Questões de Concursos: Professor de Artes Visuais

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61 Q324394 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

A organização dos conteúdos em relação a projetos, como forma de desenvolver atividades de ensino e aprendizagem, favorece a compreensão da multiplicidade de aspectos que compõem a realidade, uma vez que permite a articulação de contribuições de diversos campos de conhecimento. Esse tipo de organização permite que se dê relevância às questões dos Temas Transversais, pois os projetos podem se desenvolver em torno deles e serem direcionados para metas objetivas ou para a produção de algo específico. Assim, considerando a ação pedagógica e o trabalho com projetos, analise.

I. Professor e alunos compartilham os objetivos do trabalho e os conteúdos são organizados de acordo com uma ou mais questões.

II. Uma vez definido o aspecto específico de um tema, os alunos têm a possibilidade de aplicar os conhecimentos que já possuem sobre o assunto, buscar novas informações e utilizar os conhecimentos e os recursos oferecidos pelas diversas áreas para dar um sentido amplo à questão.

III. O professor deve planejar uma série de atividades organizadas e direcionadas para a meta pré-estabelecida, de forma que, ao realizá-la, os alunos tomem, coletivamente, decisões sobre o desenvolvimento do trabalho.

IV. A organização das etapas do projeto deverá ser previamente planejada de forma a comportar as atividades que se pretende realizar dentro do tempo e do espaço que se dispõe.

Estão corretas as afirmativas

62 Q810956 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Artes Visuais, SEE GO, UFGO

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei nº 9394/96, no Artigo 12, institui que os estabelecimentos de ensino elaborem e executem suas propostas pedagógicas e, no Artigo 13, define que os docentes se incumbirão de

63 Q351990 | Artes, Professor de Artes Visuais, SEE GO, UFGO

As recentes metodologias para o ensino de artes investem na proposição de projetos com narrativas individuais e/ou coletivas. Pode-se justificar esse investimento pelo fato de as narrativas

64 Q351838 | Artes, Professor de Artes Visuais, SEE GO, UFGO

No ensino pós-moderno de artes visuais, a autoavaliação é uma importante ferramenta no processo de avaliação, pois propicia ao aluno

65 Q351732 | Artes, Professor de Artes Visuais, SEE GO, UFGO

Uma das tarefas mais complexas dos professores de artes no contexto da educação formal é a avaliação. Arte-educadores, na atualidade, investem na avaliação formativa, porque

66 Q352148 | Artes, Professor de Artes Visuais, SEE GO, UFGO

Segundo Ana Mae Barbosa, o esforço de se entender a área de Arte-Educação ou Ensino de Arte em relação à cultura tem gerado estudos significativos que apontam a arte como cultura e

67 Q352365 | Artes, Professor de Artes Visuais, SEE GO, UFGO

Na arte/educação contemporânea, estimula-se a utilização das redes de comunicação e o uso de softwares gráficos para

68 Q320888 | Pedagogia, Professor de Artes Visuais, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

Embora as escolas do mundo estejam cada vez mais semelhantes entre si – “a cultura da escola” – inúmeros são os fatores (internos e externos à escola) que determinam diferenças curriculares significativas, em que pese o fato de que os fatores externos, que impedem o cumprimento de currículos oficiais, não sejam de competência da escola. Os fatores internos podem ser minimizados através de negociações coletivas que se expressam na

69 Q351893 | Artes, Professor de Artes Visuais, SEE GO, UFGO

Na década de 80, chegaram ao Brasil metodologias norteamericanas de leitura de imagens, que utilizavam as habilidades de descrever, analisar, interpretar e produzir como as bases do ensino de artes. Por mais de duas décadas, os professores brasileiros de artes encontraram dificuldades de apropriação dessas propostas, porque
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