Questões de Concursos: Professor de Educação Básico

Prepare-se para a prova com questões de Professor de Educação Básico de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q476556 | Farmácia, Farmacocinética, Professor de Educação Básico, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

A Lei de Ação das Massas descreve a cinética de ligação de um fármaco ao seu receptor, formando o complexo fármaco-receptor, que é capaz de promover o efeito farmacológico. A respeito dos princípios da terapêutica medicamentosa, assinale a alternativa correta.

32 Q477812 | Farmácia, Farmacologia, Professor de Educação Básico, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

A neurocriptococose é uma infecção muito prevalente em portadores da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA) e em pacientes imunodeprimidos por outras causas. O tratamento é, normalmente, realizado com dois fármacos diferentes. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o fármaco que compõe a fase de ataque e o fármaco que compõe a fase de manutenção do tratamento.

33 Q387611 | Educação Artística, Professor de Educação Básico, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

Os elementos que estruturam a linguagem visual são

34 Q475526 | Farmácia, Farmacologia, Professor de Educação Básico, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

O captopril, um fármaco inibidor da enzima conversora de angiotensina (ECA), é comumente utilizado no tratamento da hipertensão arterial sistêmica. Entretanto, uma das indicações clínicas mais recentes para o uso desse fármaco é a nefropatia diabética, pois se sabe que o captopril é capaz de prevenir ou retardar o avanço dessa doença renal. Assinale a alternativa que apresenta o mecanismo pelo qual o captopril atua como nefroprotetor.

35 Q794774 | Filosofia, Professor de Educação Básico, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

John Dewey, em Educação e Democracia, reforça seu apelo à educação, entendida como investigação científica, enfatizando a necessidade do pensar reflexivo em educação. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

I Dewey aproveitou-se do método desenvolvido por Charles Sanders Peirce, aplicando-o à ciência, à arte, à lógica e à educação.

II Os estudantes devem tornar-se investigadores, aprendendo a lidar com problemas.

III Dewey distingue o pensamento comum do pensamento reflexivo.

IV O significado das ideias encontra-se, em seu aspecto prático, nos efeitos que exerce sobre o mundo.

V O indivíduo pensante é tão importante quanto a sociedade que questiona.

A quantidade de itens certos é igual a

36 Q466548 | Direito Tributário, Disposições gerais, Professor de Educação Básico, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

Confunde-se com a figura do tributo, uma vez que se origina de fato cuja ocorrência faça nascer a obrigação de prestação, nos termos da lei. Confunde-se, ainda, com tributo porque, em ambos, há uma prestação pecuniária instituída por lei, com caráter compulsório, e cuja satisfação independe de atividade discricionária do poder público. Trata-se de

37 Q387794 | Educação Artística, Professor de Educação Básico, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

No exercício da improvisação teatral, os processos de sensorialização e fisicalização revelam que

38 Q475953 | Farmácia, Farmacocinética, Professor de Educação Básico, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

A claritromicina é um antibiótico derivado da eritromicina, e seu mecanismo de ação é igual ao da eritromicina. A respeito da claritromicina, é correto afirmar que

39 Q795081 | Filosofia, Professor de Educação Básico, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

Embora Sartre não tenha construído uma proposta educacional, sua teoria a respeito da liberdade fornece elementos para se estabelecer um paralelo entre a liberdade individual e a responsabilidade do sujeito, em suas ações dentro de um processo educativo. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

40 Q794817 | Filosofia, Professor de Educação Básico, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

Muitas foram as tentativas de caracterizar ou definir a Filosofia. Nesse sentido, julgue os itens que se seguem.

I Para Kant, o conhecimento filosófico é o conhecimento racional a partir de conceitos.

II Para Habermas, a Filosofia indica às ciências o seu lugar.

III Para Wittgenstein, a Filosofia deixa tudo como está.

IV Rorty desconfia do conhecimento privilegiado que a Filosofia possa ter.

V Nietzsche afirma que a Filosofia é a passagem do mito para o logos.

A quantidade de itens certos é igual a

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.