Início

Questões de Concursos Professor de Arte

Resolva questões de Professor de Arte comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1048435 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Com a intenção de fomentar uma compreensão crítica nos estudantes sobre a relação entre arte, mídia, mercado e consumo, considerando os modos de produção e de circulação da arte na sociedade contemporânea, compete ao professor de Arte
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1042390 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Considerando o papel da escola na democratização dos saberes estéticos e artísticos, avalie as seguintes afirmações e a relação proposta entre elas.

I. A escola tem um papel fundamental no processo de democratização dos saberes estéticos e artísticos uma vez que a Arte é essencial para a construção integral do sujeito.
PORQUE
II. O tipo de conhecimento que é proposto no ensino de Arte é distinto do que é trabalhado em outros componentes. Assim, por possuir diferentes formas de acesso ao conhecimento, característica própria de sua epistemologia, ela garante ao sujeito uma melhor leitura de si e do meio em que está inserido.

A respeito dessas afirmações, assinale a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1034283 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

Antônio foi condenado, em sentença criminal transitada em julgado, pela prática de determinada infração penal. Durante o cumprimento da pena, que iria se extinguir em dois anos, decidiu que iria iniciar a sua carreira política na eleição que seria realizada em outubro do ano em que estava realizando suas reflexões. No entanto, ao analisar a sistemática prevista em nossa ordem constitucional, constatou que os seus direitos políticos estavam suspensos.
À luz dessa narrativa, é correto afirmar, em relação a Antônio, que, em uma perspectiva jurídica,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1034284 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

A respeito da história do teatro brasileiro, assinale a opção que descreve corretamente a obra assinalada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1074177 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Arte, Prefeitura de Cunha Porã SC, FEPESE, 2023

O Teatro Nacional do Negro (TEN) foi criado em 1944, como um grupo cultural, social e político, e tinha como uma das principais propostas dar protagonismo – no palco e no público – a pessoas pretas, que até então exerciam papéis secundários e/ou de personagens caricatos e até com conotação pejorativa.
A primeira turma contou com cerca de 600 alunos, grande parte deles nunca havia tido contato com as artes cênicas e mal tinham completado os primeiros anos de estudo formal.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) sobre o TEN.

( ) Foi criado pelo dramaturgo, artista e intelectual Abdias do Nascimento.
( ) Manteve atores brancos, que pintavam o rosto de preto durante as atuações.
( ) Revelou nomes importantes, como Ruth de Souza e Léa Garcia.
( ) Tratava de temas como racismo, marginalidade e exclusão social.
( ) Teve como montagem mais famosa a peça “ORei da Vela”.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1074435 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2025

A didática do ensino de teatro fundamenta-se na compreensão das características essenciais do jogo teatral como dispositivo metodológico. Considerando os princípios pedagógicos que orientam o planejamento flexível das experiências cênicas educativas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I.O jogo teatral desenvolve a consciência estética e amplia a visão do sujeito sobre o fazer teatral e as circunstâncias sociais, promovendo um olhar dinâmico que rompe com perspectivas míopes e estimula a organização de discursos cênicos apurados através da experimentação criativa.

PORQUE

II.A liberdade de ação, a evasão da vida corrente e a ocupação temporal-espacial específica constituem características primordiais do jogo que devem ser preservadas no processo educativo, evitando objetivos diretivos que retirem sua vitalidade lúdica e potencial de transformação sensível e crítica.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q896764 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Arte, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

A Base Nacional Curricular Comum propõe que o ensino das linguagens envolva seis dimensões do conhecimento que, de maneira inseparável e simultânea, definem a particularidade da experiência artística. Essas dimensões atravessam os saberes das Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, bem como as aprendizagens dos alunos em cada contexto social e cultural. Não se trata de eixos temáticos ou categorias, e sim de diretrizes flexíveis que se interconectam, formando a especificidade do conhecimento em Arte na escola. Não há hierarquia entre essas dimensões nem uma sequência obrigatória para abordá-las no campo pedagógico.


As dimensões do conhecimento, propostas pela BNCC, são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1030400 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

As opções identificam corretamente as competências específicas de Arte para o Ensino Fundamental indicadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), à exceção de uma. Assinale-a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1030403 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

No Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar, o componente Arte está inserido na área de Linguagens pois:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1074178 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Arte, Prefeitura de Cunha Porã SC, FEPESE, 2023

O Teatro do Absurdo (termo criado pelo crítico Martin Esslin) surgiu no período pós-guerra e se caracteriza por peças que questionavam criticamente a razão e o cientificismo – conceitos que ganharam muito espaço na Segunda Guerra Mundial.
Os textos desse movimento foram influenciados pelo Dadaísmo e pelo Surrealismo. Por isso, apresentam características como: diálogo escasso, perda de sentido na linguagem e desconexão com a realidade, colocando no palco questões como solidão, desmotivação e resignação.

