: identificação,
objetivos, conteúdos, estratégias, avaliação, o cronograma e
bibliografia. MASETTO, Marcos. Didática: a aula como centro. São Paulo: FTD, 1986. Tendo em vista os componentes fundamentais do plano de
ensino, os objetivos
a) orientam a escolha de estratégias de ensino, a
elaboração do processo de avaliação e a distribuição
dos recursos da instituição; devem ser estabelecidos
com participação democrática.
b) gerais e específicos não são necessários no
planejamento escolar e/ou nos planos de ensino, desde
que os conteúdos e a avaliação estejam fundamentados
em teoria pedagógica.
c) gerais referem-se a aspectos não dimensionáveis,
relativos à seleção de conteúdos provenientes da
legislação educacional e do currículo escolar, de modo
que não são selecionados pelo professor.
d) específicos referem-se a aspectos concretos,
alcançáveis em menor tempo, como, por exemplo,
aqueles que surgem ao final de uma aula ou de uma
unidade de trabalho; em geral, explicitam desempenhos
observáveis.