Questões de Concursos: Professor de Ciências Biológicas

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21 Q386715 | Biologia, Biologia Animal, Professor de Ciências Biológicas, SEARH RN, IDECAN

A fisiologia de uma esponja depende enormemente da corrente de água que flui através do seu corpo. Por meio da regulação do tamanho do ósculo e do fechamento dos óstios, o animal pode controlar a taxa de fluxo ou mesmo pará?la. Em algumas espécies da classe Demospongiae, o controle do ósculo é facilitado por um tipo de célula mesoílica chamada:

22 Q384180 | Biologia, Meio Ambiente, Professor de Ciências Biológicas, SEARH RN, IDECAN

Em relação às características do solo, analise as afirmativas a seguir.

I. Se as partículas do solo forem grandes, a água da chuva infiltra e fica retida, deixando o solo encharcado.

II. A argila presente no solo são partículas muito finas que deixam as águas da chuva se infiltrarem e deslocarem entre elas ficando pouca umidade retida.

III. As partículas de argila no solo têm propriedades de reter minerais como os de Ca2+, K+ e Mg+, favorecendo sua absorção pelas plantas.

IV. As partículas que compõem as camadas superiores do solo, mais sujeitas ao intemperismo, têm diâmetro menor que o das que compõem as camadas mais profundas.

V. O horizonte O, uma das camadas do solo, é formada por rocha decomposta em pequenas partículas.

Estão INCORRETAS apenas as afirmativas

23 Q898581 | Biologia, Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Professor de Ciências Biológicas, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

A capacidade das células em transportar certos íons contra uma concentração e contra um gradiente de potencial elétrico, usando ATP como fonte de energia, é um processo denominado:

24 Q898578 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Professor de Ciências Biológicas, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

Doenças transmitidas por vetores que se desenvolvem em ambiente aquático também estão compreendidas em doenças relacionadas com a água. Das doenças citadas nas alternativas a seguir, é transmitida pela exposição direta à água contaminada, sem a necessidade de um vetor (como os mosquitos), a:

25 Q898580 | Biologia, Cadeias e teias alimentares, Professor de Ciências Biológicas, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

Ao chegar ao refeitório da escola, o professor Mário viu que o cardápio era arroz, feijão, salada de rúcula e carne bovina assada. Ao ingerir cada um desses alimentos, o professor Mário ocupará uma determinada posição na cadeia alimentar.
A posição que ele ocupará na sequência alimentar acima relacionada, respectivamente, é:

30 Q906929 | Biologia, Biologia como ciência, Professor de Ciências Biológicas, Prefeitura de Quebrangulo AL, ADMeTEC, 2024

Durante uma aula sobre evolução biológica, um professor de Ciências Biológicas percebe que um aluno, João, apresenta comportamentos de desinteresse, como olhar constantemente para o relógio, suspirar frequentemente e não interagir com os colegas. O professor, preocupado com o bem-estar e o desenvolvimento acadêmico de João, decide abordá-lo após a aula. Durante a conversa, João revela que está passando por problemas pessoais em casa, o que está afetando sua concentração nas aulas. O professor, ciente dos aspectos psicológicos envolvidos na educação, reconhece a importância do suporte emocional para o sucesso acadêmico dos alunos. Considerando a situação apresentada, qual é a melhor abordagem do professor para auxiliar João?

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