Questões de Concursos: Professor PIII

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11 Q899340 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Professor PIII, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

Dificuldades de aprendizagem e transtornos de aprendizagem são distúrbios diferentes que comprometem a capacidade de aprendizagem. Nesse sentido, analise as afirmações abaixo.

I. Dificuldade de aprendizagem refere-se a uma defasagem da capacidade de aquisição de uma ou mais competências e/ou compreensão aquém do esperado à época de seu desenvolvimento, considerando sua faixa etária, os estímulos recebidos e suas condições cognitivas.
II. Dificuldade de aprendizagem é um termo amplo, envolvendo todos os problemas apresentados no processo de aprender, sejam de origem endógena (condições orgânicas ou psicológicas) ou exógena (relacionadas à escola, ambiente, família).
III. Transtornos possuem um significado mais restrito, envolvendo uma disfunção específica, geralmente neurológica e/ou neuropsicológica.
IV. Os transtornos da aprendizagem decorrem de condições orgânicas ou cognitivas específicas, ainda que possam ser agravadas por condições ambientais (como a falta de diagnóstico e/ou acompanhamento adequado), e afetam o desenvolvimento de habilidades específicas tais como a aquisição da linguagem ou de habilidades matemáticas, mesmo sendo oferecidas as condições adequadas de aprendizagem.

Está correto o que se afirma em:

12 Q899342 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Professor PIII, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

O termo discalculia foi referido, primeiramente, por Kosc em 1974, por meio de um estudo pioneiro sobre um comprometimento cognitivo relacionado às habilidades matemáticas. Nesse sentido, analise as afirmações abaixo sobre esse transtorno.

I. Quem tem discalculia não calcula, então, a inclusão acontece quando o aluno passa a compreender os conceitos.
II. Ao invés de fazer cálculos, redigir textos ajuda a saber a origem do número, de onde saiu, para onde vai e o resultado.
III. Pode-se trabalhar resumos, mapas conceituais, aprendizagem significativa com a relação do conteúdo com o dia-a-dia.

Está correto o que se afirma em:

13 Q899344 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Professor PIII, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

Etimologicamente, a palavra disortografia deriva dos conceitos “dis” (desvio) + “orto” (correto) + “grafia” (escrita), constituindo uma dificuldade manifestada por um conjunto de erros da escrita que afeta a palavra, mas não o seu traçado ou grafia (TORRES; FERNÁNDEZ, 2001). Nesse sentido, analise as afirmações abaixo sobre os sintomas da disortografia.

I. Mistura de letras de formas estranhas, escrita sem nenhuma técnica de caligrafia.
II. Problema com a organização das informações ao escrever, por intervalos entre letras e palavras de forma estranha.
III. Demonstrar uma alta habilidade na compreensão gramatical e consequentemente problemas com a gramática e escrita.

Está correto o que se afirma em:

14 Q899347 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Professor PIII, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

Conforme estabelecido no artigo 57 da Lei nº. 8.069/90, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, “O poder público estimulará pesquisas, experiências e novas propostas relativas a calendário, seriação, currículo, metodologia, didática e avaliação, com vistas à inserção de crianças e adolescentes excluídos do _____________________”. A lacuna é preenchida corretamente por:
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