Questões de Concursos: Professor PNS Prepare-se para a prova com questões de Professor PNS de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Professor PNS Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 11 Q322409 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPEA equipe pedagógica de uma escola inclusiva organizou uma roda de conversas com os professores para discutir a implantação de um ambiente educacional bilíngue para os alunos com deficiência auditiva. Com relação à educação bilíngue nessa escola, assinale a opção correta. a) Nas aulas, o uso de recursos visuais para a aprendizagem do português como segunda língua pelos surdos deverá ser evitado. b) O acervo textual em língua portuguesa deve ser reduzido ao mínimo possível na educação dos surdos. c) O ensino da LIBRAS exige uma organização metodológica e didática especializada. d) É opcional à escola ofertar o ensino da LIBRAS, uma vez que a língua oficial do Brasil é o português. e) A educação bilíngue pressupõe a realização de tradução literal das palavras do português para LIBRAS. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 12 Q321997 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPEOs múltiplos fatores que podem ocasionar deficiência intelectual são classificados em pré-natais, quando ocorrem antes do nascimento, perinatais, quando ocorrem durante o parto, e pós-natais, quando ocorrem depois do nascimento. Nesse sentido, o uso de álcool, tabaco ou drogas pela gestante e traumas obstétricos são fatores de risco ao desenvolvimento de deficiência intelectual nos períodos a) pós-natal e perinatal, respectivamente. b) perinatal e pré-natal, respectivamente. c) pré-natal e perinatal, respectivamente. d) pós-natal e pré-natal, respectivamente. e) pré-natal e pós-natal, respectivamente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 13 Q322270 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPENo planejamento das atividades do atendimento educacional especializado para alunos surdos, o professor deve a) estudar os termos científicos próprios das áreas específicas em LIBRAS para ensiná-los aos professores das classes comuns. b) utilizar estratégias de dramatização e pantomima para que o aluno surdo permaneça relaxado e bem humorado durante o processo de ensino-aprendizagem. c) manter uma relação pessoal afetiva com o aluno surdo, para que ele se sinta acolhido e valorizado. d) identificar as habilidades e necessidades do aluno surdo para atendê-lo em aulas de reforço dos conteúdos que não foram compreendidos na classe regular. e) estabelecer parceria com os professores da sala de aula comum para a discussão dos conteúdos curriculares. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 14 Q321070 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPEA proposta didático-pedagógica para se ensinar português escrito para os alunos com surdez orienta-se pela concepção educacional bilíngue LIBRAS-Português Escrito. Assinale a opção que aponta o principal objetivo do ensino do português escrito ao aluno surdo. a) Preparar o aluno surdo para as diferentes formas de comunicação em língua portuguesa, escrita e oral, de modo que ele possa atuar com fluência linguística. b) Desenvolver a leitura labial, a leitura textual e a escrita o quanto possível, evitando-se o processo discriminatório em sala de aula. c) Estimular o aluno a aprender o português escrito, única forma de participar da comunidade ouvinte sem sofrer discriminação. d) Ampliar o acervo textual do surdo na língua portuguesa, para que ele seja capaz de dialogar com os colegas ouvintes de forma escrita e compreensível. e) Desenvolver a competência linguística e textual dos alunos com surdez, para que sejam capazes de ler e escrever em língua portuguesa. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 15 Q322226 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPEAssinale a opção correta, a respeito da inclusão educacional para os estudantes surdos. a) Campanhas de erradicação do preconceito no ambiente escolar são suficientes para se garantirem a inclusão educacional e o respeito à singularidade dos estudantes. b) A valorização das diferenças no ambiente educacional favorece apenas às pessoas sem deficiência, que ganham a oportunidade de conviver com o diferente nesses ambientes. c) A valorização das diferenças e o convívio com o diferente no ambiente educacional promovem, além de respeito, o direito de os surdos serem atendidos em suas demandas. d) As especificidades dos surdos no âmbito das demandas linguísticas, culturais e arquitetônicas são irrelevantes no discurso de inclusão. e) A socialização dos estudantes surdos e não surdos é o único requisito para a inclusão educacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 16 Q328419 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPEA Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva prevê a atuação, no atendimento educacional especializado para os estudantes surdos, de profissional com conhecimentos a) específicos em, no mínimo, dois componentes curriculares e fluência em LIBRAS. b) específicos no ensino da língua portuguesa na modalidade escrita como segunda língua. c) específicos no ensino da língua portuguesa na modalidade oral como segunda língua. d) no ensino da LIBRAS, ainda que rudimentares. e) específicos em, no mínimo, três componentes curriculares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 17 Q326725 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPENo âmbito da inclusão educacional e da inclusão social, observa-se que, em determinadas situações escolares e familiares, pessoas surdas preferem ficar sozinhas e totalmente afastadas das outras pessoas. Em reuniões familiares, em que é comum conversar em língua oral, as pessoas surdas mantêm-se solitárias. Considerando as informações do texto precedente, assinale a opção correta. a) Em comunidades surdas, os ouvintes ainda são maioria e determinam o fluxo que deve ser seguido pela educação. b) A acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação não afeta o bom desempenho do estudante surdo