Questões de Concursos: Professor de Educação Básica III

Prepare-se para a prova com questões de Professor de Educação Básica III de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q351928 | Artes, Patrimônio Artístico, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A visita a museus, galerias e exposições pelos alunos de uma escola deve ser sempre incentivada pelos professores para que possam apreciar a obra de arte pessoalmente. No que se refere a esse assunto, julgue os próximos itens. Cada museu se especializa em obras de arte de um período, na maioria das vezes de um único artista, o que facilita a identificação de cada obra pelo visitante.

22 Q325125 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Os temas relacionados à sexualidade despertam o interesse das crianças, e os professores devem aprender a lidar com esse interesse a partir das representações próprias do universo infantil e do contexto sociocultural no qual as crianças estão inseridas. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes. Se o professor observar, durante o recreio, a preferência de um menino pelas brincadeiras das meninas, deve ficar atento para evitar comentários preconceituosos das outras crianças, evitando tanto estimular como reprimir tal comportamento.

23 Q326149 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A educação, processo social e universal, constitui atividade humana necessária à existência e ao funcionamento das sociedades. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir. Na educação formal, faz-se necessário o uso da didática como componente que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realização da instrução e do ensino.

24 Q351512 | Artes, Artes Cênicas, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte (1997), uma das modalidades de orientação didática em Arte é o trabalho por projetos. Cada equipe de trabalho pode eleger projetos a serem desenvolvidos em caráter interdisciplinar. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. A linguagem teatral favorece a abordagem de questões relativas ao multiculturalismo, devido ao fato de, sobretudo, valorizar o indivíduo em detrimento da sociedade.

25 Q351854 | Artes, Artes Cênicas, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Segundo Gerd Bornheim (1992), o panorama do teatro de hoje é, inegavelmente, de uma riqueza imensa, de uma pluralidade de experiências jamais vista em nenhuma fase da historia da arte cênica. A partir dessa afirmação, julgue os itens a seguir. No teatro contemporâneo, as encenações baseiam-se predominantemente em textos dramáticos preestabelecidos, escritos por dramaturgos consagrados.

26 Q486193 | Inglês, Língua Inglesa e Educação, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

As far as the practice of language teaching is concerned, judge the items below. It is important to teach a student how to guess the meaning of unfamiliar words based on the context in which they appear. It is crucial to effective reading.

27 Q483645 | Geografia, Conferências e Tratados Ambientais, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

O Fórum Econômico Mundial, que ocorre em Davos, Suíça, já existe há 42 anos e reúne lideres políticos dos países ricos bem como sindicalistas e até artistas do mundo inteiro. O Fórum não tem caráter decisório, mas é um evento em que as discussões de temas contemporâneos econômicos mundiais têm assento. Em clima de pessimismo, a 1ª ministra alemã Ângela Merkel abriu o evento, em 25 de janeiro de 2012, pedindo comprometimento do grupo de participantes para olhar a Europa com mais atenção. A marca deste atual encontro tem o foco de reformar o capitalismo o mesmo que enriqueceu a Europa antigamente. Considerando o contexto da Globalização e a importância do Fórum de Davos, assinale a alternativa que apresenta quem está, segundo o discurso acima, em difícil situação, quem não se encontra em dificuldades, quem, neste momento, tem visto essa situação como verdadeiras oportunidades, respectivamente.

28 Q483840 | Geografia, Meio Rural, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sob o efeito do desenvolvimento da sociedade técnico-cientifico-informacional, na década de 40, a adubação no Brasil era exclusivamente mineral, usando-se corretivos e adubos de origem animal, áreas modernizadas como São Paulo e Rio Grande do Sul eram os maiores consumidores. Em meados do século XX, estas áreas se tornaram produtoras de adubo de origem animal. Nos anos 70, o emprego de fertilizantes já indicava preferência pelo uso de adubação

29 Q326414 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Os temas relacionados à sexualidade despertam o interesse das crianças, e os professores devem aprender a lidar com esse interesse a partir das representações próprias do universo infantil e do contexto sociocultural no qual as crianças estão inseridas. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes. Considere-se que uma menina, após uma aula de alongamento, pergunte por que se diz que é feio sentar com as pernas abertas. Nessa situação, como forma de ajudar na diminuição da polarização entre certo e errado no que se refere à sexualidade, seria correto o professor responder que, como abrir os braços ou levantar a mão, o referido comportamento chama a atenção para si.

30 Q486058 | Inglês, Literatura, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Nobel Prize of Literature in 1954, American author and journalist Ernest Hemingway (1899-1961), published in 1940 a novel with the Spanish Civil War as its background. This work was called

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.