Questões de Concursos: Professor de Educação Física

Prepare-se para a prova com questões de Professor de Educação Física de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

141 Q474120 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Ibiraçu ES, CONSULPLAN

“Tem como função primordial subsidiar a elaboração ou a versão curricular dos estados e municípios, dialogando com as propostas e experiências já existentes, incentivando a discussão pedagógica interna às escolas e a elaboração de projetos educativos, assim como servir de material de reflexão para a prática de professores de educação física.” A descrição se refere a qual documento oficial?

142 Q846244 | Educação Física, Atividade Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2020

Como se sabe, a manutenção ou o aumento da aptidão física dependem da realização de atividades físicas que ultrapassem o limiar de estimulação por um longo período. Para um indivíduo destreinado, esse limiar se localiza, em relação à força, em torno de:

143 Q471614 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Suponhamos que você esteja elaborando um programa de atividades físicas para um grupo de crianças e adolescentes. Para tanto, é necessário conhecer os efeitos do processo maturacional e dos exercícios sobre os tecidos e as funções orgânicas. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA.

144 Q843839 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, ADMeTEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Estimular a autonomia e a independência, bem como prevenir doenças secundárias, são benefícios relacionados à prática da atividade física por um indivíduo com deficiência.

II. No contexto da educação física adaptada, o professor deve considerar se o aluno com deficiência consegue ficar atento ou responder às tarefas por muito tempo, ao mesmo tempo em que deve ignorar se esse aluno tem atenção às atividades ou se cansa fácil.

III. A proposta da educação física adaptada não difere dos objetivos da educação física regular, pois a primeira visa a ampliar as possibilidades de aplicação da educação física escolar por meio de metodologias que respeitem a diversidade do grupo, as características e as necessidades do aluno com deficiência.

Marque a alternativa CORRETA:

145 Q844265 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, ADMeTEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Na educação física adaptada, para facilitar a independência e a autonomia do aluno, o educador deve conversar com o grupo, refletindo sobre como e até que momento o auxílio é necessário para o colega que possui deficiência física, pedindo ajuda do grupo para as possibilidades de adaptação de materiais para a aula.

II. Os professores de Educação Física que trabalham com as pessoas com deficiência devem sempre priorizar a realização de jogos em duplas ou em pequenos grupos, pois os alunos portadores de deficiência são incapazes de participar de atividades em grandes grupos.

III. Em muitos casos, na adolescência de uma pessoa com deficiência, por uma cobrança social ou familiar, é possível que algum sentimento de impotência e de baixa autoestima apareçam. Para compensar esses sentimentos negativos, as vivências prazerosas oportunizadas pelas atividades físicas devem levar essa pessoa a sentir-se frustrada, permitindo com que ela passe a se descobrir nas aulas de Educação Física, buscando aumentar as barreiras emocionais internas.

Marque a alternativa CORRETA:

146 Q843132 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, CPCON, 2020

O jogo não deve ser um dos aspectos dominantes na vida de uma criança, e sim, um fator de desenvolvimento, por estimular a criança a pensar e fazer com que passe agir independentemente, nas escolhas e decisões. Sobre os tipos de jogos, é CORRETO afirmar:

147 Q842790 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Conceito de Criança e Adolescente e Prioridades, Professor de Educação Física, ADMeTEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. À luz do artigo 7º do Estatuto da Criança e do Adolescente, a criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.

II. Nos termos do artigo 5º do Estatuto da Criança e do Adolescente, nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.

Marque a alternativa CORRETA:

148 Q846649 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, CPCON, 2020

Nos dias atuais o basquetebol é um dos esportes mais praticados em todo o mundo e isto acontece, muito provavelmente, pelas várias qualidades que lhe são atribuídas em relação às capacidades físicas e cognitivas. A respeito dessa prática esportiva, é CORRETO afirmar:

149 Q473331 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

As regras oficiais do voleibol definem que

I. o primeiro saque do primeiro set, bem como o do set decisivo, é executado pela equipe determinada pela decisão do árbitro;

II. os jogadores devem seguir a ordem de saque registrada na folha de formação.

III. a bola deverá ser golpeada com uma mão ou qualquer parte do braço depois de ser solta ou lançada para cima pela mão;

IV. o segundo árbitro autoriza o saque após ter verificado que as duas equipes estão prontas para jogar e que o sacador está na posse de bola.

Estão corretas as afirmativas

150 Q474377 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Patis MG, COTEC

As proposições I, II e III trazem informações gerais a respeito do feedback. Analise-as.

I - Fornece informação a respeito das características do movimento, que conduzem ao resultado do movimento ou ao desempenho da habilidade.

II - Fornecido enquanto a pessoa está executando um movimento ou desempenhando uma habilidade.

III - Fornece informação sobre o resultado de um movimento ou desempenho de uma habilidade.

Acerca das proposições apresentadas, é CORRETO afirmar:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.