“Falei para os alunos o que os resultados eram, para que eles ficassem cientes disso.
Os estudantes sabiam como seriam avaliados. Eu sabia o que iria avaliar, e isso propiciaria uma aula
mais eficaz” (Hargreaves, 2002). Em relação ao depoimento desse professor e a sua prática
pedagógica, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O processo de compartilhamento do professor pode provocar mais responsabilidade dos alunos
pela sua própria aprendizagem.
( ) Conversar e informar os alunos sobre os resultados ajuda a manter o aprendizado significativo
para eles.
( ) O professor planejou em torno dos resultados com os seus alunos e alterou a dinâmica de poder
na sala de aula.
( ) O compartilhamento do planejamento escolar do professor deve ser com os seus colegas, pois
são esses que sabem o que funciona ou não na sala de aula, e não com a participação dos seus
alunos.
( ) Cada professor deve construir o seu processo de planejamento individualmente, sem a
necessidade de compartilhamento para não se sentir limitado e, assim, ter liberdade para
considerar quais procedimentos são mais eficazes.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) V – F – F – V – F.
b) F – V – F – V – V.
c) V – V – V – F – F.
d) F – V – V – F – V.
e) V – F – V – V – F.