Questões de Concursos: Professor de Educação Física

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151 Q472788 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Patis MG, COTEC

A avaliação do ensino-aprendizagem ainda é um tema muito polêmico em todas as áreas da educação. O fragmento de texto abaixo retrata uma modalidade de avaliação. Leia-o. “Avaliação aplicada no decorrer do processo de ensino-aprendizagem, servindo como uma estratégia de monitoramento que objetiva informar sobre o rendimento do aluno, as deficiências na organização do ensino e os possíveis ajustes necessários no planejamento de ensino para atingir os objetivos propostos” . Sobre o exposto no fragmento de texto, é CORRETO afirmar:

152 Q472333 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEE GO, UFGO

Segundo Carmem Soares, em sua obra “Educação Física: raízes europeias e Brasil”(1994, p. 63), a Educação Física no final do século XIX esteve vinculada à saúde biológica, assumindo o papel de protagonista em um projeto maior da sociedade. Esse projeto ficou conhecido como

153 Q324163 | Pedagogia, Professor de Educação Física, Prefeitura de Ibiraçu ES, CONSULPLAN

Com base nos estudos existentes no Brasil, de acordo com Libâneo (2001), sobre a organização e gestão escolar e nas experiências levadas a efeito nos últimos anos, é possível apresentar três das concepções de organização e gestão: a técnico?científica (ou funcionalista), a autogestionária e a democrático?participativa. Acerca do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A concepção técnico?científica baseia?se na hierarquia de cargos e funções visando a racionalização do trabalho, a eficiência dos serviços escolares. A ênfase é maior nas tarefas do que nas pessoas.

( ) A concepção democrático?participativa baseia?se na responsabilidade coletiva, ausência de direção centralizada e acentuação da participação direta e por igual de todos os membros da instituição, em que todos dirigem e são dirigidos, todos avaliam e são avaliados.

( ) A concepção autogestionária baseia?se na relação orgânica entre a direção e a participação do pessoal da escola. Acentua a importância da busca de objetivos comuns assumidos por todos. Defende uma forma coletiva de gestão em que as decisões são tomadas coletivamente e discutidas publicamente.

A sequência está correta em

154 Q472329 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Considerando os princípios conceituais acerca da criança, do processo ensino-aprendizagem e do currículo escolar, julgue os itens subseqüentes. O professor explicou que a turma deveria ser capaz de administrar os conflitos sobre o que fazer, procurando atender o interesse de todos. Nesse caso, a turma deveria ser separada em dois grupos com atividades diferentes: uns dançariam e outros jogariam futebol.

155 Q472507 | Educação Física, Professor de Educação Física, Furnas, FUNRIO

Considerando as visões tradicional e contemporânea de gestão de pessoas nas organizações, assinale a opção na qual essa diferenciação é apresentada de forma correta:

156 Q472276 | Educação Física, Professor de Educação Física, Furnas, FUNRIO

Todas as recomendações em saúde, no sentido de buscar qualidade de vida e bem-estar, remetem para a importância da prevenção de doenças, sobretudo aquelas conhecidas como crônicas, que avançam silenciosamente antes de gerar sintomas. Assim, segundo Ogata e Marchi (2008), a idéia da prevenção inclui 5 (cinco) estratégias ao mesmo tempo distintas e interdependentes a que eles chamam de gestão pessoal da saúde. Assinale, nas opções abaixo, a que NÃO É uma delas:

157 Q472071 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Em relação aos aspectos específicos das atividades corporais, julgue os itens subseqüentes. Adolescentes devem ser supervisionados quando utilizam treinamento com pesos para aumentar a força, de forma a evitar sobrecargas elevadas que prejudiquem o crescimento músculo-esquelético.

158 Q473607 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, quanto a aspectos gerais da educação física na escola. A ausência de material pedagógico não compromete a aula de educação física, pois existem inúmeras atividades que podem ser realizadas com o próprio corpo da criança e que atuam como um suporte significativo para o seu desenvolvimento.

159 Q473396 | Educação Física, Professor de Educação Física, Furnas, FUNRIO

De acordo com o modelo transteorético dos estágios da mudança de comportamento proposto por Prochaska et al (1992), há um momento no qual o indivíduo percebe a necessidade de aderir à prática de exercícios físicos como uma ação em favor de sua saúde. Esse estágio chama-se:

160 Q473192 | Educação Física, Professor de Educação Física, Furnas, FUNRIO

As Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA’s) são uma exigência da legislação trabalhista e hoje têm sua função ligada diretamente à qualidade de vida dos trabalhadores. Dentre as opções abaixo, qual delas representa uma função das CIPA’s nas empresas?

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