Assinale a alternativa que apresenta somente peças representantes desse movimento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1071985 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Professor de Arte, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2025

Sobre o teatro épico de Bertolt Brecht, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1074323 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Arte, Prefeitura de João Ramalho SP, Instituto Consulplan, 2025

O teatro brasileiro do século XX passou por importantes transformações devido às influências da política e das transformações sociais. Entre os grupos que se destacaram a partir dos anos de 1950, há um grupo teatral de cunho político que propunha democratizar o teatro às classes populares, apresentando uma forte crítica social, além de ter influência direta no surgimento do “Teatro do Oprimido”. Qual o nome desse grupo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q900050 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor de Arte, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

De acordo com a Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional), a formação dos profissionais da educação, de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica, terá como fundamentos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q1072108 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Arte, Prefeitura de Três Barras SC, Unesc, 2024

O teatro elisabetano refere-se ao estilo de teatro que floresceu na Inglaterra durante o reinado da Rainha Elizabeth I (1558-1603). Qual das seguintes características é verdadeira sobre o teatro elisabetano?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1071391 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Serra SP, Avança SP, 2023

“É evidente o quando a arte sempre esteve presente e ainda está na vida do ser humano, como uma característica da sua existencialidade cultural, porém os fatos, muitas vezes, mostram detalhes que evidenciam a não linearidade da evolução histórica, das manifestações artísticas”, afirma a pesquisadora Isabel Marques em Dançando na Escola (Cortez, 2003). Nas palavras da autora, a arte é uma construção humana e como tal se efetiva no corpo, pelo corpo e a partir da realidade do corpo, no percorrer da história da humanidade.
Especificamente a respeito da dança como forma de comunicação, segundo o conceito de Isabel Marques, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1030395 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

A respeito do significado da pintura corporal indígena, considere o trecho a seguir:
Os grafismos corporais objetivam facilitar a transformação de um corpo para dotá-lo das qualidades sociais requeridas. Por meio de técnicas variadas e complexas são efetivadas amplas mudanças corporais, algumas das quais relacionadas a uma elaboração estética, geralmente reunidas sob a expressão “decoração” corporal. A elaboração do corpo é produzida tanto por pinturas de base vegetal, como por tatuagens, escarificações, adornos plumários e corte de cabelo. Constituindo parte essencial do processo de transformação da pessoa, essas técnicas comunicam diferentes intenções e são específicas de cada povo indígena.
Adaptado de VAN VELTHEM, L. H. Artes indígenas: Notas sobre a lógica dos corpos e dos artefatos. In: Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares, v.7, n.1, p, 2010, p. 62.
Com base no trecho, assinale a afirmativa que interpreta corretamente o sentido social da pintura corporal para as sociedades indígenas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1042386 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Um professor, para apresentar aos estudantes em qual medida uma nota sonora é aguda ou grave, utiliza de diversos recursos para a produção de sons. Com essa atividade, qual conceito musical o professor pretende desenvolver com seus estudantes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1074560 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Arte, SEDUC PI, NUCEPE, 2025

Ao criar o teatro do oprimido, Augusto Boal articulou uma série de metodologias que tinham como objetivo tornar o espectador (espectaATOR) ativo e transformador da ação dramática. As técnicas teatrais podem ser úteis para desenvolver a criatividade, a autoconfiança e a expressão corporal e facial.
Sobre as técnicas teatrais avalie as seguintes afirmações:

I. O Teatro do invisível é uma técnica teatral que consiste em apresentar uma cena em um local público, sem que o público saiba que se trata de uma encenação.

II. As interações dramáticas são baseadas em fatos reais e mostram conflitos entre personagens oprimidos e opressores.

III. Teatro fórum é o termo utilizado para designar qualquer estrutura de jogo que possa ser utilizado no teatro, seja dramático, cenas, esboços ou improvisações, ou também na forma de jogos lúdicos ou brincadeiras.

IV. O Teatro imagem é uma técnica teatral que busca ensaiar uma transformação da realidade através do uso da imagem corporal.


Assinale APENAS a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1042392 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Na prática artística, a utilização de materiais de formas inovadoras transmite significados além da estética visual. Considerando essa afirmação, qual das seguintes alternativas reflete corretamente a importância dos materiais na criação e na interpretação de obras de arte contemporâneas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.