Questões de Concursos: Professor PII

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11 Q484057 | Geografia, Energia e Industria, Professor PII, Prefeitura de Varginha MG, Reis amp Reis Auditores Associados

No que se refere ao aproveitamento dos recursos naturais básicos analise as afirmativas abaixo colocando (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:

( ) A partir da revolução industrial, diminuiu a importância de todas as atividades primárias (agricultura, pecuária, pesca), que durante séculos tinham sido as bases fundamentais da economia tradicional. Isso aconteceu e, mais tarde, dos serviços.

( ) evidente que a agricultura é um setor em retrocesso em todo o mundo, se levarmos em conta o número decrescente de pessoas que se ocupam das tarefas agrícolas.

( ) Os setores secundário e terciário (indústria e serviços) registram um aumento de mão-de-obra, inclusive nos países do Terceiro Mundo, e, como conseqüência lógica disso, o peso humano da agricultura diminui progressivamente.

( ) Nas sociedades mais avançadas, as percentagens de população ativa dedicada à agricultura são inferiores a 10%: nos Estados Unidos alcança os 2,7% e no Reino Unido gira em torno de 2,2%, enquanto que no Japão não chega a 2%. Embora esses sejam alguns dos casos mais extremos, parece provável que, se essa tendência se mantiver em todos os países desenvolvidos, a população agrícola será inferior a 5% a curto prazo.

( ) A partir de meados do século XVIII, iniciou-se na Europa ocidental um conjunto de transformações que, devido à sua profundidade e importância, se converteriam nas bases da moderna revolução industrial.

( ) Ao longo da história, a pecuária mostrou ser uma atividade extremamente criativa: em oposição às explorações que destroem ou consomem os recursos naturais, como a extração de recursos do subsolo terrestre ou da massa oceânica, na atividade pecuária o explorador seleciona, dirige e aumenta a produção das suas unidades animais.

A sequência correta encontrada é:

12 Q485084 | Geografia, Economia, Professor PII, Prefeitura de Varginha MG, Reis amp Reis Auditores Associados

A liberalização dos mercados proporciona, segundo seus defensores, ganhos potenciais a todos os participantes. O termo “potenciais” significa que a liberalização abre possibilidades que, para serem efetivas, exigem medidas ou políticas de acompanhamento sensatas e de índole muito diversificada: tecnológicas, cambiais, educativas, inovadoras, desenvolvimentistas etc.

Analise as afirmativas a respeito do tema (Globalização) e assinale a alternativa INCORRETA:

14 Q899331 | Pedagogia, Vygotsky, Professor PII, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

Para Lev Vygostski (1988), a “brincadeira é a principal atividade da criança, por ser a que mais possibilita aprendizagens e desenvolvimento, ao fazer com que ela aja para além do que é capaz de fazer sozinha no momento”. Qual zona de desenvolvimento Vygostski refere-se nesse contexto?

15 Q899329 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor PII, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

Considerando que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se, a organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Nesse sentindo, a definição abaixo refere-se a qual campo de experiência?
“É na interação com os pares e com adultos que as crianças vão constituindo um modo próprio de agir, sentir e pensar e vão descobrindo que existem outros modos de vida, pessoas diferentes, com outros pontos de vista. Conforme vivem suas primeiras experiências sociais (na família, na instituição escolar, na coletividade), constroem percepções e questionamentos sobre si e sobre os outros, diferenciando-se e, simultaneamente, identificando-se como seres individuais e sociais. Ao mesmo tempo que participam de relações sociais e de cuidados pessoais, as crianças constroem sua autonomia e senso de autocuidado, de reciprocidade e de interdependência com o meio. Por sua vez, na Educação Infantil, é preciso criar oportunidades para que as crianças entrem em contato com outros grupos sociais e culturais, outros modos de vida, diferentes atitudes, técnicas e rituais de cuidados pessoais e do grupo, costumes, celebrações e narrativas. Nessas experiências, elas podem ampliar o modo de perceber a si mesmas e ao outro, valorizar sua identidade, respeitar os outros e reconhecer as diferenças que nos constituem como seres humanos”.

16 Q899332 | Pedagogia, Vygotsky, Professor PII, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

Para Lev Vygostski (1988), na “brincadeira, a elaboração de contextos imaginários, a interação com os outros, objetos e humanos, a criação de regras faz com que o desenvolvimento da criança seja impulsionado”. Qual zona de desenvolvimento Vygostski refere-se nesse contexto?

17 Q899330 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor PII, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

Conforme estabelecido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), analise as afirmações abaixo sobre a área de linguagens, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

I. A área de linguagens é composta pelos componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte e Educação Física.
II. A área de linguagens é composta pelos componentes curriculares: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte e Educação Física.

Está correto o que se afirma em:

18 Q899328 | Pedagogia, Professor PII, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

Conforme estabelecido no artigo 27 da Lei n. 13.146/15, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) “A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem”. Nesse sentido, é dever do:

19 Q899333 | Pedagogia, Professor PII, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

Segundo o Documento Curricular para Goiás (DCGO), Anos Iniciais do Ensino Fundamental, “no processo de alfabetização é necessária a proposição de uma organização curricular que se fundamenta pela integração de conhecimentos”. Nesse sentido, analise as afirmações abaixo sobre a escolha de temáticas relevantes, afim de estabelecer um diálogo entre o conhecimento social e o conhecimento escolar.

I. O ponto de partida é a valorização dos conhecimentos prévios das crianças, ou seja, o que já sabem dizer sobre as temáticas em discussão.
II. Para instigar a curiosidade e manter o campo de interesse das crianças, é importante a problematização dos assuntos abordados, para provocar reflexão e descobrir o que mais as crianças querem saber.
III. A todo o momento as diversas formas de interação, os diálogos estabelecidos entre os pares e a diversidade de estratégias didáticas favorecem a sistematização dos conhecimentos pelas crianças.
IV. A atividade de planejar, quando se tem clareza do que pretende ensinar, demarca a relevância do protagonismo da criança.

Está correto o que se afirma em:

20 Q899322 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor PII, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

Segundo o artigo 31 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação “A educação infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns”, exceto:
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