Questões de Concursos: Professor de Artes Visuais

Prepare-se para a prova com questões de Professor de Artes Visuais de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

51 Q28255 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Aparecida de Goiânia GO, CS UFG

A educação geral contrapõe-se ao ensino especializado em disciplinas ou matérias, porém o contraste que se deve estabelecer é em termos de qual perspectiva se adota sobre o conhecimento e a vida, junto a uma forma de organizar e tratar esse conhecimento.
A formação do cidadão requer que lhe sejam proporcionadas visões sintéticas dos problemas, já que o ideal democrático de uma cidadania ilustrada exige solucionar problemas e conectar saberes.
A busca de fórmulas para obter isso é uma urgência reclamada pela função democrática da escolarização comum para todos, tanto mais urgente quanto mais especializado é o conhecimento que se produz. Esse tem sido um desafio no pensamento pedagógico de todo esse século. (SACRISTÁN, 1998).

A história do pensamento e a da prática pedagógica oferecem constantes exemplos de tentativas de resposta à necessidade de integrar cultura e conhecimento. Uma dessas tentativas consiste em:

54 Q42588 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Para Goya (In. ASSIS, H. L.; RODRIGUES, E. B. T. (org.) O ensino de artes visuais, 2009) a gravura é importante na prática pedagógica na arte educação escolar, porque

55 Q42595 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Um ideário sobre o Ensino da Arte numa perspectiva da diversidade e pluralidade cultural contempla

56 Q42593 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

Segundo Hernandez (2007, p.45) trabalhar com base na cultura visual é importante para a educação das artes visuais, porque

57 Q352037 | Artes, Professor de Artes Visuais, SEE GO, UFGO

No ensino de artes visuais, o processo de avaliação mediadora tem por intenção

58 Q42596 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

A incorporação das novas tecnologias de informação e comunicação ao processo educativo traz para a educação a concepção de interatividade. Para Silva (2006), a sala de aula interativa seria o ambiente em que o professorinterrompe a tradição do falar/ditar, deixando-se identificar com o contator de história e adota uma postura semelhante à do designer de software interativo. Isso significa que o professor

59 Q42592 | Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG

John Dewey é amplamente reconhecido como um dos mais importantes pensadores e filósofos da educaçãoda Era Moderna. Para Dewey a arte constitui um dos ramos da experiência humana. Para o autor (2010, p.82), o aprendizado deve-se desenvolver a partir

60 Q351541 | Artes, Professor de Artes Visuais, SEE GO, UFGO

De acordo com Pimentel (In: BARBOSA, 2002, p.114-115), a arte, em todos os tempos, sempre recorreu as inovações tecnológicas para seus propósitos, até mesmo porque necessita do que está disponível, para que algo seja criado. A autora argumenta que “ a escola se apropria das tecnologias desenvolvidas com o mesmo enfoque tradicional de supremacia do texto em detrimento ao estudo da imagem”.

Seguindo a argumentação da autora, o uso da tecnologia (informática e computação) na escola não tem favorecido o ensino de artes visuais, porque

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.