nas atividades acadêmicas. c) O ambiente escolar, quando hostil, desperta sentimentos que levam o indivíduo surdo a (re)produzir os comportamentos descritos no texto. d) O discurso subjacente às situações descritas no texto denota que as pessoas surdas estão integradas a um ambiente de interação e inclusão. e) Como a escola tem combatido mais fortemente o preconceito, o sentimento de solidão que comumente acomete as pessoas surdas foi extinguido do ambiente escolar, estando limitado, atualmente, ao ambiente familiar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 18 Q321248 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPEOs estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD) a) apresentam o conjunto de duas ou mais deficiências associadas, as quais podem ser de ordem física, sensorial e(ou) intelectual. b) têm perda bilateral, parcial ou total de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma. c) apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realizam tarefas em áreas de seu interesse. d) apresentam limitações nas habilidades adaptativas que não podem ser reparadas pela inclusão escolar imediata. e) desenham muito bem e encontram-se exclusivamente na faixa etária compreendida entre oito e quatorze anos de idade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 19 Q320038 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPENo processo de avaliação de estudantes com deficiência, o uso do portfólio permite que o professor a) mantenha a família afastada do processo de avaliação. b) priorize aspectos quantitativos em detrimento dos qualitativos. c) aborde exclusivamente as dificuldades desses estudantes. d) aplique testes padronizados às especificidades de cada estudante. e) tome decisões sobre quais recursos de acessibilidade deverão ser oferecidos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 20 Q328705 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPENo que se refere às características dos adolescentes com deficiência múltipla e sua relação com o planejamento de estratégias e atividades pedagógicas, assinale a opção correta. a) As atividades desenvolvidas na escola devem tornar o aluno com deficiência múltipla capaz de conviver com sentimentos de rejeição e autopiedade. b) Na adaptação curricular, os professores devem superestimar as condições e as indisposições físicas desses adolescentes, como forma de não expor suas limitações. c) Propostas pedagógicas que visem à aquisição de novas aprendizagens podem prejudicar o desenvolvimento de habilidades já adquiridas, por isso é recomendável desconsiderá-las no processo de adaptação curricular. d) É recomendável que o desempenho de um aluno com deficiência múltipla seja comparado ao de outros alunos com essa mesma condição, para que se definam os critérios de avaliação mais adequados a todos. e) O adolescente com deficiência múltipla enfrenta alguns desafios adicionais no desenvolvimento do autoconceito, da autoestima e na construção da própria identidade, e tais peculiaridades devem ser consideradas no planejamento pedagógico direcionado a esses alunos. 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11 Q322409 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPEA equipe pedagógica de uma escola inclusiva organizou uma roda de conversas com os professores para discutir a implantação de um ambiente educacional bilíngue para os alunos com deficiência auditiva. Com relação à educação bilíngue nessa escola, assinale a opção correta. a) Nas aulas, o uso de recursos visuais para a aprendizagem do português como segunda língua pelos surdos deverá ser evitado. b) O acervo textual em língua portuguesa deve ser reduzido ao mínimo possível na educação dos surdos. c) O ensino da LIBRAS exige uma organização metodológica e didática especializada. d) É opcional à escola ofertar o ensino da LIBRAS, uma vez que a língua oficial do Brasil é o português. e) A educação bilíngue pressupõe a realização de tradução literal das palavras do português para LIBRAS. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
12 Q321997 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPEOs múltiplos fatores que podem ocasionar deficiência intelectual são classificados em pré-natais, quando ocorrem antes do nascimento, perinatais, quando ocorrem durante o parto, e pós-natais, quando ocorrem depois do nascimento. Nesse sentido, o uso de álcool, tabaco ou drogas pela gestante e traumas obstétricos são fatores de risco ao desenvolvimento de deficiência intelectual nos períodos a) pós-natal e perinatal, respectivamente. b) perinatal e pré-natal, respectivamente. c) pré-natal e perinatal, respectivamente. d) pós-natal e pré-natal, respectivamente. e) pré-natal e pós-natal, respectivamente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
13 Q322270 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPENo planejamento das atividades do atendimento educacional especializado para alunos surdos, o professor deve a) estudar os termos científicos próprios das áreas específicas em LIBRAS para ensiná-los aos professores das classes comuns. b) utilizar estratégias de dramatização e pantomima para que o aluno surdo permaneça relaxado e bem humorado durante o processo de ensino-aprendizagem. c) manter uma relação pessoal afetiva com o aluno surdo, para que ele se sinta acolhido e valorizado. d) identificar as habilidades e necessidades do aluno surdo para atendê-lo em aulas de reforço dos conteúdos que não foram compreendidos na classe regular. e) estabelecer parceria com os professores da sala de aula comum para a discussão dos conteúdos curriculares. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
