Questões de Concursos: Professor de Artes Visuais

Prepare-se para a prova com questões de Professor de Artes Visuais de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q42587 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Para Pimentel (In. ASSIS, H. L.; RODRIGUES, E. B. T. (org.) O ensino de artes visuais, 2009), a avaliação na visão tradicional é uma ação de

32 Q28252 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

Leia o conceito a seguir.

É uma configuração que nasce do processo de acostumar- se a uma explicação ou compreensão da realidade sem que ela seja questionada. Mais do que uma interpretação adequada da realidade, é uma ‘forma de ver’ a realidade – mítica, espontânea (LUCKESI, 1994).

Esse é um conceito de

33 Q42573 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

O principal meio de assegurar a gestão democrática da escola é a participação, porque possibilita o envolvimento de professores, funcionários, pais e alunos no processo de tomada de decisões. Nesse modelo de gestão democrático-participativo, o trabalho em equipe é fundamental para.

34 Q42575 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

O projeto político-pedagógico é o plano global da instituição, um instrumento teórico-metodológico para intervenção e mudança da realidade (Vasconcellos, 2002). Nesse sentido, ele é

35 Q42568 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

O pensamento pedagógico brasileiro constitui-se do esforço de análise crítica de vários autores ao pensamento pedagógico oficial. Uma das sínteses mais conhecidas é a de Dermeval Saviani, que identifica na história da educação as seguintes tendências:

36 Q42581 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Conforme o que dispõe o Artigo 21, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei nº 9394/96, “ A educação escolar compõe-se de”:

37 Q42597 | História e Geografia de Estados e Municípios, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

A utilização das águas no território goiano é bastante distinta, dependendo, sobretudo, de fatores depovoamento, relevo e disponibilidade hídrica. Para a produção de energia e para o abastecimento humano, Goiás conta com duas principais bacias, que são as dos rios

38 Q352192 | Artes, Professor de Artes Visuais, SEE GO, UFGO

Segundo Ostrower (1983, p.235), “o vermelho, o verde, ou qualquer outra cor, pode vir a ter significados múltiplos e até bem diversos, uma vez que a expressividade da cor dependerá das funções que desempenhe”. Segundo esse entendimento, a cor desempenha uma função conceitual e informativa de caráter

39 Q28259 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

No entendimento de Martins (2009), uma abordagem crítica da imagem não deve lidar apenas com problemas estéticos, ou questões artísticas, mas com fatos e realidades sociais que põem em pauta discussões sobre a cultura,

40 Q42571 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

O currículo constitui significativo instrumento utilizado por diferentes sociedades para desenvolver tanto os processos de conservação quanto os de transformação dos conhecimentos historicamente acumulados, bem como para socializar as crianças e os jovens segundo os valores tidos como desejáveis (MOREIRA, 1997). Nesse sentido, por currículo entende-se:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.