Questões de Concursos: Professor de Educação Física

Prepare-se para a prova com questões de Professor de Educação Física de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

42 Q28747 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Conforme a análise de Darido (2003) sobre as diferentes abordagens da educação física escolar, assinale a alternativa CORRETA.

43 Q473840 | Educação Física, Professor de Educação Física, Furnas, FUNRIO

A adoção de um estilo de vida saudável, como requisito de qualidade de vida, está relacionada a 5 (cinco) dimensões que compõem o Pentáculo do Bem Estar proposto por Nahas (2006). São elas

44 Q473111 | Educação Física, Professor de Educação Física, SES SC, UFSC

Considerando que o estresse físico ou emocional é um componente do estilo de vida resultante da reação do organismo a situações que exigem adaptação, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.

( ) O estresse é um mecanismo necessário ao organismo, pois faz com que o ser humano fique mais atento e sensível diante de situações de perigo ou de dificuldade.

( ) Os hormônios adrenalina, cortisol e endorfina são liberados pelo organismo em situações que ocasionam estresse.

( ) As alterações ocasionadas no organismo perante situações que exijam adaptação são consideradas doenças.

( ) Tanto situações positivas quanto situações negativas podem desencadear estresse no ser humano.

( ) O nível adequado de estresse, denominado eustresse, exerce no organismo uma função protetora.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

45 Q474453 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

Embora a Ginástica Geral possa dialogar e interagir com outras práticas e elementos da cultura corporal, esta contém uma narrativa própria, constituída pelos signos e caracteres (conteúdo, forma, história, objetivos e orientação metodológica) que configuram e materializam a sua linguagem. A Ginástica Geral

46 Q473583 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

A participação em atividade física regular e a orientação alimentar são usualmente recomendadas na ação contra a obesidade infantil, para que auxiliem a criança a desenvolver um estilo de vida mais saudável e ativo. A(s) base(s) de tais recomendações preceitua(m) que

os exercícios, quando realizados precocemente durante o período de crescimento, previnem a formação de novas células adiposas.

47 Q28745 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), os conteúdos de ensino da educação física no 1º ao 5º ano do ensino fundamental devem

48 Q473988 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

As danças, os esportes, as lutas, as brincadeiras e as ginásticas das mais variadas origens étnicas, sociais e regionais compõem um vasto patrimônio cultural marcado pela pluralidade. A tematização dessas práticas corporais nas aulas de Educação Física contribui para:

I. A adoção de uma postura não preconceituosa diante das manifestações de diferentes grupos.

II. O aprofundamento dos conteúdos de ensino e a variabilidade motora dos alunos.

III. A ampliação do espectro de conhecimentos sobre a cultura corporal de movimento.

IV. A descoberta de outras formas de aquisição e manutenção da saúde.

Está correto o que se afirma APENAS em

49 Q28735 | Português, Professor de Educação Física, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Texto associado.
Conpozissão imfãtil

