Questões de Concursos: Professor de Anos Iniciais 24h

Prepare-se para a prova com questões de Professor de Anos Iniciais 24h de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q901933 | Noções de Informática, Microsoft Outlook, Professor de Anos Iniciais 24h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

No Microsoft Outlook 2016, são exibidos itens em uma janela de alerta para que você não perca uma data limite importante. Pode-se adicionar ou remover esses itens para quase qualquer coisa no Outlook, incluindo mensagens de e-mail, compromissos e contatos. Que recurso é esse?

12 Q901927 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais: Pensamento Moderno e Contemporâneo, Professor de Anos Iniciais 24h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

Em relação à escola do futuro, assinale a alternativa INCORRETA.


13 Q901920 | Pedagogia, As Tecnologias da Comunicação e Informação nas Práticas Educativas, Professor de Anos Iniciais 24h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

É o uso adequado do ambiente virtual, ou seja, a utilização apropriada dos recursos tecnológicos em ambientes como a internet. A cidadania digital oferece critérios para que o uso das novas tecnologias ocorra com consciência, responsabilidade, ética e segurança. O conceito acima se refere à(ao):

14 Q901929 | Noções de Informática, Microsoft Word 2016 e 365, Professor de Anos Iniciais 24h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

Quando se está trabalhando no Microsoft Word 2016 em um documento com outros usuários, ou mesmo editando um documento, pode-se ativar a opção que permite ver cada mudança. O Word marca todas as adições, exclusões, movimentações e mudanças de formatação. A opção mencionada denomina-se:

15 Q901930 | Noções de Informática, Google Chrome, Professor de Anos Iniciais 24h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

Em relação à manipulação de arquivos no formato PDF no navegador Google Chrome, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) É possível preencher e salvar os arquivos PDF sem perder suas edições.
( ) Para não perder as edições no PDF, é preciso salvá-lo com suas entradas.
( ) As guias são criadas com as cores padrões e não é possível alterá-las.
( ) É possível preencher o PDF no navegador, clicar em download, e selecionar um Novo Arquivo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

16 Q901923 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor de Anos Iniciais 24h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

Em relação ao Projeto Político-Pedagógico (PPP), de acordo com Ilma Veiga, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Tem a ver com a organização do trabalho pedagógico em um único nível, como organização da escola como um todo.
( ) Sua construção passa pela relativa autonomia da escola, de sua capacidade de delinear sua própria identidade.
( ) Fornece indicações necessárias à organização do trabalho pedagógico.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

17 Q901931 | Noções de Informática, Mozilla Firefox, Professor de Anos Iniciais 24h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando a sequência de passos para imprimir uma página web no navegador Mozilla Firefox.

Coluna 1
1. Passo 1.
2. Passo 2.
3. Passo 3.
4. Passo 4.

Coluna 2
( ) Escolha uma das opções de impressão.
( ) Após ajustar as configurações, clique em Imprimir.
( ) É aberta uma visão prévia da impressão da página web.
( ) Clique no menu Arquivos e depois em Imprimir.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

18 Q901936 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Anos Iniciais 24h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

A escola de hoje precisa ter capacidade para imaginar e criar novas soluções que evitem o seu isolamento e, também, para tratar as diferenças entre os alunos. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar que:

19 Q901938 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Anos Iniciais 24h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

A inclusão escolar brasileira enfrenta desafios para a questão de acesso e permanência do aluno na escola, diante das inovações propostas pelas políticas educacionais. Em relação à dinâmica necessária para concretizar a proposta da inclusão escolar, analise as assertivas abaixo:

I. O movimento pela inclusão escolar tem mostrado que o aluno, antes de tudo, é uma pessoa que possui necessidades e desejos individuais que devem ser contemplados na escola.
II. A integração e a inclusão expressam a inserção do aluno ao ensino regular em situações iguais, pois ambas visam que a escola se organize e faça todas as mudanças necessárias para atender à diversidade.
III. A busca por equidade na educação demanda que a escola esteja aberta à pluralidade e à diversidade, reafirmando o compromisso de reverter a situação de exclusão, bem como o compromisso com os alunos com deficiência, ao reconhecer a necessidade de práticas pedagógicas inclusivas.
IV. A escola inclusiva tem como princípio que todas as crianças devem apender juntas, independentemente das suas diferenças.

Quais estão corretas?

20 Q901939 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Anos Iniciais 24h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

“Falei para os alunos o que os resultados eram, para que eles ficassem cientes disso. Os estudantes sabiam como seriam avaliados. Eu sabia o que iria avaliar, e isso propiciaria uma aula mais eficaz” (Hargreaves, 2002). Em relação ao depoimento desse professor e a sua prática pedagógica, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O processo de compartilhamento do professor pode provocar mais responsabilidade dos alunos pela sua própria aprendizagem.
( ) Conversar e informar os alunos sobre os resultados ajuda a manter o aprendizado significativo para eles.
( ) O professor planejou em torno dos resultados com os seus alunos e alterou a dinâmica de poder na sala de aula.
( ) O compartilhamento do planejamento escolar do professor deve ser com os seus colegas, pois são esses que sabem o que funciona ou não na sala de aula, e não com a participação dos seus alunos.
( ) Cada professor deve construir o seu processo de planejamento individualmente, sem a necessidade de compartilhamento para não se sentir limitado e, assim, ter liberdade para considerar quais procedimentos são mais eficazes.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.