Questões de Concursos: Professor de Educação Básica IV

Prepare-se para a prova com questões de Professor de Educação Básica IV de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

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21 Q319167 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Na década de 1980, o Brasil viveu um processo de transição do Regime Militar para a Democracia; atual forma de governo. Foram eleitos como fundamentos dessa “Nova” República: a cidadania e a dignidade humana. Esse importante marco histórico, que abriu caminho para significativas conquistas sociais, inclusive das pessoas com deficiência, foi/foram

22 Q326350 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Entre o bebê e as pessoas que interagem, cuidam e brincam com ele se constrói uma forte relação afetiva que estabelece, entre outros,

23 Q322527 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Uma professora tem um aluno em sala de aula com baixa visão que precisa ser encaminhado para avaliação, na cidade de São Paulo. Esse encaminhamento deverá ser feito para

24 Q320743 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Muitas vezes, ao observar crianças brincando, é possível perceber que umas imitam as outras, imitam movimentos de animais, ou fazem caretas, emitindo diferentes sons. A respeito disso, assinale a alternativa correta.

25 Q319931 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Educação Inclusiva é definida como uma proposta educacional que reconhece e garante o direito de todos os alunos de compartilhar um mesmo espaço escolar, sem discriminação de qualquer natureza. Nesse contexto, a Educação Especial é entendida como

26 Q325867 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Algumas escolas públicas, infelizmente, ainda organizam a separação de classes. Em determinadas salas, convivem apenas alunos com diferentes necessidades educacionais especiais. Essa prática, do ponto de vista do conceito de escola para todos, está

27 Q320436 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Até 1990, as políticas de Educação Especial refletiram o sentido assistencial e terapêutico atribuído à Educação Especial pelo MEC. A partir de 1990, ocorrem algumas modificações importantes. Assinale a alternativa que apresenta uma dessas modificações.

28 Q319065 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

No início da década de 1970, passou a ter destaque o Movimento de Integração Social que objetivava a inserção da pessoa com deficiência na sociedade. A partir de então, surgiram os princípios de

29 Q816467 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Segundo alguns estudiosos, a Educação Especial assumiu, historicamente, na política educacional brasileira, um caráter assistencialista, em que o aluno deve ser ajudado, porque sua deficiência refletiria incapacidade para a realização de tarefas em sala de aula. Assinale a alternativa que apresenta essa característica.

30 Q321755 | Pedagogia, Professor de Educação Básica IV, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A criança desde cedo pode se comunicar por meio de gestos, sons e, mais tarde, representar papéis nas brincadeiras que compartilha com os amigos. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

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