    O mundo é dividido em nações, que é o nome que tem os países como o Brasil, o Japão, etc., mas não Rio de Janeiro, Cuiabá, Pernambuco, que isso não é nação, é cidade. Quase nunca a gente percebe que o mundo é dividido em nações porque aqui no Brasil só tem brasileiro e a gente fica pensando que o mundo é como o Brasil, mas em copas do mundo a gente percebe. Cada nação insiste em falar uma língua diferente. Não sei por que todo mundo não fala português, que é tão fácil que até criança pequena fala, sem precisar estudar, como precisa com todas as outras línguas. Na Suíça e na Bélgica eles falam muitas línguas, além do suíço e do bélgico. Na hora do hino, cada jogador canta numa língua e fica parecendo com a hora do recreio, quando todo mundo grita e ninguém entende, mas eles estão acostumados. Também no jogo cada um fala com o outro numa língua, e isso é uma maneira de confundir o outro time, que não sabe o que eles estão combinando.
   Cada nação tem uma camisa diferente, para a gente saber de que nação a pessoa é, e isso não só os jogadores mas também as pessoas que vão assistir e até as pessoas nas ruas, no ônibus, no avião ou no metrô. A melhor é a de um país chamado Croácia, onde vivem os croatas, que são pessoas que gostam muito de jogar xadrez, por isso a camisa deles é como um tabuleiro de xadrez, como os quadradinhos branco e vermelho. Quando o jogo está chato, os jogadores param de jogar futebol, tiram a camisa, estendem ela no chão e jogam xadrez. O público de lá gosta muito mais, e canta e torce muito mais. A camisa da França é azul e os jogadores são chamados de “azuis”, mas na verdade só a camisa é azul, eles são brancos ou pretos, como todo mundo.
   As nações têm bandeiras e hinos. Acho a bandeira do Brasil a mais bonita de todas, fora algumas, e muito bem feita para o futebol: tem o verde dos gramados, o amarelo da taça que o campeão vai ganhar e a bola. No meio tem uma faixa que quando o Brasil é campeão fica escrito campeão”, e quando não é fca escrito uma bobagem qualquer. Nunca vi tanta bandeira como agora. Algumas são sem graça, como as que têm só duas cores e uma cruz no meio. Outras são interessantes, principalmente para nós, meninas, como as que têm estrelinhas e outros desenhos. A da Costa Rica tem naviozinhos de um lado e do outro de uma terra com vulcões. Mostra como o país é fninho e como é difícil viver nele, todo mundo muito apertado, quase sem poder respirar, e ainda com medo de vulcão. A mais engraçada é a da Argentina, que tem um solzinho com olho, nariz e boca. É uma bandeira amiga das crianças. Meu pai não gosta que eu torça para a Argentina, mas eu torço, por causa do solzinho, e não falo para ele.
    Antes do jogo tem os hinos e a televisão vai traduzindo o que eles estão cantando. Aí eu tenho medo. O da França diz para os filhos da pátria formarem batalhões e atacarem os inimigos. Deve ser terrível viver na França. Lá tem inimigos que querem estrangular as crianças, diz o hino deles. Os franceses cantam essas coisas como se não fosse nada demais, mas eu nunca vou querer ir lá na França. Esses países são muito inseguros. Nos Estados Unidos o hino explica que tem foguetes e bombas voando. Como os jogadores podem ser bonzinhos depois de cantar essas coisas? Teve um que mordeu um outro. Acho que foi pouco, coisas muito piores podiam acontecer. Podia acontecer de morrerem, por exemplo.Tem muito hino que fala de morrer. O da Itália pede que todos estejam prontos para morrer, porque a Itália chamou. Como é que pode chamar os outros para morrer? O do Uruguai pede para escolher a pátria ou o túmulo. O nosso do Brasil, que eu prefro, entre outros, porque não dá para entender as palavras, e por isso não ameaça ninguém, mesmo assim tem um pedaço que diz que a gente não teme a própria morte. A Fifa não devia deixar eles cantarem essas coisas. É um risco no fim do jogo o campo ficar cheio de mortos. Faz bem o jogador da França que não canta o hino deles, ainda mais um hino daqueles. Os nossos cantaram sempre, todos, e choraram muito. Não sei porque. Quem chorou mais, eu acho, foi o Thiago Silva. Aqui em casa até meu pai chorou. Eu não choro. Tenho mais o que fazer.

Toledo, R.P., Veja, 09/07/2014 (texto adaptado)
De acordo com a norma culta, assinale a alternativa em que se observa inadequação quanto à concordância verbal.

50 Q471844 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Quatro Barras PR, ITEDES

acordo com seus conhecimentos em Anatomia humana, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

( ) As funções do tecido muscular incluem: produção de movimentos corporais, estabilização das posturas corporais, regulação do volume dos órgãos, movimento de substâncias dentro do corpo e produção de calor.

( ) Agonistas são os músculos principais que são ativados num dado movimento específico; eles se contraem ativamente para produzir movimento. Antagonistas são músculos que se opõem à ação dos agonistas; quando o agonista se contrai, o antagonista relaxa progressivamente produzindo um movimento suave.

( ) Quanto aos tipos, temos: músculos estriados esqueléticos, localizados nos vasos sanguíneos, vias aéreas e maioria dos órgãos da cavidade abdominopélvica, sendo de ação involuntária controlada pelo sistema nervoso autônomo; músculos lisos, que contraem- se por influência da nossa vontade, ou seja, são voluntários; músculo estriado cardíaco representa a arquitetura cardíaca; é um músculo estriado, porém involuntário.

( ) Em contrações concêntricas o músculo se encurta e traciona outra estrutura, reduzindo o ângulo de uma articulação. Em contrações excêntricas há aumento do comprimento total do músculo.

( ) As funções do sistema esquelético incluem: sustentação do organismo (apoio para o corpo), proteção de estruturas vitais, base mecânica para o movimento, armazenamento de sais, função hematopoiética.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.