Questões de Concursos: Professor de Educação Física

Prepare-se para a prova com questões de Professor de Educação Física de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

131 Q471950 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

Marque a alternativa que completa corretamente a frase abaixo:

O ______________________ é uma tarefa docente que inclui tanto as previsão das atividades didáticas em termo de sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino.

132 Q472411 | Educação Física, Professor de Educação Física, Furnas, FUNRIO

Considerando as 10 (dez) ferramentas básicas de atuação da Ergonomia nas empresas (Lima, 2003), assinale a opção que NÃO constitui uma dessas ferramentas:

133 Q474567 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE

Um professor disse aos alunos: “Atenção, crianças! De quantas maneiras diferentes vocês podem equilibrar um bambolê?”. E, em seguida, complementou: “Pratiquem!”.

Nessa situação, o professor adotou um estilo de ensino

de produção divergente, o qual envolve as crianças na descoberta de novas e diferentes respostas.

134 Q842635 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, ADMeTEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Na educação física adaptada, o educador deve facilitar a independência e a autonomia do aluno. Nesse processo, estimular a independência na locomoção é um passo importante, que poderá se dar com correção da postura, seja no ensino do uso de muletas seja no manejo de cadeira de rodas, por exemplo.

II. No contexto da educação física adaptada, propor atividades que envolvam o aluno com deficiência sem estimular a participação dos demais alunos é a melhor maneira de garantir que os objetivos educacionais serão cumpridos sem prejudicar o planejamento da aula.

III. Desenvolver velocidade, agilidade, força, equilíbrio, coordenação, ritmo, flexibilidade e capacidades cardiorrespiratórias (aeróbia e anaeróbia) são benefícios no nível motor adquiridos pelo indivíduo com deficiência pela prática da atividade física.

Marque a alternativa CORRETA:

135 Q472239 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

A produção hormonal excessiva após a parada do crescimento produz um distúrbio irreversível, que se manifesta por aumento das mãos, dos pés e das estruturas faciais que é denominado por:

136 Q471485 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

A ginástica acrobática é uma nova modalidade da Federação Internacional de Ginástica e tem como principais características a execução de exercícios que exigem força, agilidade e equilíbrio. Marque a alternativa INCORRETA com relação a está modalidade:

137 Q844113 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, ADMeTEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. A educação física adaptada caracteriza-se por adequar metodologicamente um conjunto de atividades ou tarefas que envolvam diferentes estímulos, adaptando as capacidades e limitações do indivíduo com deficiência.

II. A educação física adaptada é uma área de conhecimento da Educação Física que tem como ideia principal afastar as pessoas com deficiência das atividades, dos jogos, dos esportes e dos exercícios que podem ser realizados no ambiente escolar.

III. A educação física adaptada tem como objeto de estudo a motricidade humana para as pessoas com necessidades educacionais especiais, desadaptando metodologias de ensino para impedir que as características de cada aluno com deficiência sejam consideradas no planejamento dos esportes e jogos.

Marque a alternativa CORRETA:

138 Q374773 | Português, Emprego dos PORQUÊS, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS EXATUSPR

Os porquês devem ser usados nas seguintes formas: Por que, porque, por quê e porquê. Assinale a opção em que o PORQUÊ foi substantivado:

139 Q841305 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, ADMeTEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. A percepção do professor sobre a forma como o aluno se envolve nas atividades é de extrema importância, pois é fundamental identificar o aluno que não faz ou não consegue executar uma atividade por dificuldade, falta de estímulos anteriores, autopiedade, entre outros fatores. Nesse momento, a intervenção do professor será o diferencial do qual o aluno necessita.

II. A educação física adaptada exige que o professor busque recursos e meios para privar o aluno com deficiência do acesso à programação de atividades, jogos e esportes escolares, sejam eles de caráter competitivo ou não.

III. A educação física adaptada compreende um programa diversificado de atividades desenvolvimentistas com o objetivo primário é restringir a participação de jovens e adolescentes às atividades esportivas escolares em grupo, ao mesmo tempo em que permite a sua participação em ações educativas individuais.

Marque a alternativa CORRETA:

140 Q842144 | Educação Física, Primeiros Socorros no Esporte, Professor de Educação Física, CPCON, 2020

É importante que o profissional de Educação Física tenha conhecimento sobre primeiros socorros para atuar se necessário for na escola. O desmaio é definido como perda súbita de consciência ocasionada pela hipoperfusão cerebral global, caracterizado por rápido início, curta duração e recuperação completa. Com relação a isso, é CORRETO afirmar:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.