14 Q321070 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPEA proposta didático-pedagógica para se ensinar português escrito para os alunos com surdez orienta-se pela concepção educacional bilíngue LIBRAS-Português Escrito. Assinale a opção que aponta o principal objetivo do ensino do português escrito ao aluno surdo. a) Preparar o aluno surdo para as diferentes formas de comunicação em língua portuguesa, escrita e oral, de modo que ele possa atuar com fluência linguística. b) Desenvolver a leitura labial, a leitura textual e a escrita o quanto possível, evitando-se o processo discriminatório em sala de aula. c) Estimular o aluno a aprender o português escrito, única forma de participar da comunidade ouvinte sem sofrer discriminação. d) Ampliar o acervo textual do surdo na língua portuguesa, para que ele seja capaz de dialogar com os colegas ouvintes de forma escrita e compreensível. e) Desenvolver a competência linguística e textual dos alunos com surdez, para que sejam capazes de ler e escrever em língua portuguesa. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
15 Q322226 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPEAssinale a opção correta, a respeito da inclusão educacional para os estudantes surdos. a) Campanhas de erradicação do preconceito no ambiente escolar são suficientes para se garantirem a inclusão educacional e o respeito à singularidade dos estudantes. b) A valorização das diferenças no ambiente educacional favorece apenas às pessoas sem deficiência, que ganham a oportunidade de conviver com o diferente nesses ambientes. c) A valorização das diferenças e o convívio com o diferente no ambiente educacional promovem, além de respeito, o direito de os surdos serem atendidos em suas demandas. d) As especificidades dos surdos no âmbito das demandas linguísticas, culturais e arquitetônicas são irrelevantes no discurso de inclusão. e) A socialização dos estudantes surdos e não surdos é o único requisito para a inclusão educacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
16 Q328419 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPEA Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva prevê a atuação, no atendimento educacional especializado para os estudantes surdos, de profissional com conhecimentos a) específicos em, no mínimo, dois componentes curriculares e fluência em LIBRAS. b) específicos no ensino da língua portuguesa na modalidade escrita como segunda língua. c) específicos no ensino da língua portuguesa na modalidade oral como segunda língua. d) no ensino da LIBRAS, ainda que rudimentares. e) específicos em, no mínimo, três componentes curriculares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
17 Q326725 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPENo âmbito da inclusão educacional e da inclusão social, observa-se que, em determinadas situações escolares e familiares, pessoas surdas preferem ficar sozinhas e totalmente afastadas das outras pessoas. Em reuniões familiares, em que é comum conversar em língua oral, as pessoas surdas mantêm-se solitárias. Considerando as informações do texto precedente, assinale a opção correta. a) Em comunidades surdas, os ouvintes ainda são maioria e determinam o fluxo que deve ser seguido pela educação. b) A acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação não afeta o bom desempenho do estudante surdo nas atividades acadêmicas. c) O ambiente escolar, quando hostil, desperta sentimentos que levam o indivíduo surdo a (re)produzir os comportamentos descritos no texto. d) O discurso subjacente às situações descritas no texto denota que as pessoas surdas estão integradas a um ambiente de interação e inclusão. e) Como a escola tem combatido mais fortemente o preconceito, o sentimento de solidão que comumente acomete as pessoas surdas foi extinguido do ambiente escolar, estando limitado, atualmente, ao ambiente familiar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
18 Q321248 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPEOs estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD) a) apresentam o conjunto de duas ou mais deficiências associadas, as quais podem ser de ordem física, sensorial e(ou) intelectual. b) têm perda bilateral, parcial ou total de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma. c) apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realizam tarefas em áreas de seu interesse. d) apresentam limitações nas habilidades adaptativas que não podem ser reparadas pela inclusão escolar imediata. e) desenham muito bem e encontram-se exclusivamente na faixa etária compreendida entre oito e quatorze anos de idade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
19 Q320038 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPENo processo de avaliação de estudantes com deficiência, o uso do portfólio permite que o professor a) mantenha a família afastada do processo de avaliação. b) priorize aspectos quantitativos em detrimento dos qualitativos. c) aborde exclusivamente as dificuldades desses estudantes. d) aplique testes padronizados às especificidades de cada estudante. e) tome decisões sobre quais recursos de acessibilidade deverão ser oferecidos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
20 Q328705 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPENo que se refere às características dos adolescentes com deficiência múltipla e sua relação com o planejamento de estratégias e atividades pedagógicas, assinale a opção correta. a) As atividades desenvolvidas na escola devem tornar o aluno com deficiência múltipla capaz de conviver com sentimentos de rejeição e autopiedade. b) Na adaptação curricular, os professores devem superestimar as condições e as indisposições físicas desses adolescentes, como forma de não expor suas limitações. c) Propostas pedagógicas que visem à aquisição de novas aprendizagens podem prejudicar o desenvolvimento de habilidades já adquiridas, por isso é recomendável desconsiderá-las no processo de adaptação curricular. d) É recomendável que o desempenho de um aluno com deficiência múltipla seja comparado ao de outros alunos com essa mesma condição, para que se definam os critérios de avaliação mais adequados a todos. e) O adolescente com deficiência múltipla enfrenta alguns desafios adicionais no desenvolvimento do autoconceito, da autoestima e na construção da própria identidade, e tais peculiaridades devem ser consideradas no planejamento pedagógico direcionado a esses alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro