Considerando que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos
estruturantes as interações e a brincadeira, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar,
expressar-se e conhecer-se, a organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em cinco campos de
experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Nesse sentindo, a
definição abaixo refere-se a qual campo de experiência?
“É na interação com os pares e com adultos que as crianças vão constituindo um modo próprio de agir, sentir e pensar e
vão descobrindo que existem outros modos de vida, pessoas diferentes, com outros pontos de vista. Conforme vivem suas
primeiras experiências sociais (na família, na instituição escolar, na coletividade), constroem percepções e
questionamentos sobre si e sobre os outros, diferenciando-se e, simultaneamente, identificando-se como seres individuais
e sociais. Ao mesmo tempo que participam de relações sociais e de cuidados pessoais, as crianças constroem sua
autonomia e senso de autocuidado, de reciprocidade e de interdependência com o meio. Por sua vez, na Educação Infantil,
é preciso criar oportunidades para que as crianças entrem em contato com outros grupos sociais e culturais, outros modos
de vida, diferentes atitudes, técnicas e rituais de cuidados pessoais e do grupo, costumes, celebrações e narrativas.
Nessas experiências, elas podem ampliar o modo de perceber a si mesmas e ao outro, valorizar sua identidade, respeitar
os outros e reconhecer as diferenças que nos constituem como seres humanos”.
a) O eu, o outro e o nós
b) Corpo, gestos e movimentos
c) Traços, sons, cores e formas
d) Escuta, fala, pensamento e imaginação