“[…] documento traz em relação ao brincar, que
é um direito de aprendizagem e de desenvolvimento
que deve se fazer presente nas ações pensadas no
cotidiano das instituições, se constitui como uma
forma de pesquisa, descoberta e investigação, para
isso é necessário um professor que assuma a brincadeira como uma manifestação válida dos seres humanos, ou seja, um adulto brincante, sendo que esta se
apresenta como condição necessária para quem atua
na Educação Infantil.”
Currículo Base da Educação Infantil
do Município de Chapecó (SC), 2023.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as
falsas ( F ) segundo o documento citado acima.
( ) Brincar pode ser entendido como um patrimônio cultural, resultado das ações humanas, que
é transmitido entre e dentro das gerações, e
também como uma forma de ação; que cria e
modifica os significados atribuídos ao mundo.
( ) O adulto brincante/educador deve ser espectador dos contextos brincantes e aguardar um
convite por parte das crianças para participar
das brincadeiras.
( ) Na Educação Infantil, o brincar constitui-se
como uma forma de pesquisa, descoberta e
investigação.
( ) O adulto brincante/educador deve assumir
uma postura livre de julgamentos ao participar dos contextos brincantes.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta ,
de cima para baixo.
a) V • V • V • F
b) V • V • F • F
c) V • F • V • V
d) F • V • V • F
e) F • F • V • V